Iniciante

A necessidade de luta por igualdade mesmo em sociedades democráticas (corrigir com as 5 competências)

  • 1

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) assegura, no seu artigo 1.º, o direito à liberdade e igualdade. Entretanto, ao se analisar a atual situação dos membros do corpo social brasileiro, percebe-se que tal direito não é plenamente assegurado, uma vez que grupos invisibilizados precisam lutar para conseguir seus direitos básicos mesmo em um país com um governo democrático. Desse modo, a falta de empatia e o descaso governamental no Brasil, se tornam aspectos relevantes para a problemática.

Primeiramente, é válido destacar que a indiferença da população brasileira acerca do tema corrobora para a mazela. Sob esse viés, segundo a frase do dramaturgo Carlo Goldini, “os homens sempre foram mais constantes no ódio do que no amor”. A partir disso, constata-se que a realidade brasileira confirma a frase do dramaturgo, visto que há uma revolta por parte de membros da população brasileira quando se trata de cidadãos com pensamentos e desejos diferentes dos demais, gerando assim, a exclusão e desigualdade daqueles que não seguem os paradigmas impostos pela sociedade. A exemplo disso, uma matéria publicada no G1, em 2022, relata que profissionais pertencentes a comunidade LGBTQIA+ temem o preconceito. Diante disso, indivíduos como os membros da comunidade LGBTQIA+, sofrem com práticas de desrespeito, vulnerabilidade e descaso, o que contribui para que a desigualdade social seja crescente no país.

Ademais, a negligência por parte do governo em tratar do assunto adequadamente colabora para a temática. Nesse sentido, segundo a teoria do Contrato Social de Thomas Hobbes, é dever do estado garantir o bem-estar da população. No entanto, nota-se que tal preceito não é plenamente seguido na atual conjuntura brasileira dita como democrática, haja vista que não há políticas públicas eficazes que combatam a desigualdade de direitos entre os indivíduos acarretando assim, na necessidade de lutar por direitos básicos como a segurança. Dessa maneira, enquanto as autoridades forem inertes em relação ao problema, mais pessoas sofrerão com a desigualdade no Brasil.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Para isso, cabe ao Ministério da Justiça juntamente à mídia – principais órgãos responsáveis pela garantia da justiça e disseminação de informações – criar campanhas e publicações que abordem o assunto de respeito aos direitos e sobre as consequências judiciais que podem ser geradas, se não cumprida, por intermédio de parcerias com influenciadores digitais que tenham como finalidade, promover a empatia e respeito por todos os grupos e diferentes formas de vida do país. Quiçá, nessa via, o artigo 1.º da DUDH será cumprida e a desigualdade de direitos será atenuado.

Compartilhar

1 Correção

  1. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Nesse aspecto, eu diria que se enquadra em 120 pontos de 200, haja vista que existem alguns erros, principalmente, de concordância.
    1.º- No trecho: “Quiçá, nessa via, o artigo 1.º da DUDH será cumprida e a desigualdade de direitos será atenuado.” Existem erros de concordância verbal, pois o sujeito da locução verbal “será cumprida” é “o artigo”, ora quem será cumprido? O artigo será cumprido, dessa forma, o correto seria “Quiçá, nessa via, o artigo 1.º da DUDH será cumpridO e a desigualdade de direitos será atenuadA”. Atenuada é o correto, pois concorda com “A desigualdade” Então fique ligada nessas questões de sujeito e verbo
    2.° No trecho: “Desse modo, a falta de empatia e o descaso governamental no Brasil, se tornam aspectos relevantes para a problemática.” Há um erro de vírgula, porque não se deve, em regra, separar o sujeito do seu verbo: o sujeito composto “a falta de empatia e o descaso governamental no Brasil” concorda com “se tornam”
    Enfim, existem alguns pequenos erros dessa natureza, mas de resto está tudo muito bem escrito. 160/200

    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    200/200

    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    200/200

    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

    200/200, você usa muito bem os elementos coesivos e não os repetiu

    5. Respeito aos direitos humanos 200/200

    De modo geral, seu texto está ótimo e atende perfeitamente a 4 de 5 competências. Você precisa melhorar vírgula e concordância verbal, nota final 920

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.