A necessidade de inclusão e educação digital para idosos

  • 1

A Constituição Federal de 1988- livro atual do regimento brasileiro de maior hierarquia- assegura a todos os indivíduos, inclusive aos idosos, o direito educacional e inclusivo. No cenário nacional, faz-se necessário a educação e inserção digital para o público idoso, a fim de que eles possam acompanhar o modelo da sociedade atual e igualar-se ao restante da sociedade.

Primeiramente, percebe-se a sociedade cada vez mais dinamizada, tudo acontece instantaneamente. Segundo o filósofo coreano Byung-Chul Han, o corpo social vive em busca da praticidade e rapidez, visto que, o funcionamento da sociedade é volátil e requer atitudes com auxílio de ferramentas para conseguir acompanhar o ritmo funcional da sociedade. Sob essa ótica, é visível que os anciãos, por está inserido nesse meio social, necessita de inclusão e conhecimento acerca das ferramentas digitais, pois é uma demanda social fundamental para que esse grupo não tenha seus direitos de integração ao contexto da sociedade atual negligenciados, a exemplo do acesso à informação e comunicação.  

Ademais, é notório que as desigualdades sociais estão presentes no mecanismo de funcionamento da nação. De acordo com o filósofo contemporâneo John Rawls, cenários semelhantes a esse são inadmissíveis, pois a máquina pública deve fornecer oportunidades de escolhas para os cidadãos, amenizando as discrepâncias relacionadas à equidade entre os grupos de faixa etária divergentes. Nesse viés, constata-se a educação e inserção dos idosos como ferramentas indispensáveis para disponibilizar meios comunicativos necessários aos anciãos, a fim de que eles tenham uma paridade democrática, no que concerne ao acesso às ferramentas digitais, com o restante da sociedade.

Portanto, urge, com extrema urgência, atitudes para suprir essas necessidades. Então, as ONG’s – organizações não governamentais – com apoio de instituições sociais, devem implementar cursos de informática básica, por meio de aulas práticas com equipamentos eletrônicos(celulares, tablets, notebooks e etc) em espaços institucionais que têm grande concentração do público idoso, por exemplo, igrejas; a fim de apresentar e instruir essas tecnologias úteis no cotidiano dos anciãos. Com isso, os idosos estarão mais convictos sobre a posição das tecnologias digitais no mundo dinâmico referenciado por Byung-Chul Han.

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução: bem articulada, mas eu acho que faltou vc indicar uma possível problemática do tema;
    Desenvolvimento 1: bem feito, mas com alguns erros gramaticais. Penso que deve ser falta de atenção no momento;
    Desenvolvimento 2: bem articulada;
    Conclusão: bem feita, porém seria legal vc usar outros sinônimos para não repetir tanto “ancião” e também usar conectivos mais utilizados no dia a dia como no lugar de “urge” poderia usar ” é necessário”.
    Sua red. está muito bem feita, parabéns! e lembrando que sou apenas um vestibulando em construção também.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.