No filme “Coringa” lançado em 2019, relata a história de Artur Fleck que sofre de transtorno denominado de transtorno da expressão involuntário, cujo aspecto é a risada incontrolável. Na trama, Artur é negligenciado, ignorado e atacado por conta de sua condição. De fato, na realidade atual, ainda é notório os transtornos mentais serem tratadas como uma forma de “frescura” e “fraqueza” do indivíduo. Assim os efeitos negativos dessa realidade têm como a falta de investimento do sistema único de saúde quanto a negligência da sociedade.
Primordialmente, vale destacar a falta de investimento de saúde pública. Segundo dados do ministério da saúde feita em 2019, a previsão orçamentária para a área de saúde mental é de 1,5% do orçamento total, um orçamento bem baixo da OMS que é de 2,8%. Ora, a falta de investimento acaba tendo efeitos negativos. Pois, o indivíduo que necessita de terapia não tem o total apoio médico e recursos eficazes para estar realizando o tratamento de sua psicose. Assim, é necessário um maior investimento de saúde mental, em razão dos transtornos serem doenças sérias que necessitam de tratamento.
Ademais, vale salientar a negligência social como impulsionador do problema. Segundo a Psicóloga Tatiane Paula Souza, “quando se tem algum transtorno, os pacientes são tachados de preguiçosos e pessimistas, e o medo do rótulo faz com que muitos não procurem tratamento”. Dessa forma, a falta de apoio familiar e social faz com que muitas pessoas evitem de procurar um médico para realizar o tratamento, por conta do preconceito imposto pela sociedade. Assim como, a depressão que constamente é tratada como uma forma de “desprezo” e “frescura”, fazendo com que essas pessoas vivam a mercê do medo.
Há de se minimizar, portanto, a falta de terapia dos distúrbios psíquico. Sob esse viés, o Ministério da Saúde responsável pela promoção, proteção e recuperação da saúde da população precisa estar fazendo melhores investimento na área da saúde mental, esse investimento traria para a população um apoio maior e melhores condições de tratamento. Em adição, cabe as ONGs promover campanhas com o intuito de conscientização das pessoas. A partir dessas ações, a saúde teria um melhoramento considerável.
NathaliaHope
Eu achei que a alusão ao coringa bem pensada e combina muito com o tema.
Contém erros gramaticais e ortográficos que prejudicam bastante as competências.
Desves relacionar a introdução à conclusão para o seu texto ter planejamento e coesão, como um círculo perfeito, sabe? Assim mostra pro corretor que você pensou em cada linha da sua redação. Vamos continuar estudando para garantir o nosso 1000 <3
Jeremiass
Tudo bem? Vamos lá, sua redação está boa, porém erros gramaticais e abordagens pouco desenvolvidas lhe afetaram. Em primeiro lugar,não faça citações que ocupem tanto lugar no seu texto, deixam uma impressão que o texto não é seu.
Segundo ponto: TUDO QUE VC CITAR NA INTRODUÇÃO DEVE SER CITADO NA CONCLUSÃO.
Terceiro e último: Saia do senso comum
Competências: 1° 120, 2° 160, 3° 160, 4°200 5°160
Taisaramos
Excelente texto!! Introduziu o tema, apresentou a tese, comprovou e concluiu.
Usou conjunções, grafia correta das palavras, pontuação correta, dados estatísticos, apresentou conhecimentos de um profissional. Parabéns.
No primeiro parágrafo poderia achar um sinônimo em substituição a “transtornos” para nao ficar repetitivo.
HeloisaAijado
Nota 1- 120- Demonstra domínio adequado da norma padrão, entretanto há desvios gramaticais e certa repetição de palavras, como o termo “assim””.
Nota 2 – 180- Desenvolve bem o tema proposto, entretanto não debateu acerca das consequências para a sociedade. Bom repertório sociocultural.
Nota 3- 200- Desenvolve bem o tema proposto, explorando os principais aspectos, apresenta domínio do tipo textual.
Nota 4- 200- Demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
Nota 5- 160- Elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
madriele03
nota 1 – 120 – demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita.
nota 2 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
nota 3 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos. A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
nota 4 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
nota 5 – 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.