Iniciante

A necessidade de debater a saúde mental dos brasileiros em tempos de instabilidade. Corrigir diante dos critérios exigidos pelo ENEM

  • 0

       O drama americano “Coringa” relata a vida conturbada de Arthur Fleck diante da incompreensão e crueldade das pessoas com sua doença mental, além da falta de atenção por parte da sua psiquiatra – profissional mal paga pelo governo, com uma clínica pública sucateada- a qual não cumpre seu papel corretamente e inviabiliza o tratamento de Arthur. A partir dessa perspertiva fictícia, é viável relacioná-la à realidade contemporânea as quais vivem os cidadãos com limitações mentais no Brasil. A falta de respeito aliada ao desconhecimento da população diante do exercimento dos direitos em razão da saúde, são entraves que expressam a pertinência de debater sobre os problemas psíquicos dos brasileiros em momentos instáveis.

       Primeiramente, é válido destacar que vários fatores contribuem para o desenvolvimento de uma doença mental, principalmente em tempos duvidosos. Visto que, o aparecimento de alguma crise pessoal pode vir desde a falta de um emprego -trazendo diversos prejuízos financeiros aliados à cobrança familiar- até a perda de alguém querido, junto à instabilidade emocional, as quais são caracteríscas reais em tempos comprometedores. Assim, existe a carência de exibir as consequências que o desrespeito pode trazer para os doentes mentais, pois qualquer palavra dita pode ser um motivo para acentuação do problema. De tal forma que, os envolvidos com Depressão e Ansiedade, por exemplo, não se limitam apenas à tristeza e preocupações, podendo procurar consolo em substâncias psicoativas -lícitas ou ilícitas- agravando o próprio quadro.

Posteriormente, faz-se pertinente enfatizar que nem sempre os clínicos, médicos e profissionais da área cumprem o seu papel diante das enfermidades dos pacientes -especialmente em hospitais públicos, visto que, de acordo com a Organização das Nações Unidas, cerca de 80% dos indivíduos não têm atendimento correto. Por conseguinte, no cenário preocupante vivido em tempos do COVID-19, devido à alta crise no âmbito da saúde, com foco constante nas condições virais, são tangenciados, muitas vezes, os tratamentos exigidos para outras afecções, porém mesmo diante dessa realidade, ainda existe escassez no exercimento dos direitos por parte da sociedade. Assim, essa lacuna gera aumento na gravidade da situação, além de afetar majoritariamente a população que irá em busca dos cuidados e não terá um atendimento satisfatório. Por isso, é importante que exista militarismo sobre essa realidade.

Portanto, são necessárias ações que promovam a remediação do caso. Cabe ao Ministério da Saúde através de campanhas publicitárias por meio das redes sociais e do próprio site, exibirem as consequências que o desrespeito traz pra vida desses indivíduos, confortando-os, sobretudo em momentos preocupantes – como o do COVID-19. Ademais, urge que as pessoas vão em busca dos seus direitos à cuidados qualificados, pressionando o governo à tomar as devidas precauções, contribuindo assim, para um país mentalmente equilibrado, restringindo a inviabilidade do sistema de saúde à vida ficctícia de Arthur.

Compartilhar

6 Correções

  1. Com certeza, uma redação com uma boa estrutura argumentativa, você soube defender muito bem seu ponto de vista. Sem dúvidas, é um texto bem articulado. Senti falta de mais alusões, mas….. no geral, amei seu texto, sua proposta de intervenção foi muito bem colocada
    Continue assim, que está ótimo!
    Nota: 870-900

    • 1
  2. LINGUA PORTUGUESA – norma culta, pontuação, sintaxe; boa = 180
    TEMA E GÊNERO DISSERTATIVO – tema bem abordado, com referências e estrutura = 200
    COERÊNCIA – bem desenvolvido sem dar muitas voltas, defesa do ponto de vista = 180
    COESÃO E ARTICULAÇÃO – articulado, e com bons recursos coesivos = 180
    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO – bem colocada = 180
    TOTAL – 920
    Cuidado com a colocação de muitas conjunções no desenvolvimento das ideias, gera um pouco de desconforto na leitura e pode custar pontos, além da atribuição de mais um agente interventor na proposta de intervenção; por exemplo, no caso, poderia ter citado a mídia.
    Continue assim, que vai dar boa! :)

    • 1
  3. Olá, bom dia. Texto bem escrito e articulado, com bom domínio da norma culta. Problemática bem trabalhada, trouxe alguns dados que pautaram a sua argumentação. Soube defender o seu ponto de vista e para isso fez uso de informações, fatos e opiniões e também apresentou uma proposta de intervenção, apenas busque ter mais de um agente para sua intervenção eque não seja somente o governo, tente incluir iniciativas privadas também.
    Nota atribuída: 900
    Abraços

    • 1
  4. Seu texto ficou muito bom. Você apresentou um bom desenvolvimento com dados e argumentos que defendem seu ponto de vista apresentou uma introdução com uma boa referência e um ótimo ideia do que você queira debater em seguida. E por último sua proposta de intervenção ficou excelente com apresentação do órgão que deve atuar e das medidas no controle de tal problema. No entanto a coisa que me preocupou e a quantidade de linhas que você usou pois deve se notar que no enem um texto longo pode provocar problemas pois o objetivo é ser direto e preciso. Concluindo eu daria para sua redaçao uma nota de 880

    • 0
  5. C 1 180
    C2 200
    C3 150
    C 4 160
    C5 180
    Nota :870
    Acho que deveria colocar a estatística no começo do primeiro desenvolvimento. No mais ótima redação e boa linguagem argumentativa, você tem uma ótima escrita formal, não cite diretamente um sistema * militarismo pois pode perder nota .
    Senti falta de um segundo agente na conclusão porque daria maior crédito ao texto e deixaria mais próximo da nota 1000

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.