A Constituição Federal do Brasil em seu capítulo VIII nos traz de forma clara todos direitos do povo indígena e o dever da União no sentido de garantir assistência necessária quanto a organização social, costumes, às línguas, crenças e tradições, demarcando as terras ocupadas pelos mesmos, protegendo e respeitando todos seus bens.Contudo nota se que não é uma realidade palpável ao observar negligência contra esses direitos elencados como fundamentais aos índios do Brasil.
Logo é importante ressaltar que isso acontece devido aos conflitos de interesses, pois as terras onde habitam guardam grandes riquezas, o que levam a violação dos direitos, preconceito, violência e ao número assustador de mortes.
Inicialmente deve se considerar que o índioé vítima de um embate constante, sem incentivo a manutenção das suas tradições, o que consequentemente reflete negativamente em suas vidas pois violam sua cultura de vida que se vem arrastando ao longo dos mais de 500 anos, pois quando brasil foi colonizado por Portugal os mesmos já residiam nesse território e possuíam seu estilo de vida.
Diante disso é imprescindível que políticaspúblicas sejam exploradas para que tenhamconsciência da importância de preservar e respeitar os traços culturais indígenas presentes em nosso território que são tão marcantes e basilar na história do nosso Brasil.
Assim eles se sentirão protegidos e amparados, como resultado terão igualdade perante todos, pois viverão em consonância com suas tradições.
Além disso é importante ressaltar que as leis ainda são falhas e morosas quanto a proteção e amparo, nesse aspecto cabe a sociedade a se mobilizar para que seja resguardado todas as garantias protetivas dos mesmos e de seus bens,aos nossos Legisladores cabe o dever de fiscalizar o cumprimento dessas garantias e ao governo cumprir o seu papel, proteger todos os direitos elencados na Carta Magna e reconhecidos pela ONU, direcionar recursos financeiros, implantar medidas políticas públicas de proteção, mostrando aos nossos índiosque eles são peças fundamentais para o futuro do Brasil, pois são partes da história da nossa terra.
RyanFerreira17
Acho que o formato da sua redação não é o melhor para a redação do ENEM, somente uma introdução está de bom tamanho.
Você tem um bom acerto linguístico, escreve muito bem.
Mas seu desenvolvimento ficou meio estranho, não tá dando pra entender muito bem. Recomendo tentar ler ou ver vídeos de como se faz uma redação modelo ENEM.
No mais é só isso mesmo.
Yaradias
Oi, tudo bem?
Primeiramente, sugiro que vc estude a estrutura do texto dissertativa argumentativo
Ele possui 4 parágrafos: 1 introdução, 2 desenvolvimento, 1 conclusão
Você fez 6 parágrafos e se estendeu muito na argumentação fazendo com que seu texto não caiba na folha de redação estilo Enem, atente-se a isso
Introdução
– faça 1 parágrafo, você fez dois
– dívida em 3 períodos: contextualização, problematização e teses( lembre-se de deixa-las explícitas)
– você se estendeu demais na contextualização, procure ser mais direta
– problematização e teses estão ok
Desenvolvimento
– eu fiquei completamente perdida nos seus desenvolvimentos, não sei onde é o 1 e o 2 pois vc iniciou a ideia e não fechou
Os desenvolvimentos possuem 4 períodos cada : 1- tópico frasal que vai indicar o que vai ser abordado, 2- repertório de sustentação, 3- argumentação autoral, 4- fechamento do parágrafo
Conclusão
– além disso não é conectivo para a conclusão, use conectivos de finalidade: portanto, desse modo, dessa maneira…..
– não possui os 5 elementos ( agente, ação, meio , finalidade e detalhamento)
– mais uma vez vc estendeu muito, fez períodos extremamente longos prejudicando a fluidez textual
Eu realmente sugiro que você estude melhor a estrutura do texto dissertativo argumentativo e aplique nas suas redações, não se estenda tanto e procure organizar melhor o que será argumentado
Continue treinando e bons estudos ❤️
mateus2021
olá Andreynna
quero primeiro deixar claro que não sou expert, mas vamos lá.
D1- Você tem um repertório linguístico muito bom, sabe trabalhar muito bem com as palavras e expressões, não ficou repetindo nenhuma palavra durante o texto.
D2- Você citou um exemplo muito bom para inciar o assunto, citou a nossa constituição que sempre é muito bom falar sobre.
D3- Você expôs muito bem os argumentos, falou o que acontecia, falou o motivo e falou a consequência, muito bem embasado.
D4- Gostei da sua conclusão porém acho que faltou um pouco mais de detalhes, mas no geral está boa.
D5- Uma coisa que não gostei muito foi a questão dos parágrafos, Introdução, Desenvolvimento I e II e Conclusão estão um pouco bagunçados, tente deixar um pouco mais organizado, mas no geral tudo ok.
NOTA
C1 = 160 ( você utiliza muito bem a norma culta)
C2 = 120 (o texto é rico em fatos históricos, porém caberia uma citação)
C3 = 160 ( você organizou bem os fatos e argumentos, o texto é rico em argumentos bem embasados)
C4 = 120 ( tem o conhecimento necessário dos conectivos, porém ainda deixa um pouco a desejar)
C5= 200 ( mostrou respeito para com os direitos huimanos e seguiu bem a proposta do tema retratado)
até mais e boa sorte, continue praticando e Deus abençõe.
sunnymin
Oi, eu não sou especialista mas o seu texto tá fluido, coerente e sem muitos erros gramaticais ( até aonde eu sei, não sou especialista ) mas a redação tem de 3 a 4 parágrafos e o seu tem 6, além disso acho que você deveria usar mais conectivos.
Espero ter ajudado, não sou especialista então me desculpe se falei besteira