No filme Tropa de Elite, retrata-se a realidade vivida nas favelas, nas quais pessoas de classes inferiores envolvem-se com o crime e por isso são mortas pelos policiais. De maneira idêntica, no contexto brasileiro do século XXI existe ainda a desigualdade socioeconômica ocasionada por fatores sociais, a qual torna-se explícita, por exemplo, na música. Sob esse prisma, é perceptível que o problema sustenta-se pela falta de intervenção estatal na educação pública e na formação técnica aos mais necessitados.
Em primeiro plano, vale ressaltar que a realidade das favelas retratada pelos criminosos em Tropa de Elite poderia ser contornada pelo investimento do Estado na educação para todos. Nesse âmbito, é essencial observar-se que segundo estudo do IBOPE as classes sociais tem forte influência sobre o gosto musical, isso se torna evidente pelo fato de que 70% das pessoas que escutam Funk são da classe C, D ou E. Por outro lado, algo que poderia ascender a condição social e econômica das classes inferiores é o ato de estudar, visto que no Brasil é garantia da estabilidade socioeconômica a capacidade de ser aprovado em concursos ou vestibulares, a qual depende exclusivamente da habilidade cognitiva, que é diretamente desenvolvida, por exemplo, com a leitura de livros em bibliotecas.
Em segundo lugar, a falta de igualdade socioeconômica retratada pelas preferências musicais seria atenuada pelo investimento na formação técnica dos cidadãos brasileiros. Sob essa ótica, vale recordar que as letras de músicas do rapper Tupac revelam o envolvimento com o crime por parte do cantor, o qual é de origem pobre e afrodescendente. Em contraste, caso houvesse investimento estatal que o direcionasse ao mercado de trabalho, esse problema dificilmente ocorreria, posto que as condições de subsistência e crescimento econômico estariam devidamente estruturadas, o que também é válido para moradores do Brasil que vivem em condições sociais e econômicas precárias.
Depreende-se, portanto, que medidas precisam ser capazes de diminuir o índice da desigualdade socioeconômica, expressa pela música. Logo, cabe ao Poder Executivo a criação de bibliotecas públicas e cursos de formação técnica, por meio do investimento de verbas, a fim de promover o acesso igualitário aos meios de ascensão socioeconômica. Destarte, a falta de equidade será atenuada, e as artes musicais não demonstrarão injustiças, mas a igualdade.
WolfJr
Olá, tudo bem?
Estarei corrigindo sua redação, ressalto que não sou nenhum profissional, contudo, farei meu melhor para lhe proporcionar uma correção de alta qualidade, então espero que goste!
Na segunda linha do primeiro parágrafo na parte “classes inferiores envolvem-se com o crime e por isso são mortas pelos policiais.” No “e por isso” poderia colocar uma vírgula, ficando “e, por isso”.
No desenvolvimento não há erros, pelo menos na minha visão.
Acho que você precisa melhorar mais a conclusão, pois ficou muito superficial a proposta de intervenção, se você conseguisse melhorar a conclusão você poderia conseguir 900 ou mais no Enem!
Você tem bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, tem um domínio de português e poucos erros, seu texto está muito bom!
NatalieMendes
Olá Carlota, tudo bem?
Sou novata, estou apanhando com a redação. Vou corrigir a sua com base nos ensinamentos de outros estudantes para mim. Logo no primeiro paragrafo percebi o uso de conectivos (Isso é ótimo e é um ponto que eu tenho que melhorar). Achei que voce poderia ter citado a musica do filme tropa de elite que fez o maior sucesso e foi pertinente ao tema. A tese é clara, porém a ausencia da palavra “falta” ou outro sinonimo pode deixar a frase “formação técnica aos mais necessitados”com dupla interpretaçao.
Na argumentaçao vc trouxe dados do ibope, o que é bastante interessante, pois fundamenta sua tese. Gostei que pontuou sobre a falta de investimento em educaçao e como há caminhos prosperos como os concursos publicos, vestibulares e formaçao tecnica podem melhorar a realidade social presente.
Na conclusao consegui vislumbrar o agente, a açao necessária e o objetivo que se deseja alcançar (requisitos imprescindiveis na redaçao). Não sei corrigir como muitos outros alunos com a pontuaçao do enem. No geral, achei sua redaçao muito boa e espero no futuro ter mais Know-hall para corrigir melhor as redaçoes.