De acordo com a constituição federal de 1998, o direito de ir e vir é uma das garantias fundamentais do cidadão, mas lamentavelmente isso não é garantido para todos, já que a mobilidade urbana no Brasil é precária. Visto que com o aumento das passagens de ônibus e sem um meio de locomoção de qualidade, as pessoas optam a comprar um transporte particular, assim aumentando a frota de carros nas grandes cidades.
As manifestações ocorridas em 2013, pelo o aumento de 20 centavos , foi o exemplo de que a população precisava dos transportes públicos, mas muitos dos modais têm péssimas qualidades e com pouca segurança, além de que a rede de transporte pública não atinge todos os pontos periféricos , o serviço não é de excelência e ainda é excludente. A dificuldade das pessoas que apresentam necessidades especiais, por exemplo, mantém uma relação íntima com a mobilidade urbana, assim segundo uma pesquisa feita na cidade de São Carlos em 2004, mostra que apenas 20% das frotas de ônibus eram adaptadas para cadeirantes, dessa forma , deixa claro que os transportes públicos não são para todos.
Com o aumento das frotas de carros nas grandes cidades acabam causando grandes problemas, uma pesquisa feita pela FGV diz que, A frota de automóveis no Brasil cresceu cerca de 400% nos últimos 10 anos, esse número denuncia a falta de políticas públicas. O engarrafamento é um exemplo cotidiano que acontecem com as pessoas que moram nas grandes cidades, em uma reportagem feita pela emissora Band mostra, que quando chega horário de pico, a velocidade alcançada por cada carro é de aproximadamente 10 km/h , a medida que carros se aglomeram uma intensa poluição se acumula , assim prejudicando ao meio ambiente.
Conclui-se então que medidas devem ser tomadas ,o governo deve aplicar as as verbas destinadas ao transporte, construindo ou ampliando ciclovias, incentivar a população sobre a carona solidária e promover programas de incentivo sobre o desenvolvimento sustentável, por meio das redes sociais ou através das escolas, isso faz com que o engarrafamentos diminua e as pessoas optem a utilizar, transportes públicos com mais frequência, assim fazendo valer oque está escrito na constituição.
van
Oiii, tudo bem?
Seu tema é excelente, e sua temática de debater sobre esse assunto é boa, você falou explicitamente dos ocorridos no dia a dia, com repertório da CF, com uma boa estrutura, mas alguns erros de gramática, e algumas frases confusas, acabam diminuindo sua nota.
NOTA: 760
C1: 140
C2: 160
C3:160
C4:160
C5:140
Mr.Crozma
A Nat não está totalmente errada na correção dela, mas quero te mostrar alguns erros que descontam ponto, e outros que podem te complicar, mais cedo ou mais tarde. Já adianto que a correção ficou extensa por conta de erros repetidos, cuja maioria é reparável se você passar a escrever frases mais curtas.
Frases curtas facilitam a leitura, organizam os seus pensamentos, possibilitam uma respirada e evitam os erros de pontuação que eu fiz questão de apontá-los na totalidade que eu consegui perceber durante esta madrugada. Quer uma dica, antes de começar a ler o que escrevi? Faça você mesmo uma revisão e use esta correção-aula como gabarito.
Entre aspas, o seu parágrafo; abaixo, meu comentário; numerados, erros de norma culta explicitados ao final.
—————————————————————— 1º parágrafo
“De acordo com a constituição federal de 1998(1), o direito de ir e vir é uma das garantias fundamentais do cidadão, mas lamentavelmente isso não é garantido para todos, já que a mobilidade urbana no Brasil é precária. Visto que(2) com o aumento das passagens de ônibus e sem um meio de locomoção de qualidade,(3) as pessoas optam a comprar um transporte particular, assim aumentando a frota de carros nas grandes cidades.”
— Você começou o texto já dando causas e consequências, isso vai te embaralhar no desenvolvimento. A introdução só dá indícios da argumentação que pretende desenvolver! Em outras palavras, se você pensar em usar conectivos de explicações já na Introdução, desconfie que está tirando do Desenvolvimento alguma ideia primária, e isso tem importância pra organização de um texto argumentativo.
1- Constituição Federal refere-se com letra maiúscula, e foi criada em 1988. Confunde isso não, ela fez 30 anos recentemente, não 20. Democracia jovem, mas não tanto;
2 – “Visto que” não inicia frase. Pensa que uma frase tem que fazer sentido por si mesma, pelo menos na formalidade: “E”, “Mas”, “Porém”, todos esses são conectivos que dependem de outra oração, daí que não podem ser cortados dessa outra com ponto final!
3 – Aqui você fez a explicação da explicação. É importante separar com vírgulas antes e depois, pra não misturar as frases. Você sentiu a necessidade de colocar a vírgula depois, tem que colocar antes também. No caso, depois do “visto que” tem vírgula!
—————————————————————— 2º parágrafo
“As manifestações ocorridas em 2013, pelo o(*) aumento de 20 centavos(1), foi(2) o exemplo de que a população precisava dos transportes públicos, mas muitos dos modais têm péssimas qualidades e com(3) pouca segurança, além de que(4) a rede de transporte pública(5) não atinge todos os pontos periféricos, o serviço não é de excelência e ainda é excludente. A dificuldade das pessoas que apresentam necessidades especiais, por exemplo, mantém uma relação íntima com a mobilidade urbana, assim(6) segundo uma pesquisa feita na cidade de São Carlos em 2004,(7) mostra(8) que apenas 20%(*) das frotas de ônibus eram adaptadas para cadeirantes,(9) dessa forma, deixa(10) claro(11) que os transportes públicos não são para todos.”
— O ponto final vai fazer muita diferença no Desenvolvimento. A começar pela importância de se destacar o Tópico Frasal, que é o argumento propriamente dito, que é o que mais tem que ser destacado, até para o corretor detectar a sua estratégia argumentativa. Esse Tópico Frasal te ajudaria a perceber, por exemplo, que a relação entre “a população protestar por melhores transportes públicos” e “os modais têm péssima qualidade” não há uma relação adversativa, como sugere o “mas”: é uma relação causal. O exemplo não é lá essas coisas não kkkkk depois de 2013, o povo que foi na rua ficou quietinho – aqui no rj: 2,75 à época; hoje, 4,05. Aquele povo usava transporte público mesmo?
* – Só vi depois de corrigir o parágrafo inteiro… “Pelo o” não existe. Pelo = por + o;
1 – Vinte. Recomenda-se que números com até duas sílabas sejam escritos por extenso;
2 – Errado não está, mas recomenda-se, nesses casos, que concorde com a palavra em plural (As manifestações);
3 – “Com” nada, o “têm” tá implícito aí. Corta o “com” e a frase fará sentido.
4 – Sempre que puder evitar o “que”, é melhor, ainda mais nesse caso, em que o “que” surge para evitar a distinção de sujeitos. Olha como seria: “Além de a rede de transporte público não atingir”, que é bem mais formal;
5 – São os transportes que são públicos, não a rede – concordância com os transportes;
6 – Aqui o seu hábito de escrever sem ponto final cria um problema. Impossível você ler esse “assim” depois de fazer uma pausa com vírgula. Ali é pausa de ponto final – vou falar disso mais à frente. Esse “assim”, por si só, já justificaria uma vírgula depois dele, mas tem mais…
7 – Aqui aconteceu o que aconteceu lá no 1º parágrafo, explicação da explicação, lembra? A vírgula após o “assim” tinha justificação dupla! Só que colocar a vírgula ali seria deixar o “assim” à deriva, daí a importância do ponto final antes dele;
8 – Quem mostra? O “segundo” tira dessa frase (as pesquisas) o caráter de sujeito. Tira o “mostra que” e você vai ver que a frase continua fazendo sentido;
* Aqui é pra escrever como número, antes que eu crie essa dúvida, lê-se “vinte-por-cento”: não são sílabas, afinal!
9 – Novamente, cadê o ponto final? Imagina a frase sem o “assim” lá atrás: esse “dessa forma” não poderia estar se referindo à oração anterior? Ponto final define sentidos, fecha ideias!
10 – Quem deixa? Sujeito desconhecido: deixa-se.
11 – Ahh sim, deixo nada, “deixar claro” é oralidade: evidencia-se, conclui-se, observa-se!
—————————————————————— 3º parágrafo
“Com o aumento das frotas de carros nas grandes cidades acabam(1) causando(2) grandes problemas,(3) uma pesquisa feita pela FGV diz que,(4) a frota de automóveis no Brasil cresceu cerca de 400% nos últimos 10 anos, esse número denuncia a falta de políticas públicas. O engarrafamento é um exemplo cotidiano que acontecem(5) com as pessoas que moram nas grandes cidades, em(6) uma reportagem feita pela emissora Band mostra,(7) que(8) quando chega(9) horário de pico, a velocidade alcançada por cada carro é de aproximadamente 10 km/h, a(10) medida que carros se aglomeram(11) uma intensa poluição se acumula, assim(12) prejudicando ao(13) meio ambiente.”
— A argumentação tá ótima, com uma advertência que eu vou fazer lá no final, mas os errinhos bobos de pontuação, repetidos inclusive, situações que eu tenho certeza que você vai aprender a identificar e não vai mais cometer se se habituar às frases curtas.
1 – O “com” efeito do “segundo”, aí é inevitável perguntar: quem acabam?!
2 – “Acabar causando” é oralidade, acaba o quê? Use: ocorrem, surgem;
3 – Aqui era a hora de brilhar com um ponto final. Tópico Frasal destacado! É curioso de onde vem esse vício de escrever sem pausas, eu também o tinha, é normal;
4 – Vírgula não separa o “que” da sua respectiva oração;
5 – “Que” substitui “um exemplo”, então o verbo deveria estar no singular;
6 – Corte o “em”. Uma reportagem mostra, mas numa reportagem se mostra! Vou ter que explicar…
A função da preposição é ligar dois termos, então sua posição natural (na frase de ordem direta) é o meio da frase: depois do sujeito, antes do complemento indireto. Isso significa que a preposição nunca antecede um sujeito! Daí que o verbo nunca vai concordar com o suposto sujeito preposicionado.
“O Flamengo venceu o Vasco” é uma frase confusa, porque não se sabe qual é o sujeito (a frase pode estar invertida), mas se “o Flamengo venceu do Vasco”, sabemos quem venceu o jogo de verdade, só por causa da preposição.
De, com e segundo são preposições;
7 – Vírgula não separa o “que” do seu complemento direto;
8 – “[…], quando chega o horário de pico,[…]” Frase explicativa deslocada, misturada, quase sempre é separada por vírgula;
9 – É importante colocar sempre o artigo no texto. Chega o horário de pico;
10 – À medida que. Na medida em que. Crase no primeiro caso. Sem ela, a frase pode ter outro sentido;
11 – Faltou vírgula aqui;
12 – Aqui tem aquele mesmo problema de pontuação;
13 – Prejudicar é verbo transitivo direto. Quem prejudica, prejudica alguém.
—————————————————————— 4º parágrafo
Conclui-se então(1) que medidas devem ser tomadas, o governo deve aplicar as verbas destinadas ao transporte, construindo ou ampliando ciclovias, incentivar a população sobre a carona solidária e promover programas de incentivo sobre o desenvolvimento sustentável, por meio das redes sociais ou através das escolas, isso faz com que o engarrafamentos diminua(2) e as pessoas optem a(3) utilizar,(4) transportes públicos com mais frequência, assim(5) fazendo valer(6) oque(7) está escrito na constituição(8).
— Finalidade propositiva devidamente cumprida, e ai de você se não citasse as ciclovias. O ciclista aqui agradece.
1 – Vírgulas;
2 – Plural ou singular isso aqui!?
3 – Quem opta, opta por;
4 – Por que essa vírgula?
5 – Já falei exaustivamente sobre isso;
6 – “Fazer valer”, marca de oralidade: concretizando, respeitando, praticando…
7 – Espero que tenha sido erro de digitação;
8 – C maiúsculo de novo.
——————————————– Minhas conclusões
Não estrague o teu potencial com essas dificuldades de pontuação! É sério, se tu tirar menos de 800 no Enem eu vou ficar bolado.
A aposta em dados é PERIGOSA. Você cita muitos dados, e talvez os tenha só porque os consultou recentemente. Esteja preparado para um tema difícil, para o qual os dados não estarão em sua memória!
Espero ter sido bem enfático em relação à sua norma culta. Queria até que a Nat lesse kk.
Sua nota não seria tão ruim, mas imaginando um tema truncado, a insegurança com vírgulas ampliaria o teu estresse e a tua confusão. Foca nisso nas próximas semanas.
Deu trabalho kkkk
Nat
Oiii, boa noite!
O tema abordado é muito bom e também a forma como o texto se apresenta.
Não identifiquei erros de ortográfia e afins. Não sei te dizer uma nota mas possivelmente seria alta.
Não sou boa corrigindo mas parabéns, você de fato escreve muito bem e sabe apresentar bem seus argumentos.
Parabéns e boa sorte1