Estudante

A mídia como espaço de debate

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Ainda no século XV, o alemão Johann Gutenberg criou a prensa de tipos móveis. Esse aparato possibilitou a difusão de informações, que, futuramente, auxiliaria a realização da Reforma Protestante. Na contemporaneidade, a mídia ainda exerce um importante papel no que tange à formação de opinião. Essas instituições fomentam debates sobre temas relevantes da sociedade brasileira, ainda que apresentem, muitas vezes, interpretações enviesadas dos fatos.

A priori, é imperativo destacar que manifestações midiáticas agem como um espelho social crítico. À guisa de exemplo, é possível citar o seriado televisivo “Malu Mulher”, que narrava o cotidiano de uma mulher recém-divorciada e sua busca por emancipação plena. A bandeira feminista levantada pela novela escancarou, pela primeira vez, os preconceitos de gêneros vigentes nos anos 1970, estimulando reflexões. Desse modo, percebe-se que a mídia é capaz de instigar debates a partir de representações da realidade social, abrindo espaço para drásticas alterações no meio brasileiro.

Não obstante, é imperioso destacar que esse agente social, motivado por interesses próprios, pode apresentar visões simplistas ou manipuladas dos fatos. A fim de direcionar debates públicos, veículos midiáticos retiram falas de entrevistados de seus contextos originais e divulgam manchetes alarmistas que apresentam um mero recorte da factualidade. Sob essa ótica, a pós verdade, conceito que valoriza apelos emocionais em detrimento da objetividade, quando se pretende modelar a opinião pública, impera no século XXI. Desse modo, pode-se afirmar, como fez Zygmunt Bauman, que o mundo atual é pautado pela manipulação e consequente alienação.

Depreende-se, portanto, a necessidade de combate à manipulação midiática. Para tanto, cabe ao Ministério da Cultura, mediante a divulgação semanal no programa “A Voz do Brasil”, promover campanhas publicitárias que instruam a população acerca da necessidade de checagem dos fatos e consulta de diversas fontes, a fim de diminuir sua vulnerabilidade. Em detalhe, a propagação dessa medida deve ser promovida em forma de podcasts curtos e didáticos que facilitem a compreensão do público. Outrossim, o uso de conteúdos midiáticos pertinentes e instigadores no meio escolar deve ser incentivado pelo Ministério da Educação, estimulando, assim, o pensamento crítico. Somente assim a revolução social promovida pela prensa de Gutemberg será perceptível no Brasil.

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1 Correção

  1. Olá!
    • Introdução: contextualização interessante e singular, agregou muito ao texto, mas poderia ter feito em apenas um período e de maneira resumida de modo a ter espaço para uma maior problematização. Ademais, gostei da tese, porém ficaria mais agradável uma discussão mais ampliada (só para garantir o natão).
    Geralmente as pessoas optam por usar núcleos argumentativos para situar o leitor, acho importante o uso. Por esse prisma, quando usá-los, deixe bem evidente a relação com o tópico frasal. É valido salientar, evite o uso de termos iguais para interligar os períodos, embora não fez isso diretamente, mas o uso de “esse” e “essa” pode fazer com que sua nota seja descontada na competência 4 (eu não acho justo. Todavia, já vi professores comentando sobre isso), bem como passar a ideia de pouco repertório coesivo. Enfim, não arrisque!
    • Desenvolvimento: gostei muito da forma que você escreveu e argumentou. Os argumentos de autoridade firam conectados à temática. Além disso, o texto ficou coerente e rebuscado. Atente-se ao uso excessivo de palavras “difíceis”, embora eu goste desse estilo, diversos corretores não recomendam o uso e preferem a objetividade, bem como a simplicidade. Ah! só não gostei de algo… Você usou o tópico frasal em ambos parágrafos do desenvolvimento sem ter apresentado de forma evidente na introdução. Apresente claramente na introdução, é imprescindível para uma boa nota. Seu uso de conectores está excelente, evoluindo cada vez mais, parabéns!!!
    • Conclusão: Não tenho críticas. Ficou maravilhosa!
    Agente, ação, meio e finalidade, juntamente ao detalhamento bem colocados. Tente mencionar brevemente algo que remete diretamente à proposta interventiva no desenvolvimento, para o texto ficar todo conectado. Estrangeirismos entre aspas!
    Por fim, cuidado para não exceder o quantitativo de linhas. Parabéns, belíssimo texto.
    Espero que tenha te ajudado.
    Não interprete o que eu disse como uma verdade absoluta, sendo redundante, posso estar errado. Em soma, opinião é relativa! Abraço!!!
    Na minha perspectiva sua nota por competência seria 200 em cada, totalizando 1000. Apesar de seus poucos erros, não acho que mereça a retirada de pontos. Entretantanto, poderia perder devido ao óbice no tópico frasal e nos núcleos, o erro no estrangeirismo e possíveis erros gramaticais que não vi.
    Desculpe se fiz algo errado ou deixei passar erros!

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