É indiscutível que a atual distribuição de terra, no Brasil, trata-se de uma consequência orquestrada pela elite brasileira de séculos atrás. Posto que, o país foi dividido de maneira que houvesse uma maior concentração do território para poucos proprietários, deixando grande parte da população sem terra. Logo, caracteriza-se como um problema social de suma importância e que perdura até à atualidade.
Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Brasil conta com aproximadamente 120 mil pessoas sem terras. Em virtude disso, milhares de famílias sem terra almejam, com muita luta e resistência, que ocorra uma Reforma Agrária no Brasil, que possibilitaria uma melhor redistribuição de terras, buscando fornecer um espaço para que os trabalhadores rurais tenham um meio de subsistência.
Outro aspecto relevante, é o fato de que essas pessoas sem terras, infelizmente, estão sofrendo com a falta de qualquer tipo de assistência, e vivendo em acampamentos com uma lona preta como teto. Fato esse, que fere o direito à moradia previsto na Constituição Federal de 1988.
Tendo em vista os aspectos observados, pode-se concluir que o Estado brasileiro, juntamente com o MST, devem promover uma Reforma Agrária no território nacional, para minimizar o percentual de trabalhadores sem terra, por meio de uma melhor distribuição do território, a fim de diminuir as consequências do passado e preservar o direito à moradia previsto na Constituição Federal.
Oie, tudo bom?❤ Se possível, corrijam conforme as competências do Enem e dando a nota pfv
Thanks por lerem❤
Ph5136061
Olá Bruna! Prazer Pedro Henrique.
A introdução, logo de cara, apresenta opnião na própria citação. A tese está ok, mas faltou a consequência “o que evidencia”.
O 1°desenvolvimento está bom, mas acho que você poderia usar antíteses entre os parágrafos de desenvolvimento.
O 2° desenvolvimento está excelente.
Na conclusão, não é interessante o uso de siglas, se for usado diga o que significa com um “-“. E você não citou o que havia sido considerado indubitável na introdução na conclusão, mas no geral a redação está ótima.
Comp.1: 160 (gramática)
Comp.2: 200 (registros autorais)
Comp.3: 160 (coesão)
Comp.4: 160 (registros linguísticos)
Comp.5: 160 (proposta de intervenção)
Nota geral: 840