A literatura de Monteiro Lobato em xeque: racista ou representativa de uma época?”.

  • 1

As obras de Monteiro Lobato são representativas de uma época e racistas. Não dá pra negar que sua literatura dissemina preconceito, principalmente quando analisada pela sociedade atual, porém é preciso compreender o contexto histórico-social da época.

Primeiramente, o que é racismo? Racismo é um conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma relação de hierarquia entre raças, ou seja, uma é colocada como inferior e outra(s) como inferior(es). Logo, comparar a tia Nastácia a um macaco em: “Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou que nem uma macaca de carvão” (Caçadas de Pedrinho), sem dúvidas é racismo, entretanto, se referir a ela como ex-escrava ou negra é apenas uma constatação da realidade.

Todavia, suas obras têm por volta de 100 anos de idade, elas foram criadas num momento histórico em que os movimentos raciais buscavam o mínimo de de respeito, oportunidade, igualdade, etc. Já nos tempos atuais, movimentos como o Black Lives Metter (Vidas Negras Importam) buscam muito mais. Assim, obras como as de Monteiro Lobato sendo apresentadas à crianças, de maneira irresponsável, representa um obstáculo na busca por uma sociedade igualitária.

Portanto, é função do Ministério da Educação, associado às escolas, apresentar tais obras com responsabilidade, com atenção em explicar o problema em se referir a pessoas negras como Lobato, através da capacitação de professores, de preferência pretos, pois assim reduziria a disseminação, bem como a reprodução do racismo no Brasil. A contratação de professores negros, além de amenizar desigualdades sociais, ela também forneceria uma educação diversa aos alunos, por apresentarem uma visão de mundo que apenas eles têm.

 

Compartilhar

1 Correção

  1. oi espero ajuda

    sua redação tem erros de escritas que foram causados pela falta de atenção: “uma é colocada como inferior e outra(s) como inferior(es)” se é uma hierarquia uma tem que ser superior, outra coisa aqui é esse plural que vc colocou, isso não pode ser escrito em redações, pois o correto pode entender que uma falha na concordância. Seria melhor contextuar melhor o tema na intro, trazer logo os argumentos q vc ira defender durante o texto, isso ajuda na C3. E outra coisa que ajuda também é fazer um fechamento circuito, na sua ultima frase do texto retoma alguma citação que vc trouxe.

    C1- 160
    C2- 120
    C3- 120
    C4- 160
    C5- 200

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.