Antes de iniciar o texto gostaria de esclarecer que minha redação é feita não para prestar Enem e Vestibulares e sim Concurso Público, Portanto, não é meu foco as competências do Enem e nem uma conclusão com intervenção. Tema da redação: O cativeiro psicológico e o medo de ir mais longe.
Estou em crer que, todo mundo pode ser um pouco mais do que aquilo que imagina ser capaz, entretanto, somente uma pequena parte das pessoas cruzam essa ‘barreira’. Dentre tantos fatores podemos citar: as crenças limitantes que nos são impostas e a aceitação à zona de conforto.
É imperativo, salientar que devido as influências recebidas durante a vida, são geradas crenças em nossas vidas que são tomadas como padrões e nos limitam a ir mais longe. Posto isso, pode-se mencionar a luta dos negros no Brasil colonial que lutaram contra a escravidão e não aceitaram a viver de ‘resto’.
Não obstante, há de se citar a aceitação à zona de conforto da sociedade, que não se permite ir além por conta do medo e das incertezas. O ator Dwayne Johnson conhecido como The Rock, um dos maiores astros de Hollywood era um lutador de WWE e vivia o seu auge nos combates, mas isso não o impediu de largar as lutas e mesmo com muitas incertezas buscou patamares ainda maiores que o levou a se tornar o homem bem sucedido que é hoje.
Feitas as reflexões, percebe-se que a capacidade de ir além está em todos nós. Dessa forma, apesar das dificuldades e incertezas não se deve deixar levar pelas crenças limitantes em nosso psicológico e não aderir à zona de conforto.
OBS: O texto tem a quantidade de linhas corretas, foi escrito em uma folha por isso ao trancrever aqui as linhas estão menores… Corrijam aí
Digo
Sou iniciante aqui na plataforma e não possuo conhecimento aprofundado no que se refere a redações, mas senti a ausência de pontuação gráfica ao decorrer do texto, em especial na introdução. Suas propostas argumentativas são convincentes, abordou muito bem ao tema proposto, mas acredito que, deveria ser realizada alguma alusão histórica a respeito de tal tema. Com esta adição, acredito que seu texto ficaria mais enriquecido.
[email protected]
OLA…ENTÃO,EU JÁ FIZ 7 PESSOAS SEREM APROVADAS EM CONCURSOS PÚBLICOS E CONHEÇO UM POUCO OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO…
SUA REDAÇÃO ESTA BOA,PORÉM PARA QUE TENHA CERTEZA DA SUA APROVAÇÃO TERÁ QUE REALIZAR ALGUMAS MUDANÇAS…
* TENTE NO COMEÇO DA SUA REDAÇÃO USAR ALGUM FILE,LIVRO,MUSICA,CITAÇÃO E ETC QUE SEJA COVERGENTE AO TEMA,ASSIM O CORRETOR IRA NOTAR QUE VOCÊ POSSUI REPERTORIO…
* RESPEITAR A MODALIDADE FORMAL…
* EM SEU DESENVOLVIMENTO USAR MAIS DADOS PARA TORNAR SUA REDAÇÃO INDEPENDENTE E MAIS CONVINCENTE PARA QUEM IRA LER E AVALIA-LA
João Victor
ASPECTOS GRAMATICAIS :
1.º ” Estou em crer que, todo mundo pode” – Vírgula incorreta , posto que na oração encontramos um sujeito oracional que não deve ser separado do seu verbo , pois não se separa o sujeito do seu predicado .
2º ” … são impostas e a aceitação à zona de conforto…” – Não cabe aqui o uso da crase , uma vez que o fenômeno da crase exige a junção de a(peposição) + a(artigo definido) , a expressão ”aceitação” não rege a preposição ”a” , como pode ver no link a seguir : https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-regencia-do-verbo-aceitar/21923
3º ” É imperativo, salientar que devido as influências” – Vírgula incorreta , novamente ocorreu a separação do sujeito oracional e seu verbo . ”É imperativo ” – predicado ; ” salientar que devido ..” – sujeito oracional .
4º ” … não aceitaram a viver de ‘resto’.” – Erro de regência verbal . o verbo ”aceitar” , como mencionado em correção precedente a esta , é de transitividade direta e não indireta , não cabe a preposição”a” .
5º ” ….. mencionar a luta dos negros no Brasil colonial que lutaram contra a escravidão …” – Faltou vírgula ante do ”que ” ( pronome relativo) , como sentido da sua oração subordinada adjetiva não foi o restritivo , utilizamos vírgulas na separação da explicativa . você não está restringindo os negros , mas sim explicando a sua luta contra a escravidão .
6º ” …. se citar a aceitação à zona de conforto da sociedade”’ – – Não cabe aqui o uso da crase , uma vez que o fenômeno da crase exige a junção de a(peposição) + a(artigo definido) , a expressão ”aceitação” não rege a preposição ”a” , como pode ver no link a seguir : https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-regencia-do-verbo-aceitar/21923
7º ” … não aderir à zona de conforto…’ Neste caso , a regência está correta , cabendo assim o uso de crase , https://www.dicio.com.br/aderir/
ASPECTOS TEXTUAIS :
1º Bom , caso seu texto tenha sido feito sob o objetivo de ser uma Dissertação Argumentativa , tenha cuidado com inserir-se na dissertação com muita pessoalidade ”Estou em crer que” , tente ser mais genérico
2º Perfeito consegui abrir as duas ideias centrais do seu texto em dois parágrafos argumentativos : as crenças limitantes que nos são impostas e a aceitação à zona de conforto.” – consequentemente o paragrafo 1 e 2
3º Tente aprofundar mais nas ideias que você for trabalhar nos parágrafos de argumentação , você demonstrou ao longo do texto ter conhecimento do assunto , então tente aprofundar mais .
4º Uma dica , independente do processo seletivo que for prestar , há certos critérios avaliativos que não se modificam , também não tenho foco em vestibulares no geral , contudo não me fecho a ler redações daqueles que tem esse objetivo , pois há muita gente boa e experiente que podem acrescentar e te fazer evoluir para chegar a teu objetivo .
VALEU !!
Melissa Kaylanne
Parabéns, João Vitor 💕 Continue corrigindo assim, minuciosamente ✨ Torço pôr seus objetivos. Se precisar de ajuda é só sinalizar por meio das mensagens, ok?!
Bjo, estarei sempre aqui.
!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Letícia Tainara Santos da Silva
Sou nova aqui na plataforma e não sou nenhuma profissional, mas observei a falta do uso da vírgula em, principalmente no primeiro parágrafo. Em geral, gostei da forma que você abordou o tema, mas não achei muito convincente suas argumentações.
Você poderia ter oferecido mais alguns dados, citações etc para enriquecimento de seu repertório.
(Mesmo não sendo uma competência tão cobrada pra você, seria enriquecedor ao seu texto).