A leitura para formação crítica do cidadão e os desafios que a afastam

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Boa noite, Pessoal! Espero que corrijam a minha redação.
Trata-se de um texto argumentativo-dissertativo e eu queria que, se puder, me informasse os seguintes critérios, uma vez que não irei fazer ENEM, sim outra prova.
1-  Pontue a quantidade de erros gramaticas (morfossintáticos), se possível aponte-os quais são eles.( a quantidade de erros é muito importante para mim)
2 – Verifique se há informatividade no texto.
3- Avaliei se o texto está dentro dos critérios dissertativo-argumentativo.
Essas são as competências que eu preciso que vocês verifiquem. Desde já, agradeço-lhes pela atenção e ajuda!

A leitura para formação crítica do cidadão e os desafios que a afastam

 

A Constituição Federal de 1988, em um dos seus artigos, afirma o direito à educação a todo indivíduo. Embora países Europeus leiam entre sete a oito livros por ano; o Brasil lê, em média, 1,8 livros por ano, segundo a CBL (Câmera Brasileira de Livros). É imprescindível, portanto, debater a leitura para formação crítica do cidadão e os desafios que a afastam.

Em primeiro lugar, o repertório sociocultural, no mundo contemporâneo, é extremamente importante; visto que estimula o pensamento crítico e interpretativo do cidadão. Tal conhecimento pode ser adquirido pela leitura. Segundo Maiza Duarte, especialista em educação, a escola é palco privilegiado para se discuti-la, onde o indivíduo reflita sobre a comunidade no qual está inserido. Assim, novos métodos didáticos são necessários para focar a atenção dos alunos e persuadi-lhes a sua importância na formação profissional.

Outrossim, a leitura pode trazer ao estudante enriquecimento cultural e criativo, uma vez que as habilidades analíticas e autônomas são desenvolvidas. Porém, essas competências são cada vez menos trabalhas; devido à evasão escola, um dos principais desafios da educação. Segundo o Jornal BBC Brasil (2019), 2,8 milhões de jovens entre 15 e 17 anos evadem das escolas todos os anos. Acredita-se que parte desse movimento é a baixa qualidade de ensino, a perda de interesse nos estudos, as condições precárias das instituições entre outros.

Dessa forma, é notório que a leitura é fundamental na formação cognitiva e crítica do indivíduo, bem como a evasão escolar é um dos principais desafios os quais a afastam. Cabe ao Ministério da Educação junto às escolas criarem programas socioeducativos, os quais estimulem a leitura e melhorias nas estruturas e no ensino aos estudantes, para que tenham qualidade e conforto nas escolas. Só assim, a educação do Brasil se reestruturará e o cidadão possuirá as ferramentas para trilhar a sua história com autonomia e dignidade.

 

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5 Correções

  1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: 180
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 160
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:200
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:180
    Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural:200

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  2. Sou iniciante, mais pelo o pouco conheço percebi que você está dentro do padrão do texto dissertativo- argumentativo, apresentou teses que possui raizes que pode ser verificadas, apresentou o problema e explicou o mesmo, mostrou a que tinha conhecimento do assunto e trouxe uma proposta de intervenção, adorei a redação, parabéns!!!

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  3. Bom ,por ser iniciante, só vou comentar sobre : ” 3-Avaliei se o texto está dentro dos critérios dissertativo-argumentativo”
    POIS BEM, EU ESTOU APRENDENDO AGORA E PELO QUE ABSORVI O SEU TEXTO ESTA SIM, DENTRO DOIS CRITÉRIOS DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO, POIS APRESENTA OPERADORES DISCURSIVOS, QUE SÃO RESPONSÁVEIS POR EVIDENCIAR A INTENSIDADE ARGUMENTATIVA.
    O SEU TEXTO APRESENTA ELEMENTOS COESIVOS E CONECTIVOS. OUTRA OBSERVAÇÃO, QUE FAZ TOTAL DIFERENÇA O CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO E NESSE REQUISITO VOCÊ ARRASOU !

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  4. olá, Brendo. bom, o seu texto segue os princípios das 5 competências de redação do ENEM. Há poucos erros gramaticais, porém, no que tange a informação, achei um pouco vago nos parágrafos de desenvolvimento, mas principalmente na parte de intervenção. Uma boa dica, seria que detalhasse o agente interventor (Ministério da Educação). Seu texto segue a linha dissertativo-argumentativo, onde pode ser notado que você tem um grande repertório sociocultural, ao citar pesquisas, entre outros. Ademais, uma outra dica para melhorar a memória ao longo da criação da sua meta, é colocar os argumentos mais detalhados na introdução, ajudando até mesmo o corretor, exemplo, (ora a leitura pode trazer ao estudante enriquecimento cultural e criativo, ora estimula o pensamento crítico e interpretativo do cidadão. É imprescindível, portanto, debater a leitura para formação crítica do cidadão e os desafios que a afastam.), (lembrando de não repetir com essas palavras nos parágrafos seguintes)!.
    A Constituição Federal de 1988, em um dos seus artigos, afirma o direito à educação a todo indivíduo. Embora países Europeus leiam entre sete a oito livros por ano; o Brasil lê, em média, 1,8 livros por ano, segundo a CBL (Câmera* Brasileira de Livros). É imprescindível, portanto, debater a leitura para formação crítica do cidadão e os desafios que a afastam.
    Em primeiro lugar, o repertório sociocultural, no mundo contemporâneo, é extremamente importante; visto que estimula o pensamento crítico e interpretativo do cidadão. Tal conhecimento pode ser adquirido pela leitura. Segundo Maiza Duarte, especialista em educação, a escola é palco privilegiado para se discuti-la, onde o indivíduo reflita(reflete*) sobre a comunidade no qual está inserido. Assim, novos métodos didáticos são necessários para focar a atenção dos alunos e persuadi-lhes a sua importância na formação profissional.
    Outrossim, a leitura pode trazer ao estudante enriquecimento cultural e criativo, uma vez que as habilidades analíticas e autônomas são desenvolvidas. Porém, essas competências são cada vez menos trabalhas*; devido à *evasão escola* (DICA: deveria ser citado na introdução), um dos principais desafios da educação. Segundo o Jornal BBC Brasil (2019), 2,8 milhões de jovens entre 15 e 17 anos evadem das escolas todos os anos. Acredita-se que parte desse movimento é a baixa qualidade de ensino, a perda de interesse nos estudos,(e)* as condições precárias das instituições entre outros.
    Dessa forma, é notório que a leitura é fundamental na formação cognitiva e crítica do indivíduo, bem como a evasão escolar é um dos principais desafios os quais a afastam. Cabe ao Ministério da Educação junto às escolas criarem programas socioeducativos, os quais estimulem a leitura e melhorias nas estruturas e no ensino aos estudantes, para que tenham qualidade e conforto nas escolas. Só assim, a educação do Brasil se reestruturará e o cidadão possuirá as ferramentas para trilhar a sua história com autonomia e dignidade.

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  5. HELLO ! brendof
    -De um modo geral, seu texto está muito bom.
    * Correção por competência:
    -Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. ( 180 )
    -Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. ( 180 )
    -Competência III: seleção, organização e interpretação de informações, fatos e opiniões sobre o tema em defesa de um ponto de vista. ( 200 )
    – Competência IV: demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação na redação. … (200 )
    OBS: Esses recursos são importantes para garantir coesão textual e uma boa relação entre as ideias dispostas na
    redação.
    -Competência V: Proposta de intervenção. ( 180 )
    # NOTA FINAL: 940
    CORREÇÕES:
    * autônomas ( CORRETO- AUTÓNOMAS)
    *Câmera- (CORRETO- CÂMARA)
    *trabalhas- ( CORRETO -TRABALHADAS)
    # ALGUMAS DICAS….
    * Para melhorar o texto, procure variar mais os termos utilizados.
    …es, para que tenham qualidade e conforto nas escolas. Só assim, a educação do Brasil se reestrutu…
    * Acredita-se é uma expressão ambígua e evasiva. Reconsidere o seu uso, de acordo com o objetivo do seu texto.
    … e 17 anos evadem das escolas todos os anos. Acredita-se que parte desse movimento é a baixa qualidad…
    * Estilisticamente ”Porém” só deve ser utilizado no início da frase raramente, e para um efeito dramático.
    …es analíticas e autônomas são desenvolvidas. Porém, essas competências são cada vez menos trabalhadas …
    ESPERO TER AJUDADO :^)

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