A leitura como fator crucial na educação

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É notório que a leitura é algo importante na vida do ser humano. Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação e exercita a memória. De fato a realidade brasileira apresenta um sistema educacional com falhas, comprometendo o desenvolvimento coletivo. Tal como apresenta consequências.

Em primeira análise, faz se necessário o olhar atencioso para a inclusão da leitura entre grupos. A prática de ler é considerada pela maioria como ” Obrigação” e não por prazer. Segundo a pesquisa: ” Retratos da leitura”, do Instituto Pró- livro, cerca de 44% da população não lê, e 30% nunca teve um livro em casa. Dados que provam a vulnerabilidade dos cidadãos em interpretar textos e principalmente obterem um crítica verdadeira.

Em segunda análise, está a questão do analfabetismo, sendo um fator crucial no país. O que impede aos indivíduos o conhecimento atencioso para os livros.  De acordo com o escritor Carlos Drummond de Andrade: ” A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede”.  Relaciona- se o pensamento do poeta com o momento atual, em que de nada serviria uma leitura feita apenas por precisão, que não teria sentido algum, deveria se apreciar lentamente para que desse modo, a cada linha essas pessoas viessem a compreender a estrutura linguística.

Nesse sentido, o principal meio de resolução, será o projeto ” ler por amor”, em que a Instituto Pró- Livro e o Ministério da Educação, terão como principal objetivo promover nas escolas, em sites, teatros e redes sociais o incentivo a leitura. Montando desde o jardim de infância até os níveis superiores de ensino, o que elevaria o interesse pela escrita e leitura, fazendo propagandas atrativas que vão alcançar um número maior de participantes. Desse modo as pessoas irão entender a importância do acesso a leitura para obterem uma crítica excelente.

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4 Correções

  1. Boa noite!
    Olhe voce escreve muito bem…

    Em sua introducao ficou resumida e a tese nao ficou clara. Tem q ter usar os conectivos para q saia uma excelente introducao.

    Em seus desenvolvimientos os dois paragrafos ficaram incompleto. Tem que ter o topico frasal com conectivos. Uma citacao dados artísticos e uma explicacao com um desfhecho bem critico e nos seus ficou faltando.

    Sua conclusao ficou muito boa.
    Dica: Tente nao escrever gerundio na redacao do Enem, palavras terminadas com …ndo.

    C1 = 180
    C2 = 160
    C3 = 180
    C4 = 160
    C5 = 200 ===== 880

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  2. Introdução:
    – Acredito que uma contextualização histórica se encaixaria melhor, por exemplo, a queima de livros feita durante a ditadura militar no Brasil ou no regime nazista, pois mostra a importância dos livros para informação da sociedade, já que esses governos censuravam a oposição.
    -“De fato” acompanha vírgula.
    – Acho que falta estruturas de coesão como conectivos.
    – Tese não ficou clara.

    D1:
    – No início você diz que é preciso incluir a leitura entre grupos, mas no desenvolvimento não cita quais.
    – Falta recursos coesivos.
    – Concordância em “um crítica verdadeira” o correto seria “uma crítica verdadeira”.
    – Acredito que você deveria expor esse primeiro argumento na sua tese, porque vai demonstrar projeto de texto.

    D2:
    – Novamente expor esse argumento em uma tese na introdução, por exemplo: Fatores potencializadores da falta de leitura no Brasil, são a falta de inclusão de alguns grupos e o alto nível de analfabetismo.
    – Você cita o analfabetismo no tópico frasal, mas não desenvolve no decorrer do parágrafo, você deveria seguir esse raciocínio, dizendo os níveis de analfabetismo no país etc.
    – Em “fonte inesgotável de prazer mas por” a conjunção “mas” exige uma vírgula antes dela, logo o correto seria: “fonte inesgotável de prazer, mas por”.
    – Falta de recursos coesivos.

    Conclusão:
    – Um conectivo de conclusão para iniciar ficaria melhor, alguns exemplos nessa imagem: https://i.pinimg.com/originals/6e/28/34/6e28342a407b4695528700ed6ea13623.png
    – Falta de crase em: “incentivo a leitura” e “acesso a leitura”.
    – O conectivo “desse modo” precisa de vírgula depois.
    – Falta recursos coesivos.
    Pontuação:
    C1: 120
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 80
    C5: 200
    Nota: 680
    Essa é minha opinião, acho que você está no caminho certo, só precisa começar a organizar melhor seus argumentos e não esqueça dos conectivos, é praticamente a maior parte da competência 4.

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  3. Boa tarde!!
    Sua redação está boa, mas vou apresentar alguns detalhes para serem melhorados em cada parte e depois a nota por competência. Obs: Não sou profissional, mas tentarei fazer uma correção fiel.

    INTRODUÇÃO:
    -Está vaga, sugiro que coloque algum repertório externo,você apenas fez uma análise e expôs sua tese, sem contextualizá-la;
    -A tese está meio confusa, porque você diz “É notório que a leitura é algo importante na vida do ser humano” na primeira linha e depois ” De fato a realidade brasileira apresenta um sistema educacional com falhas, comprometendo o desenvolvimento coletivo”.Não dá para identificar com é sua tese precisamente, mas se for a primeira, tente colocá-la na última linha do primeiro parágrafo(no caso, você trocaria as informações);

    D1:
    -Bom argumento,porém na parte: “Dados que provam a vulnerabilidade dos cidadãos….”Tente colocar um conectivo antes disso, por exemplo: “Desta maneira,prova-se a vulnerabilidade dos…” ou algo parecido;

    D2:
    -No primeiro parágrafo você sustenta a ideia de “ler por obrigação” e justifica bem, nesse, você apresenta a ideia do analfabetismo, porém a sustenta com argumentos que poderiam ser usados no primeiro parágrafo;

    CONCLUSÃO:
    -Muito boa, apresentou tanto agente, ação, finalidade, modo e detalhamento(talvez o último você poderia detalhar mais), mas no meu ponto de vista, nem tem como escrevermos tanto assim nessa parte, porque precisamos de linha para o resto da redação.Então achei ótimo!!

    C1-200
    C2-120
    C3-160
    C4-160
    C5-200

    TOTAL:840

    Obrigada, espero ter ajudado!

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