É notório que a leitura é algo importante na vida do ser humano. Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação e exercita a memória. De fato a realidade brasileira apresenta um sistema educacional com falhas, comprometendo o desenvolvimento coletivo. Tal como apresenta consequências.
Em primeira análise, faz se necessário o olhar atencioso para a inclusão da leitura entre grupos. A prática de ler é considerada pela maioria como ” Obrigação” e não por prazer. Segundo a pesquisa: ” Retratos da leitura”, do Instituto Pró- livro, cerca de 44% da população não lê, e 30% nunca teve um livro em casa. Dados que provam a vulnerabilidade dos cidadãos em interpretar textos e principalmente obterem um crítica verdadeira.
Em segunda análise, está a questão do analfabetismo, sendo um fator crucial no país. O que impede aos indivíduos o conhecimento atencioso para os livros. De acordo com o escritor Carlos Drummond de Andrade: ” A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede”. Relaciona- se o pensamento do poeta com o momento atual, em que de nada serviria uma leitura feita apenas por precisão, que não teria sentido algum, deveria se apreciar lentamente para que desse modo, a cada linha essas pessoas viessem a compreender a estrutura linguística.
Nesse sentido, o principal meio de resolução, será o projeto ” ler por amor”, em que a Instituto Pró- Livro e o Ministério da Educação, terão como principal objetivo promover nas escolas, em sites, teatros e redes sociais o incentivo a leitura. Montando desde o jardim de infância até os níveis superiores de ensino, o que elevaria o interesse pela escrita e leitura, fazendo propagandas atrativas que vão alcançar um número maior de participantes. Desse modo as pessoas irão entender a importância do acesso a leitura para obterem uma crítica excelente.
Daniel Barbosa
Boa noite!
Olhe voce escreve muito bem…
Em sua introducao ficou resumida e a tese nao ficou clara. Tem q ter usar os conectivos para q saia uma excelente introducao.
Em seus desenvolvimientos os dois paragrafos ficaram incompleto. Tem que ter o topico frasal com conectivos. Uma citacao dados artísticos e uma explicacao com um desfhecho bem critico e nos seus ficou faltando.
Sua conclusao ficou muito boa.
Dica: Tente nao escrever gerundio na redacao do Enem, palavras terminadas com …ndo.
C1 = 180
C2 = 160
C3 = 180
C4 = 160
C5 = 200 ===== 880
dudxs73
Introdução:
– Acredito que uma contextualização histórica se encaixaria melhor, por exemplo, a queima de livros feita durante a ditadura militar no Brasil ou no regime nazista, pois mostra a importância dos livros para informação da sociedade, já que esses governos censuravam a oposição.
-“De fato” acompanha vírgula.
– Acho que falta estruturas de coesão como conectivos.
– Tese não ficou clara.
D1:
– No início você diz que é preciso incluir a leitura entre grupos, mas no desenvolvimento não cita quais.
– Falta recursos coesivos.
– Concordância em “um crítica verdadeira” o correto seria “uma crítica verdadeira”.
– Acredito que você deveria expor esse primeiro argumento na sua tese, porque vai demonstrar projeto de texto.
D2:
– Novamente expor esse argumento em uma tese na introdução, por exemplo: Fatores potencializadores da falta de leitura no Brasil, são a falta de inclusão de alguns grupos e o alto nível de analfabetismo.
– Você cita o analfabetismo no tópico frasal, mas não desenvolve no decorrer do parágrafo, você deveria seguir esse raciocínio, dizendo os níveis de analfabetismo no país etc.
– Em “fonte inesgotável de prazer mas por” a conjunção “mas” exige uma vírgula antes dela, logo o correto seria: “fonte inesgotável de prazer, mas por”.
– Falta de recursos coesivos.
Conclusão:
– Um conectivo de conclusão para iniciar ficaria melhor, alguns exemplos nessa imagem: https://i.pinimg.com/originals/6e/28/34/6e28342a407b4695528700ed6ea13623.png
– Falta de crase em: “incentivo a leitura” e “acesso a leitura”.
– O conectivo “desse modo” precisa de vírgula depois.
– Falta recursos coesivos.
Pontuação:
C1: 120
C2: 160
C3: 120
C4: 80
C5: 200
Nota: 680
Essa é minha opinião, acho que você está no caminho certo, só precisa começar a organizar melhor seus argumentos e não esqueça dos conectivos, é praticamente a maior parte da competência 4.
Dudamendes16
Obrigada pelo comentário, irá me ajudar bastante.
lks
Boa tarde!!
Sua redação está boa, mas vou apresentar alguns detalhes para serem melhorados em cada parte e depois a nota por competência. Obs: Não sou profissional, mas tentarei fazer uma correção fiel.
INTRODUÇÃO:
-Está vaga, sugiro que coloque algum repertório externo,você apenas fez uma análise e expôs sua tese, sem contextualizá-la;
-A tese está meio confusa, porque você diz “É notório que a leitura é algo importante na vida do ser humano” na primeira linha e depois ” De fato a realidade brasileira apresenta um sistema educacional com falhas, comprometendo o desenvolvimento coletivo”.Não dá para identificar com é sua tese precisamente, mas se for a primeira, tente colocá-la na última linha do primeiro parágrafo(no caso, você trocaria as informações);
D1:
-Bom argumento,porém na parte: “Dados que provam a vulnerabilidade dos cidadãos….”Tente colocar um conectivo antes disso, por exemplo: “Desta maneira,prova-se a vulnerabilidade dos…” ou algo parecido;
D2:
-No primeiro parágrafo você sustenta a ideia de “ler por obrigação” e justifica bem, nesse, você apresenta a ideia do analfabetismo, porém a sustenta com argumentos que poderiam ser usados no primeiro parágrafo;
CONCLUSÃO:
-Muito boa, apresentou tanto agente, ação, finalidade, modo e detalhamento(talvez o último você poderia detalhar mais), mas no meu ponto de vista, nem tem como escrevermos tanto assim nessa parte, porque precisamos de linha para o resto da redação.Então achei ótimo!!
C1-200
C2-120
C3-160
C4-160
C5-200
TOTAL:840
Obrigada, espero ter ajudado!