Iniciante

A justiça e o sistema punitivo para os negros.

  • 0

Na série em plataforma de streaming “Olhos que condenam”,cinco garotos negros de até 14 anos são presos injustamente pelo crime conhecido em 1989 como “Central Park five”.Dentro da cadeia,recebem punições severas que vão além do permitido pelo sistema penitenciário. Em uma análise contemporânea, o sistema de justiça é falho uma vez que julga pela cor da pele, e isto corrobora em máxima evidência o racismo estrutural advindo de práticas impróprias da justiça.

Em primeiro lugar, é indubitável que as práticas de cunho rascista estão inseridas historicamente desde o Período Colonial, em que escravos recebiam como punição chicotadas de seus senhores, por se contrariarem com meios de vida desiguais, ou ainda, eram acorrentados e deixados sem comida por dias. Durante o século XX estes modos não apresentaram êxito, no Apartheid os negros eram presos e torturados por andarem em bairros de alta classe, ou simplesmente irem a uma loja de compras,ferindo o direito de ir e vir por serem classificados como ladrões.

Em segundo lugar, a Constituição dos Direitos Humanos diz que – “Todos os seres são livres e iguais”,todavia,a realidade das pessoas negras inseridas em atos punitivos, revela que a lei não é igual para todos. Contudo, no Brasil e no mundo o número de pessoas negras em prisões, ultrapassam mais da metade do número de pessoas brancas, diz o Tribunal Internacional de Justiça da ONU, que também revela que cerca de 25% deste número de pessoas negras são acusadas de forma injusta pela cor da pele. Como consequência, estas pessoas, perdem anos de sua vida e também oportunidades como empregos, vagas em concursos, além de serem descriminadas pela sociedade.

Portanto, medidas devem ser tomadas para solucionar o problema. Urge que a Côrte Internacional de Justiça juntamente com a ONU façam a reestruturação do sistema penitenciário e de punição em três linhas de frente. A primeira é universalizando-o por todo o mundo,e colocando em prática que condutas de cunho rascista, e torturas sejam proibidas de forma que, seus transgressores sejam presos sem direito a fiança. A segunda é que representantes da ONU de cada país, façam visitas regularmente em penitenciárias, a fim de acompanhar como é a rotina de presos para que não sofram injustiças, principalmente os negros. E terceiro,é necessário a reeducação de policiais e juízes, para isso,que possam receber aulas de direitos éticos humanos. Dessa forma, este problema será amenizado e a justiça agirá de forma imparcial e justa.

Compartilhar

3 Correções

  1. o primeiro parágrafo apresenta a tese claramente, porém um erro de logica na frase: conhecido em 1989 como “…”. se o crime é conhecido por esse nome não quer dizer que esse nome perdurou até os dias atuais? Justo que é apenas uma localização temporal para a frase o crime ocorreu em 1989 e ficou conhecido 1989 por esse nome, mas nesse caso por ser um adjunto adverbial de tempo devia estar entre vírgulas, ou apenas numa formulação melhor de frase como: “o crime aconteceu em 1989 e ficou conhecido como…”.
    No segundo parágrafo, ” por se contrariarem com meio de vidas desiguais” deixa o texto confuso, “contrariarem” é como se eles estivessem em um debate em que discutiam e um contrariou o outro, há palavras mais adequadas para expressar o sentido dessa frase, é preciso inferir o sentido, provavelmente o sentido é que os negros eram castigados por terem culturas diferentes, o que não fica muito claro na colocação da frase. Não foi a melhor escolha de palavras. ainda nesse paragrafo há a apresentação dos argumentos, mas não o discorrer sobre eles como terceiro parágrafo (“como consequência, essas pessoas…”). O terceiro parágrafo está impecável, apesar da repetição do verbo “dizer” para se referir a instituições.
    a proposta de intervenção se relaciona com o texto e, apesar de ser um pouco utópica, é bem detalhada. Há uma má locação e virgulas e palavras na frase: ” de policiais e juízes, para isso, que possam receber aulas”.
    Estilo Enem
    competência 1 – 100
    competência 2 – 200
    competência 3 – 160
    competência 4 – 200
    competência 5 – 200; NOTA: 860

    • 1
  2. Olá? Seu texto ficou excelente, porém, cuidado com a gramática e pontuação,sua tese foi bem defendida. Já a proposta de intervenção, lembre-se q o tribunal de justiça é um órgão da ONU, estão está corroborando o mesmo sentido, é importante que haja dois agentes que agem com propósitos diferentes, e também vc poderia retirar “representantes de cada país” e colocar profissionais capacitados nessa área, a fim de entender oq acontece e fazer ações para erradicar essas injustiças. Minha nota seria 890

    • 1
  3. olá, ótimo texto!
    Gostei muito do tema escolhido.
    A princípio, eu observei domínio de muitos aspectos, como: da linguagem, estruturação e do tema. As únicas ressalvas que eu gostaria de fazer é com a utilização da vírgula, em alguns trechos você acabou usando de modo indevido.
    Sua introdução ficou muito boa, demostrou sua tese de forma clara
    No desenvolvimento você provou a sua tese, ficou muito evidente que você estudou bem essa problemática.
    E por fim, sua proposta de intervenção foi bem apropriada.
    espero que tenha ajudado, continue a escrever, tenho certeza que você alcançara uma excelente nota!
    900 pontos

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.