Segundo Levi Strauss, pai do estruturalismo, para se entender um problema na sociedade, primeiro tem de se entender seu mecanismo. Sendo assim, para se entender a crescente onda de intolerância religiosa no Brasil, tem de se observar que o racismo, a falta de conhecimento sobre determinada crença ou religião são os principais motivos desses ataques.
Em priori, a falta de conhecimento sobre diferenças crenças, culturas e religião abre espaço para atitudes vexaminosas, ofensivas, racistas e, em casos extremos, ataques contra a vida de certa população. Tal atitude é mostrada na série Norueguesa “Skam”, quando em uma conversa com sua amiga, Isak , um jovem ateu, questiona Sana, uma jovem mulçumana, o porquê todos os mulçumanos são perigosos e atentam contra a vida das pessoas inseridas á sociedade. Sana, por sua vez, explica a Isak que a religião mulçumana é igual a todas as outras, seja ela católica, evangélica, budista, e presa pelo amor, segurança e liberdade de todos os seres humanos. “O ódio não vem da religião, e sim do medo”, explica Sana.
Outrossim, a liberdade de expressão a cultos religiosos são assegurados pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. Todavia, insultos, cusparadas, pedradas e ameaças de mortes são as principais denúncias recebidas pelo Disque 100 ( Disque Direitos Humanos ). Segundo nota divulgada no site “‘Uol Notícias”; em 2016, houve um aumento de 69% do número de denúncias em relação aos anos de 2014/2015; onde os agressores alegavam que criticar dogmas de uma religião é assegurado pela liberdade de opinião e expressão.
Portanto, deve-se combater a intolerância religiosa no Brasil. Cabe ao Estado, juntamente ao Ministério Público e o Ministério da Segurança, a criação de leis e órgãos fiscalizadores, equipados com tecnologias avançadas e profissionais capacitados com o intuito de localizar e prender aqueles que usam a liberdade de expressão como mecanismo de defesa para realizarem ataques, sejam virtuais ou não, as pessoas. Cabe também, ao Ministério da Educação, propor palestras e debates nas escolas e faculdades, a fim de criarem cidadãos críticos que rompam esse ciclo de violência.
Gentileza se possível corrigir com as competências do ENEM
Quandomeapaixono
Olá, não sou professora,então não posso lhe dizer muito bem sobre a sua redação. Mas acho que falta relacionar melhor os argumentos com o repertório,criar mais uma conexão, desenvolver mais o lado da argumentação porque você explicou muito bem o repertório, porém ficou muito extenso.
Além disso, acho que a sua proposta de intervenção ficou incompleta. Uma proposta de intervenção precisa ter 5 elementos: *AÇÃO* o que deve ser feito, *AGENTE* quem vai fazer, *MODO* de que modo a ação vai ser feita, *EFEITO* o que vai acontecer com a realização da proposta, *DETALHAMENTO* pode ser alguma explicação ou detalhe de algum dos elementos
Vanderlan
olá, não sou professor, portanto, não posso falar muito sobre sua redação. Contudo tenho uma boa dica para lhe dar, seria bom tomar cuidado com a repetição de alguns termos, por exemplo, no primeiro paragrafo, você repetiu “tem de se” duas vezes, não está mal, porém seria mais fluído usar outro termo. Também se atentar ao repertório, não explicar ele tanto e tentar conectá-lo mais com o contexto e com a realidade do Brasil;
Gabeu
Olá, farei uma breve avaliação e darei uma pontuação seguindo as competências do Enem. Eu não sou professor, então não prometo que a nota seria perfeita, mas garanto que será próxima, pois tenho certa experiência com correção de redação, já que fui auxiliar.
Competência 1:
Possui domínio da escrita formal da língua portuguesa.
5 desvios.
Competência 2:
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
1 desvio. (Ótimo trabalho)
Competência 3:
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
0 desvios. (Perfeito, eu diria)
Competência 4:
Articula as partes do texto com algumas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
14 desvios. (Pode melhorar bastante)
Competência 5:
Excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
0 desvios. (Perfeito)
Nota prevista: 860
Considerações finais:
Uma ótima redação, mas ainda há esperança para melhorias.
OBS.: quero lembrar que essa correção não é profissional e sim mediante uma análise feita sob base de experiências próprias.
Gabiqvieira
Olá, não estarei pontuando sua redação, pois não sou professora, mas, estarei te enviando algumas dicas para melhorar a fluidez do seu texto.
Seus repertorios sao bastante interessantes, mas tomaram grande parte da sua redação. Infelizmente, quase não se é possível entender a sua perspectiva do tema, justamente por grande parte dos seus parágrafos serem exposições de dados, pensamentos e diálogos.
Para melhorar isso, aconselho que procure evitar descrições longas sobre o repertório, como em seu primeiro parágrafo de argumentação ao citar a série Skam. Ao invés de descrever a interação dos personagens, bastava pontuar, por exemplo: “Na série norueguesa “Skam”, a intolerância religiosa é abordada entre os personagens, que devido a construção de uma sociedade preconceituosa, perpetuam falas discriminatórias sobre o islamismo. Fora da ficção, no Brasil […]” e então você poderia expor a sua linha de raciocínio sobre essa questão dentro do Brasil.
Outra dica é não utilizar de dados dos textos apoiadores como repertório único. Eles não são considerados repertorios válidos e só devem ser utilizados como apoio, sempre traga uma alusão nova.
Na sua introdução, o pensamento de Strauss está vago e não conversa muito com o seu texto. Outra dica, seria a organização dos seus repertorios, na introdução é sempre interessante trazer repertorios culturais, como a série Skam, ja no primeiro paragrafo de argumentação traga um repertório mais fraco, caso lhe fuja a mente alguma alusão mais elaborada, como você trouxe Strauss, e no segundo de desenvolvimento traga um repertório mais forte, como um artigo da constituição, por exemplo. (Veja o artigo 5º e 6º).
Na conclusão, ao citar o agente, não se faz necessário dizer o Estado E o Ministério Público E o de segurança, basta apenas um Ministério. Pense sempre:
Agente, que realmente possa fazer algo
Ação, que deve ser um verbo que AFIRME
Modo, que deve ser claro e válido (projeto – como? De que maneira vai acontecer? O que será desenvolvido?)
Efeito, sempre mostre as consequências caso a ação seja posta em prática.
No inicio da conclusão faça uma retomada da tese, para deixar o texto fluído.
Continue praticando, tudo é treino, você tem um ótimo potencial!