Desde a Grécia Antiga, os esportes causavam grande visibilidade e admiração, porém, somente homens eram permitidos de participar. Todavia, nos dias atuais, o campo de inclusão nos jogos é crescente, permitindo assim, a presença de mulheres e deficiente físicos. Visto que, muitas cidades não apresentam estrutura de ensino ou visam apenas em um desporto, o futebol. A valorização dos demais esportes e a preparação de praticantes é de suma importância.
Ademais, de acordo com o COI, existem certa de 35.000 esportes catalogados pelo mundo, sendo futebol o mais praticado. Com isso, a visibilidade é bastante limitada para os desportos com menos praticantes, impossibilitando a ingressão de pessoas com interesse no mesmo, pois, geralmente não é priorizado em certas regiões.
Certamente, a baixa amplitude gera menos interesse para jogadores ou treinadores, sabendo que muitos sonham em ter titulo profissional, por consequência, diminui o preparo para certos esportes. A prática garante um melhor resultado para quaisquer praticante. Contudo, a abertura para novas experiências, aumenta a visibilidade para com o cenário esportivo.
Em suma, é necessário que o Ministério da Cidadania, órgão responsável pela Politica Nacional do Esporte, juntamente com o Ministério da Educação, organizem palestras através da mídia, em redes sociais e programas televisionados, informando a população acerca dos variados esportes existentes, para gerar maior interesse sobre os demais desportos. Bem como, a criação de ginásios poliesportivos com mais profissionais e materiais, para uma maior diversidade de esportes.
Se possível, deixem nota de acordo com as competências do ENEM :)
VictorHLB
INTRODUÇÃO: *”o campo de inclusão” de que/quem? Jovens,crianças,…(Sociedade) ?
*”permitindo a presença”, como assim as mulheres e def. ainda não estavam presentes ,em outras palavras ,não estavam no lugar ? eles só não praticavam, logo, algo como: “permitindo a participação/prática” , caberia melhor entendeu? Cuidado!
*”visto que” ?, como oposição á situação anterior, conectivos como “No entanto” ou “Porém” , seriam mais adequados
*”não apresentam estrutura de ensino”, com o quê? vários tipos de esportes? variabilidade esportiva?…
*”visam em apenas um” , não é algo muito compreensível , talvez “priorizam apenas um” seria melhor e mais claro , demonstrando a desigualdade
*Faltou algum conectivo para concluir ! NOTA:60
DESENVOLVIMENTO 01:
*Faltou o tópico frasal, sendo a partir dele que exemplificamos a causa geral . apontamos dados e contextualizamos!(Base)Veja isso!
*”a visibilidade”, de que/quem? dos outros esportes? “dos demais esportes”?…
*”Ingressão de pessoas”, aqui você disse pessoas, boa! mas e se fosse “Inclusão social” ou seja “inclusão de adultos,idosos…” dando para dizer várias coisas em algo só ^
*”,impossibilitando a ingressão”, aqui é visível a falta de um conectivo no inicio , tipo “,Dessa forma , Impossibilitando a ingressão” , como uma continuidade da causa
*”interesse no mesmo”, faz entender que é o futebol , no entanto , algo como “interesse nos ademais desportos(esportes)” daria para compreender NOTA:80
DESENVOLVIMENTO 02: *Tópico frasal? Obs: geralmente é 1 ou 2 linhas no início dando ênfase á causa(d1) ou consequência(d2) , dá uma olhada!
*Onde está o argumento(dado,citação…)para demonstrar a consequência(Tópico frasal)?
*”a baixa amplitude”, de que/quem? e ,além disso, não está muito fácil de entendimento, talvez “a baixa prática” ou “ultilização” ou somente “uso” , seriam mais diretos
*”muitos sonham em ter título profissional”, em que? no futebol? mas o futebol é um argumento que está no D1 , não neste
*”.A prática”,? como oposição á situação anterior, conectivos como “Contudo” ou “Entretando” caberia antes da frase
*”Contudo, a abertura para novas experiências, aumenta a visibilidade para com o cenário esportivo.” ,isso é uma solução ,não consequência NOTA:60
PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: *Na conclusão ,é necessário escrever como se fosse contrariar o cenário/citação… da introdução, de tal forma que resolvesse o problema de antigamente , por exemplo! Veja que isso existe no final da proposta NOTA: 160 RESUMO: As palavras não estão fluindo muito bem , tente encaixar frases mais claras e objetivas para que qualquer um possa entender , ler e interpretar de maneira fácil e rápida , seguindo o esquema de um texto dissertativo-argumentativo, e principalmente concerte as partes da redação , como o tópico frasal por exemplo que não existe…prática e fé!
*obs: Demorei 3:30 H :] Boa sorte
Giulianna
Oii, linda. Tudo nem?
Então, percebi que você tem muitas ideias acerca do tema, mas elas estão espalhadas no texto e pouco contextualizadas. Também não consegui identificar sua tese na introdução.
Acredito que pode ser trabalhado mais seu desenvolvimento 1 e 2. Adorei sua conclusão, com as intervenções bem detalhadas
C1: 120
C2: 120
C3: 120
C4:120
C5: 160