Na série,” A mistério sociedade Benedith”, retrata-se a história de três crianças que descobrem que em uma escola, através de alguns receptores, é mensagens subliminares por meio da televisão, e essas mensagens induzem as pessoas a comprarem os produtos. Neste sentido, apesar de ser uma ficção, retrata a realidade de muitas pessoas que por conta da sua falta de informação, fornece seus dados pessoais a várias redes sociais, fazendo com que o algoritmo passe a mudar seu modo de pensar. Dessa maneira, necessária análise concreta da problemática, com ênfase na evolução tecnológica e na banalidade, as quais trazem contornos específicos ao mal-estar da Sociedade.
Sob esse viés, urge citar as evoluções tecnológicas como promotoras esse problema. Segundo Steve Jobs, ” É a tecnologia que move o mundo”. Seguindo essa linha de raciocínio, percebe-se que a tecnologia portou muitas inovações para o corpo social, mas também trouxe os algoritmos que filtram os gostos das pessoas, constrói um universo cultural que se adéqua a ela, ou seja, ele manipula informações do indivíduo, com o intuito de moldar seu modo de pensar, fazendo com que ele veja o produto e sinta a necessidade de comprá-lo por exemplo. Logo, percebe-se que essa ausência de debate, faz com quem muitos indivíduos percam a ciência de que seus dados são manipulados constantemente , e assim formando uma sociedade polonizada.
Outrossim, pode-se citar a banalidade como promotor desse óbice. De acordo com Hannah Arendt, em sua teoria de ” banalidade do mal”, defende que há uma banalização nas titudes hóstis. Partindo desse pressuposto, nota-se que há uma relação quando se é abordado a influência dos algoritmos na vida das pessoas, visto que, apesar de circular alertas sobre os riscos de se colocar informações pessoais em redes sociais, ou sites desconhecidos, muitas pessoas não dão importância ,e passam a maior parte do tempo sendo controlados por um algoritmo e nem percebe, de tal modo que, são induzidos a comportamento errôneo, assim resultando em uma disfunção social.
Em vista disso,percebe-se que medidas devem ser tomadas, já que resultam em uma polarização social. A partir disso, o Ministério de Cidadania, por meio da TV Nacional, deve transmitir campanhas que informem os perigos da Internet, com a finalidade que a casos como esse diminuam consideravelmente. Assim ,a realidade vista em A misteriosa sociedade Benedith ficará restrita a ficção.
PowerValdez
Eu não vou dar nota porque estou retomando os estudos de redação recentemente.
Geralmente eu avalio redação parágrafo por parágrafo, mas nesse caso acho que só vou apontar umas coisinhas porque achei sua redação quase perfeita. Tirando eles, achei a redação perfeita, e os argumentos foram MUITO bem construidos. Parabens!
* Na proposta de intervenção faltou o detalhamento, então só seriam 160 pontos da C5
* Tem alguns erros de português que atrapalharam um pouco a leitura do texto e acho que da formação de alguns parágrafos.
AlisonRoberto
C1=120 Há vários erros de concordância que prejudicam a leitura do texto, além de erros de vírgula, letra maiúscula/minúscula e outros…
C2=200 Três repertórios. Principalmente o da introdução, que é retomado no fim da conclusão, já garante os 200 pontos, tendo em vista que o tema foi abordado razoavelmente bem e o texto é, de fato, dissertativo-argumentativo
C3= 160 Alguns erros da C1 prejudicaram o sentido de alguns períodos do texto, e fora a isso algumas estruturas não foram bem desenvolvidas, por exemplo, a ausência de debate, que foi citada no D1, mas não foi explicada.
C4=200 Há um uso variado de mecanismos coesivos durante todo o texto, além disso não há repetição próxima de palavras/estruturas.
C5=160 Na P.I, Tem-se a presença do agente, da ação, da finalidade, do meio, porém não tem o detalhamento.
Nota: 840