O livro “1984”, de George Orwell, traz a visão de um mundo totalitário, onde uma das ferramentas do governo é a de criar uma nova língua que possua menos palavras, o “novidioma’, com o intuito de induzir e limitar o pensameto humano. Fora da obra literária também há essa tentativa de manipulação de opnião, a encontramos no meio jornalístico, através das escolhas das imagens e palavras utilizadas nos meios de comunicação.
Primeiramente podemos notar a forma como a grande mídia faz uso desse método, por exemplo, o jornal “Folha de S. Paulo”, que em uma das suas manchetes fez uso da palavra “despiora”, ao se referir a melhora do cenário econômico brasileiro, ficando nítido a recusa de admitir o avanço no aspecto financeiro do país. Esse comportamento atinge o leitor na forma de interpretação do texto, no caso citado a intenção é de associar a economia a algo que ficou menos pior, e não a algo que melhorou.
Além disso, a seleção das imagens usadas em uma notícia também influencia a forma como as pessoas irão a receber. Corriqueiramente econtramos esse recurso sendo usado pelos veículos de comunicação ao se referirem a assuntos que não concordam. Como no jornal ”Estadão”, que principalmente ao escrever sobre o atual presidente, utiliza de fotos com más angulações no objetivo de causar uma má impressão ao governante da república, que não partilha da mesma linha de raciocínio da imprensa.
Portanto, chegamos a conclusão de que a grande mídia se apropria destes recuros, para induzir aos que mantêm contato a certo tipo de pensamento, da mesma forma que no livro “1984”. O que se deve fazer é diversificar as fontes pelo qual se obtem informações e não ser passivo a primeira notícia que presenciar. Já aos meios de comunicação cabe selecionar melhor os seus profissionais e constantemente examinar se a imparcialidade esta sendo exercida.
Nathy_SantosIniciante
A influência das linguagens usadas pela mídia
Compartilhar
Lelê_ttccia
Na conclusão, mostre quem pode fazer isso e colaborar (AGENTE), por meio de que? (MEIO), com efeito de causar o que? (EFEITO), e detalhe a forma como vai acontecer, inclua alguma coisa.
E outra, estude ortografia, apronfunde os argumentos, saiba o que cada competência ENEM exige. Expresse melhor a sua tese, sua opinião sobre determinado assunto.
MelissaBraz
Olá, tudo bem? Aqui está a minha nota para a sua redação:
C1 – 140 (estude gramática)
C2 – 140 (melhore o repertório com o tema, cite o tema na introdução e conclusão no mínimo)
C3 – 140 (eu achei fraca a argumentação, argumente e seja mais crítica, ponha mais explicações!)
C4 – 120 (melhore nos conectivos, use mais deles. Isso é achismo meu)
C5 – 80 ( só tem a “ação” na proposta de intervenção. Cadê os outros elementos?)
Nota final: 620
Scarlet123
Olá, tudo bem? Aqui está a minha nota para a sua redação:
C1: 120 pontos
C2: 80 pontos (Desenvolva melhor os dois argumentos)
C3: 80 pontos (O segundo argumento é redundante)
C4: 120 pontos (Falta colocar elementos coesivos dentro dos parágrafos)
C5: 40 pontos ( A proposta de intervenção está incompleta, só apresenta 1 elemento)
Lembrete: escrava o verbo na terceira pessoa, no segundo parágrafo do seu texto você escreveu “podemos” em vez de “pode-se”.
Dica: Estude as competências da redação do ENEM.
Bagheera
Opa
VOU TE CORRIGIR DE ACORDO COM AS NORMAS DO ENEM
Primeiro, se voce ta procurando um erro na conclusão, certamente é a proposta de intervenção que está incompleta (Ação,agente,meio e finalidade) so consigo identificar a ação.
Tente manter o mais explicita possivel a sua opnião
Erros ortográficos:
“trás” Substitua por traz.
“no meio jornalistico” acento no “i”
“economico” econômico
“atrávez” através
“Portanto chegamos” Esta conjugação deve ser separada por vírgulas.
entre outras, mas so recomendo mais atenção e praticar prestando atenção na
acentuação e o uso de S e Z e SS e SC
Boa sorte bons estudos!
Nathy_Santos
Sinto que tem alguma coisa de errado na minha redação, acho que é no parágrafo de conclusão, mas não to conseguindo desifrar, me ajudem!! ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………