Com o desenvolvimento da escrita e da comunicação codificada que criada para a organizar como criação do alfabeto fenício, muito importante para esta sociedade em sua época e para o mundo, assim como códigos indo-arábico “ bebem da mesma fonte”, sendo que ambos passou por várias mudanças e influências. Assim como, a forma em que nos comunicamos esta em processo de transformação constante, aliado a tecnologia que a pesar de trazer algo de bom como a rapidez, instantaneidade e praticidade . No entanto quando não se tem uso correto, se torna algo prejudicial, como consumo de tempo, nem tão raramente veiculo de disseminação de ódio e violência”.
Em primeira análise, não tem como negar que transformações ocorreram nas relações humanas na comunicação, com suas criações como Facebook, Whatsapp entre outros, sendo assim causando mudando a forma de linguagem com uso de abreviações e gírias, não sendo o correto na ótica gramática como “vc”, “blz”, “tbt” entre outros. Sendo refletido na educação, porque não se tem muito uso da escrita correta nestas tecnologias e acabam fazendo parte da forma que nos expressamos escrita mente , não havendo separação entre comunicação virtual e a real, causando prejuízos na educação. E também nas relações humanas com manipulação de ideologias e influencia de massa seja por noticias falsas ou propagandas de produtos.
Outro sim, é a grande quantidade de tempo que se passa nas redes sociais e na web momento este que poderia esta sendo usado para outro fins mais produtivos como cuidar da saúde com praticar de algum exercício fisico, ou estudar mais, ler um livro em fim. Segundo “Os dados do relatório de 2018 Global Digital”, da We Are Social e da Hootsuite o brasileiro passa mais de 3 horas e meio nas redes sociais, sendo que no total são 9 horas navegando na internet, algo muito acima da média mundial, ou seja, muito tempo diário perdido respectivamente mudando a rotina social de relação com a realidade em si. Ademais, a violência praticada nestas ferramentas de socialização e empoderamento se tornam armas na mão de criminosos vem a difundir o idio, preconceito e bullyn, algo repudiado em sociedade concreta e que deve ser na virtual também.
Conclui-se que, a tecnologia esta provocando uma mudança na sociedade e nas comunicação e a sociedade não saber usa-lá de modo produtivo provocando prejuízo para si, e outrora sendo veiculo de mazelas sociais, como tal devem ser mudados pelo governo e sociedade por meio de palestras de uso correto destas tecnologias em sala de aula para que se beneficie destas ferramentas no âmbito educativo, e criação de projetos sociais e propagandas na própria e no âmbito escolar e comunitário redes de internet educando os dicadões sobre uso correto e não divulgação de ódio e violência relevando seu caráter de crime mesmo que em meio virtual, para que se tenha o melhor uso.
Vanessamelo06
Com base na correção do enem
Competência 1 = demonstrar domínio da norma culta:
Não senti um bom domínio da norma culta. Pude observar alguns erros graves, principalmente na pontuação. Nota: 80
Competência 2 = Compreensão da proposta:
Acredito que teve uma boa compreensão da proposta, apesar de achar um pouco confusa, talvez devido a organização dos argumentos. Nota: 160
Competência 3 = Selecionar, relacionar argumentos:
No geral seu texto possui bons argumentos, mas há grandes problemas relacionados a coesão entre eles. Acredito que eles ficaram mal organizados. Nota:120
Competência 4 = Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação:
Apesar da má organização dos argumentos, pôde-se notar um amplo conhecimento e pesquisa sobre o assunto para que a redação pudesse ser escrita. Nota:160
Competência 5 = Elaboração da proposta de solução para o problema:
Achei sua proposta muito detalhada, mas pouco coerente. Foram muitos elementos citados que acabaram deixando-a confusa. Nota:120
PONTUAÇÃO: 640
nattatanan
Então; cuidado com a coesão textual. Há alguns erros- corriqueiros, que pesam na correção e podem tirar seus pontos, cuidado com eles. Ex: “codificada que criada para a organizar “
Correção: “… O desenvolvimento da escrita e da comunicação codificada, criada com o objetivo da alfabetização fenícia”.
Outra observação é que sua introdução está prolixa e não possui uma tese clara.
2- Os erros estão constantes; cuidado, porque além dos erros ortográficos, há muitos erros de concordância e de pontuação!
3- A princípio o seu D1 está muito bem desenvolvido e argumentando. Você apresenta dados, argumentos, e não fuje do tema. Acredito que você, no Enem tiraria uns 650 pontos. Tente se organizar melhor, assista alguns vídeos e cuidados com esses erros “bobos” que pesam muito. Abraço e sucesso!!!!