Estudante

A INCLUSÃO SOCIAL DO DEFICIENTE FÍSICO EM QUESTÃO NO BRASIL

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Em Roma e Esparta as pessoas que nascessem com algum aspecto físico diferente, eram excluídos e desrespeitados, bem como poderiam ser mortos pelos pais. Conquanto, hodiernamente, as pessoas com deficiências (PcD) enfrentam diversas dificuldades e irrespeito, assemelhando-se à essas civilizações antigas, o que atua contra a inclusão social desses sujeitos no Brasil. Nesse viés, é evidente que esses cidadãos enfrentam diversas óbices, o qual ocorre devido à acessibilidade dificultada e ao preconceito.

A princípio, à acessibilidade para esse grupo não é ofertada de maneira adequada, condescendendo com a continuidade da problemática. A partir desse prisma, surge a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), com intuito de assegurar cidadania plena e melhorar o acesso desse público às diferentes esferas sociais. Entretanto, à acessibilidade não é realidade frequente no país, resultado, em parte, do desconhecimento do Estatuto da Pessoa com deficiência pela coletividade. Por conseguinte, as PcD continuam enfrentando vários impasses para locomobilidade e inclusão.

Em soma, outro fator que impede a integração dessa população, é o preconceito e a dificuldade de aceitar as diferenças. Nessa perspectiva, Zygmunt Bauman, no conceito de Modernidade Líquida, relata que as relações atuais são fluidas, imediatistas e individualistas. Como consequência desse modelo de organização social, surge a arduidade na inclusão de minorias e favorecimento de preconceitos. Sendo assim, é essencial que a sociedade possua conhecimento das características dessa temática, a fim de eliminar a intolerância e ignorância. Adicionalmente, é imprescindível a atuação da esfera educacional na problemática.

Infere-se, portanto, que as pessoas com deficiência enfrentam diversos empecilhos, ocasionado, também, pelo desconhecimento dos aspectos que circundam o tema. Dessa forma, para que os desafios sejam superados e esse grupo possa ser respeitado, urge que o Ministério da Educação (MEC), juntamente às escolas, difundirem as informações sobre a LBI, expliquem as dificuldades, mostrem os direitos e como melhorar a acessibilidade para esse grupo. Ademais, será executado através de campanhas nas mídias televisivas, redes sociais do MEC e na escola, com participação das PcD, relatando como é o dia a dia e os entraves. Assim, o respeito a eles será algo factível e distante dos ideais de Roma e Esparta.

Atribuam nota por competência… Valeuu♡

CORRIJAM MINHAS DUAS REDAÇÕES QUE ANTECEDEM ESSA, POR FAVOR. ME AJUDARIA MUITO… CORRIJO DE VOLTA!    ABRAÇO!!!

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4 Correções

  1. Boa noite, você deve se atentar nos seguintes pontos:
    1- Erros de ortografia: “irrespeito”- desrespeito, “condescendendo”- coincidindo.
    2- Concordância de gênero e utilização da vírgula, no primeiro parágrafo o correto é “As pessoas que nascessem com algum aspecto físico diferente eram excluídAs…”
    3- No segundo parágrafo seria interessante utilizar algum dado que exemplifique a quantidade de pessoas com deficiência que não possuem esse acesso.
    4- Cuidado ao contextualizar a modernidade líquida, alguns professores de redação já me falaram que é um conceito muito batido e pouco diversificado, principalmente quando não está bem adequado ao tema, no terceiro parágrafo não ficou bem claro a relação dessa citação com o tema.
    5- No terceiro parágrafo eu acredito que a frase final, em que fala-se sobre a atuação da esfera educacional, ficaria melhor na conclusão, lembre-se que é necessário deixar a marca de autoria nos parágrafos, ou seja, a sua opinião sobre o assunto.
    6- A sua proposta de intervenção possui agente, ação(o que irá ser feito) e efeito, mas não há o modo(como isso irá ser feito) e um detalhamento da primeira proposta. O mesmo ocorre na segunda proposta, faltando ainda o efeito(como aquilo produzirá uma mudança).
    7- No último parágrafo o correto é “,ocasionado também,”.
    C1- língua portuguesa(160)- devido a erros de ortografia e pontuação.
    C2- abordagem/gênero(160)- apresenta bom repertório sociocultural mas necessita de argumentos mais consistentes para se enquadrar no texto dissertativo-argumentativo.
    C3- defesa/coerência(140)- senti falta de alguns dados para exemplificar a argumentação e indícios de autoria no terceiro parágrafo.
    C4- coesão e articulação(200)- a utilização de conectivos e a articulação entre os parágrafos está muito boa.
    C5- proposta de intervenção(100)- pois falta o modo de como a ação irá ocorrer, os efeitos que ela irá causar na sociedade e um detalhamento de como isso irá ocorrer, sugiro responder as perguntas mentalmente para organizar e colocar no texto.
    Nota final: 760. Gostei muito da utilização dos conectivos, o repertório sociocultural ficou muito bom, a tese ficou bem explícita, a estrutura da conclusão ficou muito boa, parabéns!
    Obs.: Vou roubar algumas dessa palavras “difíceis” para as minhas redações haha.

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  2. Oiiie! Eu não sou muito boa em correção,mas vamos lá!
    C1: 160 pontos
    C2: 200 pontos
    C3:160 pontos
    C4: 160 pontos
    C5: 120 pontos
    Total : 800 pontos
    A conclusão está faltando alguns requisitos tente ver e refazer essa parte, tente ver outras redações para ter como exemplo e base. Pode ajudar você a elaborar mais.
    Mas continue tentando!

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  3. oie!
    espero lhe ajudar,sou estudante como vc e vou avaliar segundo o meu conhecimento
    segue as competncias
    C1:160 pontos
    C2:200 pontos
    C3:160 pontos
    C4:120 pontos
    C5: 120 pontos
    TOTAL:760 pontos
    Obs: então,sua redação está muito boa,apesar que estranhei um poouco a maneira como vc expressou a primeira alusão,mas amei a da Bauman,e a oeganização está boa.O problema maior na minha opinião está na conclusão,notei apenas 3 elementos dos 5 requisitados,treine isso
    PS:mandou recado né kkkk,vou tentar corrigir as sua redações anteriores,mas cumpra sua parte tbm,e por fim não desista de tentar,estude até conquistar suas metas!

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