Iniciante

A inclusão do hábito de leitura entre os jovens

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Na Grécia antiga, a busca pelo conhecimento era de suma importância, por isso, Platão fundou a Primeira Academia de Letras em Atenas. Distante do pensamento platônico, no Brasil, a educação e o interesse por leitura são subestimados e encontram-se em um estado deplorável. Portanto, no que se refere ao hábito de leitura, faz-se necessário o incentivo à análise literária e redução do preço dos livros.

Em primeiro lugar, cabe analisar que segundo o IBOPE, o Brasil ocupa o 88° lugar no ranking mundial de educação. A ausência da análise literária acadêmica, induz os jovens à falta de dedicação aos estudos e o desinteresse pela sapiência.  Diante disso, o cenário educacional foge do idealizado e torna a cultura de leitura algo desgastante, distante da classificação de Paulo Freire, onde, ler é um ato de amor.

Ademais, na Idade Média, a posse de bons e quase todos os livros eram exclusivos para o Clero e a Nobreza feudal, pois, além do difícil acesso ao material, os preços eram altos e a baixa população encontrava-se em desigualdade. Não distante do século XV, o público rural e de baixa renda continuam com dificuldades na retenção da cultura escrita por seu alto valor e baixo alcance. Logo, tem aversão às obras, algo que nem lhes foi apresentado, porém, é julgado.

Portanto, para produzir maior incentivo à cultura escrita, é necessário que o Ministério da Educação invista em matérias obrigatórias de literatura com professores preparados didaticamente e materialmente, com feiras literárias para apresentar o estudado, e assim, diminuir o desinteresse juvenil. Paralelo a isso, com o intuito de melhorar a consecução das letras, a Mídia deve promover a divulgação dos livros por propagandas nas redes  e sorteios, a fim de melhorar o valor dos livros e expandir a leitura como no pensamento platônico.

obs: peço que a redação seja corrigida com uma nota simbólica

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1 Correção

  1. Competência I: Em “[…]Era de suma importância, por isso, Platão..” era mais adequado encerrar a oração e iniciar outra depois de “Importância.
    No segundo parágrafo em “[…]Análise literária acadêmica, induz os jovens..” Houve um desvio de acentuação novamente pois não se deve separar verbo do sujeito. Houve um erro também ao entrecortar o advérbio “onde” com vírgulas.

    Competência II: A compreensão temática foi boa, mas senti que reteu-se muito à prática de estudo da literatura e também ficou muito no academicismo. Ler é algo que transcende o academicismo. Poderia-se ter falado mais sobre os processos para a inclusão de prática de leitura, como a alfabetização, uma vez que citou-se um prestigiado pedagogo e também foi falado sobre a sociedade rural. As vezes não é só falta de interesse em ler, pode ser também falta de oportunidade (Eu sei que isso foi citado no seu texto, só tô reiterando kkj)

    Competência III: O repertório cultural, com base em dados estatísticos e fatos históricos foi muito bom, mas senti falta da citação de obras literárias ou cinematográficas. Assim seria até interessante a metassíntese argumentativa.

    Competência IV: A estrutura textual bem como a utilização dos recursos coesivos foram bem aplicados.

    Competência V: “Ministerio da educação.. E Cultura” faltou uma parte do nome do ministério. Quanto à obrigatoriedade do Ensino de disciplinas de literatura.. Isso já não ocorre? Senti um pouco vaga a proposta de intervenção de forma geral

    I – 160
    II – 160
    III – 120
    IV – 120
    V – 120

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