Na primeira temporada da telenovela Verdades Secretas um dos focos da trama é a vida da modelo Larissa, que cai nas drogas e perde sua carreira de sucesso. O drama mostra como foi difícil a saída da personagem desse ambiente hostil e reinsserção na sociedade, visto que o estigma associado ao seu passado a prejudicava diante das outras pessoas. Análogo a isso, na vida real os ex-detentos sofrem do mesmo descrédito social o que os impede de ingressar no mercado de trabalho e ter uma vida normal após o cumprimento de suas penas. Dessa visão negativa, despreende-se que a falta de programas de ressocialização dos indivíduos dentro dos presídios e o preconceito conjunto da exclusão social são fatores que impedem a problemática de ser resolvida.
Em primeira análise, nota-se que um dos maiores problemas do sistema carcerário hoje em dia é tratar o indivíduo somente como um criminoso, incapaz de viver na sociedade e não pensar que para crimes leves em dois ou cinco anos ele estará de novo nas ruas e poderá escolher entre continuar sendo bandido ou recomeçar. Segundo o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa pela qual se pode mudar o mundo”, diante dessa idea percebe-se que a escassez de programas penitenciários para reeducação dos presos e falta de parceria com empresas buscando abertura nos mercados para o detento corrobora a sua volta para o crime.
Em segundo plano, o prejulgamento das pessoas censura os ex-detentos e nega espaço no mercado de trabalho. Em virtude disso vê-se muitos casos onde os egressos saem com a intenção de mudar de vida, realizam diversas entrevistas de emprego mas não obtém resultados, essa barreira gerada pelo preconceito acaba os levando a voltar para o crime em busca de conseguir sustentar suas famílias, ou mesmo pela necessidade de estar em um grupo onde é aceito. O educador brasileiro Paulo Freire em uma de suas frases pontua que mudar é difícil, mas é possível, a exemplo disso identifica-se que a quebra dos paradigmas sociais sobre os ex-detentos podem ajudá-los na inserção no mercado de trabalho e mudança de vida.
Portanto, urge que o Governo e 0 Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) realizem mudanças no sistema prisional brasileiro, através de leis, programas de reeducação social e parceria com empresas. Os programas devem oferecer cursos, paletras para a sociedadde sobre o tema, e as leis devem promover a inserção dos detentos em empresas parceiras, para que ao sair do cárcere tenham oportunidades no mercado de trabalho. Assim sendo, com o esforço conjunto da população o impasse será ultrapassado.
VitorSilva014
Olá, sou novo nesse meio mas irei opinar com base nos meus conhecimentos.
C1: 140 – teve alguns erros ortográficos e eu optaria por usar outras palavras que deixariam a redação mais leve.
C2: 160 – o texto está bem organizado, mas acho que teve fuga do tema.
C3: 160 – defendeu seu ponto de vista mas acho que não organizou as informações muito bem.
C4: 200 – gostei, usou bastante conectivos.
C5: 190 – proposta de intervenção boa. usou os elementos necessários mas poderia ter desenvolvido melhor, ter sido mais especifica.
RESULTADO: 850 Parabéns, está no caminho certo. Estude melhor os repertórios e o 1000 vem fácil.
Ema.nuelly
Gostei da sua redação vou te listar os pontos que acredito que podem te prejudicar (sempre me prejudicam) a chegar nos 900+:
Seu repertório cultural é desconexo com o tema, ou seja, como a amiga disse acima “o que Nelson Mandela tem haver com ex-detentos?”, Paulo Freire também não coube ai (caberia em uma redação com temática educacional tranquilamente), como é um tema com problemática de políticas sociais você poderia usar Celso Furtado ele tem ideias interessantíssimos sobre problemas sociais brasileiros.
Você também tem alguns desvios gramaticais, 2 na mesma linha inclusive, que podem te prejudicar (minha dor de cabeça é gramática também kkkk) porque os corretores permitem 1 ou outro desvio, mas chega um momento que eles tiram muito ponto!
Por fim, sua conclusão é confusa, as leis que resguardam detentos e exs já existem, o ideal seria investir em fiscalizar sua efetivação! Seu ponto sobre fechar acordos com empresas para ajudar na ressocialização é muito boa, só precisa ser melhor exposta, por exemplo: o que a empresa ganharia em troca para contratar essas pessoas? isenção/desconto em impostos? divulgação gratuita? é interessante que o acordo seja positivo para ambas as partes.
É isto, estude tópicos (educação, tecnologia, saúde, desigualdades…) para redação é melhor que estudar temas, boa sorte!
Nayana Suellen
Olá! Primeiramente não sou profissional em correções, portanto, perdoe-me qualquer erro.
Adorei sua redação! Mas, alguns conselhos que quero dar para aumentar ainda mais sua nota:
Relacione o repertório com o argumento do primeiro parágrafo. Se pergunte “o que a fala de Nelson Mandela tem a ver com a situação dos ex-presidiários?”
“Em virtude disso,” – segundo parágrafo. Sempre use vírgulas após conectivos.
Dê uma atenção aos conectivos.
Notas:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200
Total: 920
juscenilda
Letícia primeiramente quero parabeniza-la pela texto dissertativo, gostei da estrutura dos parágrafos e da temática elaborada ,
achei que usou bem os conectivos;
usou um bom repertório;
consegui visualizar o seu encaminhamento argumentativo
achei que contextualizou bem o tema
na maioria dos textos não consigo identificar a tese, mas a sua consegui perceber de forma bem clara,
só na conclusão que não consegui vê a FINALIDADE, MODO/MEIO e DETALHAMENTO. restante ficou muito bom!!! parabéns