A inclusão de deficientes físicos no Brasil

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Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, há a retratação de uma sociedade perfeita, na qual essa se padroniza pela ausência de problemas. Contudo, ao observar a realidade, nota-se que o exposto de More apresenta um equívoco, uma vez que as dificuldades para incluir pessoas com limitações físicas no Brasil são barreiras para efetivar o plano do autor. Dessa maneira, em razão do negligenciamento midiático e de uma lacuna escolar, emerge uma triste realidade, que necessita ser solucionada.

Primordialmente, faz-se mister citar o silenciamento da mídia como sendo um fator fomentador da problemática. Segundo o sociólogo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser mecanismo de democracia não deve ser convertido em instrumento de opressão. Nesse viés, é possível notar que a mídia, geralmente, um vê, de promover debates que elevem o nível de informação da população, colabora com a propagação do problema, já que a omissão dos meios comunicativos a respeito da inclusão de pessoas com limitações físicas ocasiona a falta de conhecimento da sociedade sobre esse conflito, dificultando sua resolução. Diante do exposto, é notório que essa postura é prejudicial.

Ademais, a questão encontra forma de expansão na base educacional lacunar. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Nessa perspectiva, se há um problema social, há como raíz uma lacuna no âmbito escolar. No que tange à inclusão de deficientes físicos, verifica-se uma latente influência dessa causa, pois a escola não tem cumprido com o seu papel no sentido de prevenir e reverter o problema, visto que não tem apresentado esse conteúdo às salas de aula. Desse modo, a educação precária perpetua essa falta de inclusão na conjuntura social brasileira.

Portanto, a fim de mitigar os efeitos desse fato, medidas devem existir. Para isso, urge que o Ministério da Cidadania efetue palestras com a presença de fisioterapeutas, bem como entrevistas com portadores de deficiência física. Tais ações devem ser transmitidas via “web” e publicadas nas redes sociais do órgão supracitado, objetivando alcançar um maior público e trazer mais lucidez acerca da inclusão de pessoas com limitações físicas no Brasil. Assim sendo, talvez, seja promulgado o plano proposto por Thomas More.

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0 Correções

  1. Sua introdução está muito bem apresentada e estruturada mostrando os argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes. Seus desenvolvimentos estão igualmente expositivos e argumentativos, parabéns!
    Atente-se na conclusão, procure deixar o modo utlizando “através de…”, explicite o seu detalhamento também. Sua redação está excelente
    c1: 200 c2: 200 c3: 180 c4: 180 c5: 160
    NOTA FINAL: 920

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  2. Dicas:
    – procure sinônimos ou saiba abordar determinas palavras ou frases de uma outra forma que tenha o mesmo sentido de como vc abordou repetidamente no texto.
    – vc repetiu mais de uma vez as palavras (as vezes num mesmo parágrafo) mídia, lacuna, escolar, limitações físicas, educação, realidade, não,
    – não utilize a palavras tais, pois ela apresenta traços da coloquialidade.
    – tome cuidado com o uso de rimas (ão), pois elas não estão contidas no modelo de texto dissertativo argumentativo do enem, não é poesia, nem poema. Vc fez isso nesse aqui:
    Nesse viés, é possível notar que a mídia, geralmente, um vê, de promover debates que elevem o nível de informação da população, colabora com a propagação do problema, já que a omissão dos meios comunicativos a respeito da inclusão de pessoas com limitações físicas ocasiona a falta de conhecimento da sociedade sobre esse conflito, dificultando sua resolução.
    – falta opinião nos seus parágrafos, a forma como vc a aborda é muito curta e falta mais um pouco dela.
    ex:
    “Diante do exposto, é notório que essa postura é prejudicial.”
    seu texto está ótimo, mas pra ficar perfeito, siga essas dicas.

    Notas:
    C1- 160
    C2- 150
    C3- 170
    C4- 200
    C5- 180
    TOTAL: 850

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  3. Olá DaniBarros
    Bom, corrigirei sua redação via “Google Docs” e enviarei o link para que você consiga ver a minha correção detalhada.
    Lembrando que não sou nenhum profissional,
    Espero que goste, qualquer coisa pode mandar msg.
    C1-160 A C1 avalia gramática. Sua gramática é muito boa, porém apresenta mais de 2 desvios, sendo assim: 160, nível 4.
    .
    C2-200 A C2 avalia repertório, tipo textual e tema. Você desenvolve sua argumentação com um ótimo repertório e não desvia do tema, além de apresentar um excelente domínio da dissertação argumentativa.
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    C3- 160 A C3 avalia organização, plano de texto e argumentação. Você possui uma ótima organização e um ótimo plano de texto. Contudo o seu problema, desta vez, foi o erro de digitação, que me fez não entender o que você quis dizer.
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    C4- 200 Considere 180, pq sua redação está no limite para 1 200 kkkk. Bom uso dos conectivos, porém faltam existem algumas lacunas e repetições.
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    C5-200 Perfeita
    Nota: 920
    Nossa, desta vez subimos 40 pontos, se não fosse pelo erros de digitação seria 960 :D.
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    Link:
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    https://docs.google.com/document/d/1MdZIRENXXBDY5tr7Yv3BqhK5v-3ZUppO43zTeenG1DM/edit?usp=sharing

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  4. Competência 1: 200, atente-se para o fragmento “devem existir”, ele não está bem escrita.

    Competência 2: 180-200, Acho que a citação de Bourdieu está um pouco deslocada de seu sentido original.

    Competência 3: 200

    Competência 4:200

    Competência 5: 200

    *Essa foi uma das melhores que já vi, seja em sala de aula ou aqui na plataforma. Não consegui ver problemas, além dos citados que são bastante leves.

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