Regente

A importância dos museus para a preservação da memória social

  • 0

A mulher mais antiga das Américas foi perdida, Luzia o esqueleto de uma pessoa que estava no Museu Nacional durante o incêndio. A priori, o papel do museu é preserva o legado de povos, no entanto o descaso que ele vem sofrendo, evidentemente, não mostra sua real importância. Assim, se não começar a ser bem avaliado, tanto a perda histórica e cultural vão acontecer.

Antes de tudo é de suma relevância entender o prejuízo e a consequência da perca histórica. Sendo assim, um povo que, lamentavelmente, não valoriza as suas raízes, como o Brasil, recebe o prejuízo de ter seu maior museu queimado, o Museu Nacional, e por consequência mostra ao seus cidadãos que as lutas contra a escravidão, o fóssil da Luzia e a Carta da Independência Brasileira são coisas refutáveis.

Ademais, além do abandono da sua origens a identidade cultural também recebe essa negligencia. Segundo André Malraux, “a cultura, sob todas as formas de arte, amor e pensamento, através dos séculos, capacito o homem a ser menos escravo”. Nesse sentido, vê-se que a cultura é agente de separação, por conseguir definir as identidades dos  povos, e, quando as instituições que são responsáveis por armazenar essas informações são pouco apresentadas, pelos governantes às futuras gerações ocorre a perca da permanência cultural.

Diante dessa problemática medidas precisão ser adotadas. Dessa forma o Ministério da Cultura irá fazer um projeto chamado “As suas raízes”, que que introduzirá, por meio do MEC, aulas sobre a importância dos museus, uma palestra, por semestre, para discuti sobre quadros artísticos e retratar as dificuldades de obter alguns documento históricos. A fim de que esse indispensável prédio não se perca, sendo apagada pelo fogo.

Compartilhar

7 Correções

  1. é uma redação bem feita, articulada e que não foge do tema. Mas eu acho que você deveria se atentar a parte da introdução, deveria contextualizar mais o repertório com a tese central do tema. Além disso, voce também pode detalhar melhor a sua conclusão, interligando-a com o repertório usado no começo. Mas, no geral, uma redação bem equilibrada.

    Vamos as notas:
    Comp.1:200
    Comp.2: 180
    Comp.3:180
    Comp.4:160
    Comp.5:200

    Nota final: 820

    • 0
  2. A introdução poderia ter sido melhor desenvolvida dentro do contexto da perda dos artefatos históricos
    Mas o resto esta impecável.
    ……………………………
    …………………………..
    ………………………….
    …………………………………………
    …………………………

    • 0
  3. No começo da introdução, mencionar o repertório histórico causou dificuldade de interpretação de leitura e faltou a tese do problema, que é crucial para o projeto do texto no desenv.1 e 2 .
    O topico frasal do desenvolvimento 1 e 2 que é a ideia que vai propor ou refutar está excelente porém os argumentos precisam estar bem alinhadas e interligadas .
    Na conclusão deve conter a proposta de intervenção do que deve, no que necessita ser feito para conter o tema . É recomendável retornar o repertório histórico da introdução para finalizar a proposta da conclusão.

    • 0
  4. Excelente redação: Não fugiu do tema e apresentou falácias e políticas de prevenção.Realmente ficou ótima ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

    • 0
  5. COMPETÊNCIA 01 120
    COMPETÊNCIA 02 160
    COMPETÊNCIA 03 120
    COMPETÊNCIA 04 120
    COMPETÊNCIA 05 120
    Você pode desenvolver melhor a introdução, contextualize o tema e traga também a proposta de redação escrita com suas próprias palavras na introdução. Senti falta de articular a introdução com os parágrafos de desenvolvimento. Estude um pouquinho sobre os verbos e como utilizá-los no infinitivo. De modo geral estude um pouquinho mais de gramática e trabalhe a coesão e a coerência das partes do parágrafo e de todo o texto. Na conclusão especifique mais a intervenção fazendo perguntas como QUEM VAIS FAZER, COMO FAZER, DE QUE MODO, …No mais, gostei do seu repertório cultural e dos exemplos que trouxe. Não fugiu do tema. Parabéns!

    • 0
  6. Trouxe ótimos contextos e falácias que se adaptaram perfeitamente ao que estava proposto.
    Apenas atente-se à Gramática de algumas palavras.
    Ademais, ótimo texto, trazendo também propostas de intervenção, projetos que serão criados a favor da causa.

    • 0
  7. Excelente redação: Não fugiu do tema e apresentou falácias e políticas de prevenção.
    Só fique atento. Leia a redação novamente, pois repetiu palavras e algumas estão empregadas incorretamente.
    Outro ponto importante: fique atento as atualidades, esse esqueleto que citou no começo foi uma das peças que “sobreviveu” à tragédia.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.