Como já dizia Confúcio, “se queres prever o futuro, estuda o passado”. Os museus não são apenas um lugar atrativo, neles há cultura e muito conhecimento. Infelizmente os mesmos vem sendo esquecidos, observa-se que na atualidade há infinitos lugares para visitar, conhecer ou até mesmo para lazer, e os preciosos locais que preservam grande parte de nossa história são deixados de lado.
Primeiramente, é importante lembrar que os tais precisam de uma renda para manter o espaço funcionando e sem os visitantes isso não ocorre. Ademais, é fundamental apontar a ausência de influência midiática, como por exemplo os sucessos de bilheterias “Uma noite no Museu” 1, 2 e 3 que em forma de comédia, mostra as maravilhas que é o museu, dessa maneira despertando interesse nos telespectadores.
Outrossim, a falta de desejo e disposição da nova geração de jovens, onde boa parte nunca nem viu um museu é preocupante, afinal também é uma forma de aprendizado. É inadmissível que esse cenário continue a fluir e as chances de de cada vez mais deles acabarem continue a subir.
Portanto, para que isso não ocorra, medidas devem ser tomadas. Começando pelo ministério da cultura que com ajuda de órgãos federais devem levantar uma renda para manter o local ou fazer algo para que o torne mais atrativo e desperta maior interesse, como leilões, divulgações, um local mais chamativo visualmente… Outra maneira seria uma parceria do MinC com o MEC, assim levando as crianças e adolescentes até o museu por meio de passeios escolares, e até propor trabalhos avaliativos com o conhecimento adquirido na visita.
*Favor colocar a nota final da redação de acordo com sua opinião e se possível o valor de cada competência.*
leleticiafb
Oii, tudo bom? bem,
Na introdução seu repertório se encaixa muito bem ao tema, só acho que você deveria ter feito um link melhor entre ele e a problemática. Depois você apenas apresentou o problema, e apesar de ser possível de notar o seu posicionamento, você não expôs isso como uma tese clara e direta, se posicione com mais firmeza, o seu corretor deve ser convencido pelo seu ponto de vista, se vc não apresenta uma opinião, a que ele vai ser convencido?
No desenvolvimento temos alguns erros gramaticais e de sintaxe. Não escreva “como por exemplo”, isso é pleonasmo, é o mesmo que dizer que você vai ‘sair pra fora’, entende? Escreva ou só como, ou só por exemplo, e sempre entre vírgulas. Eu entendi sua argumentação, porém de novo, não está explícito, detalhe mais, cite a fonte do seu repertório, o corretor precisa ver se a informação sobre os filmes que você citou são verdadeiras.
No segundo parágrafo, eu achei muito boa a ideia de citar o desinteresse dos jovens, você poderia ter apresentado isso na sua introdução, tornaria seu texto mais linear, as ideias estariam melhor interligadas. Mas, reafirmo, seu desenvolvimento está carecendo de argumentos, escreva, detalhe, argumente e convença o leitor, apenas dizer que é inadmissível e expor fatos sem destrinchá-los não é uma argumentação forte.
Sua conclusão foi o melhor parágrafo do texto. Porém ela está incompleta (lembre, apresente: ação/agente/meio/detalhamento/finalidade). Nos agentes da outra intervenção, você não pode apenas escrever a abreviação do nome do órgão, o mec deve ser apresentado como Ministério da Educação, já o ministério da cultura, infelizmente, foi incorporado em outro ministério, logo, ele não existe mais. Senti falta da finalidade das suas intervenções e muita falta do detalhamento, fora isso, as ações foram bem escolhidas.
Competência 1: 120
Competência 2: 80
Competência 3: 120
Competência 4: 160
Competência 5: 160
*sou apenas uma estudante, não tenho domínio para aplicar notas, não confie fielmente nas notas dadas, apenas mentalize que o resultado seria aproximado e procure orientação com profissionais da área*