A temática a respeito da importância dos museus para a preservação da memória social tem sido amplamente discutida no contexto nacional, já que envolve políticas e investimento público, ao manter museus na tentativa de preservar o patrimônio material, e contribuir assim, com o processo de preservação da cultura material, possibilitando o conhecimento de determinadas sociedades e tempos históricos.
O historiador Jacques Le Goff ao escrever a obra História e memória (1924) enfatiza que a partir da documentação armazenada em museus é possível reconstituir, estudar e transmitir a história dos homens no tempo. Mas o autor chama atenção pelo fato de que é necessário escrever uma história considerando todos os sujeitos históricos que participaram desta, e não enaltecendo somente alguns, numa tentativa de torna-los heróis do processo.
O autor contribui também enfatizando a importância da manutenção e preservação dos materiais que auxiliam a contar a história de nossos antepassados principalmente pelo fato de na atualidade o que vivemos hoje ser resultado da influência, e vivência de sociedades antigas como os povos egípcios, gregos e romanos.
Destarte é necessário em nossa sociedade projetos de iniciativa pública tendo como objetivo investir na preservação e manutenção dos da estrutura física dos museus e centros históricos nacionais, como também dos materiais do constantes do acervo, tendo em vista que se faz necessário manter viva a história humana ao longo do tempo, como também seus vestígios.
Alicia martins
Oii, tudo bem?
Parabéns pelo esforço.
Gostei da sua redação, mas se tiver alguns “ajustes”, fica bem melhor.
Primeiramente, te indico começar o desenvolvimento com algum conectivo, por exemplo: em uma primeira análise … ou usar o “ademais”.
Na tua conclusão, faltou o “ quem vai fazer isso”, você apenas jogou as informações.
:)
Indy8
Olá, bom dia.
Vou tentar te dar algumas dicas como estudante. Tente pesquisar sobre conectivos, eles dão a sua redação uma melhor organização e entendimento. Como por exemplo começar a conclusão com um “Portanto”, “Logo” ou “Por conseguinte”, pois enfatiza a idéia finalizar algo.
Uma dica para a introdução é fazer uma alusão, podendo ser relacionado a séries, filmes, história, citacões etc… e relacionar com o tema proposto, problematizando o mesmo.
(Desculpe meus erros de ortográfia)
Yasmin Gouveia
Tenho umas dicas caso queira melhorar sua dissertação.
Primeiro: você poderia tentar ser mais objetiva na introdução e na mesma já problematizar o tema inserindo 2 principais teses pra vc desenvolver em dois parágrafos. Você pode começar dizendo como tudo deveria ser, fazendo alusões históricas, citações (como preferir) e logo já mostrar que a realidade é outra é que “nem tudo são flores”. Um exemplo: “A presidência Pública, decreto que regulamenta o estatuto de museus, prevê a importância dos museus para a preservação social como algo inerente a sociedade brasileira. Contudo, isso não é assegurado quando se observa (cite um ou dois problemas que provem que esse tema não é visto com a devida importância). E infelizmente esse impasse está cada dia mais evidente. (Eu particularmente considero a introdução a parte mais importante do texto, pois ela mostrará tudo o que você vai ser dito no decorrer do texto, então, elabore ela de maneira sabia e cuidadosa. É importante que ela seja completa).
Segundo: desenvolva suas teses nos dois próximos parágrafos utilizando argumentos concretos. Cite acontecimentos como o museu que foi queimado, artigos históricos importantes que foram perdidos como a Luzia… no terceiro parágrafo aprofunde ainda mais seus argumentos citando estatísticas (caso não se lembre de nenhuma, utilize os textos motivadores para parafrasear, nunca copie NADA)
Terceiro: sua conclusão deve ser seguida de uma proposta. Diga que diversas medidas devem ser tomadas e cite os agentes responsáveis por isso: O QUE deve ser feito, QUEM deve fazer, PRA QUÊ isso precisa ser feito, MODO em que isso deve ser feito, MEIO utilizado pra isso se concretizar. Seja detalhista (explique e de exemplos de como cada coisa deve ser feita).
Obs: evite ao máximo repetir palavras, procure sinônimos, conta muitos pontos. Não fuja do tema e seja clara. Lembre-se de que a redação é a parte mais humana do enem então não viole os direitos humanos.
(Me perdoe pelos erros de ortografia)