A importância dos estudos financeiros

  • 0

Na obra “Utopia’’, do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social é descrito pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a falta da educação financeira na vida do cidadão apresentam barreiras, as quais dificultam os planos de More. Esse cenário é fruto da falta de conhecimento financeiro por parte da população, assim como da falta da matéria de educação financeira em escolas. Diante disso, é fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.

Primordialmente, é necessário pontuar que a falta de administração do dinheiro dos cidadãos deriva das baixas atuações dos setores governamentais, no que refere-se a criação de mecanismos que evitem tais ocorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, porém, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de instruções, existem muitos casos de pessoas e famílias que a cada dia se endividam mais. Dessa forma, se faz necessário a reformulação de postura estatal urgentemente.

Além disso, é preciso ressaltar a falta de ensino sobre a educação financeira nas escolas, visto que, as crianças desde cedo aprendendo a lidar com seu dinheiro, quando chegarem na fase adulta irão ter consciência para administrar bem as suas finanças. Isso tudo ocorre pela falta de interesse das escolas, já que, desde 2010 o projeto Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) existe, mas apenas em 2020 que deverá entrar em vigor em todas as instituições. Contudo, essas situações atrasam a resolução do problema, já que essa falta de disposição por parte das escolas afeta o futuro não só dos indivíduos, mas também do país como um todo.

Assim, é necessário que medidas sejam tomadas para conter a problemática. Com o intuito de minimizar a situação financeira precária da população, é preciso que o Estado direcione verbas para palestras públicas sobre como administrar bem o dinheiro, sendo ministrada por planejadores financeiros especialistas na área e usando a mídia para compartilhar informações que possam favorecer aqueles que se encontram no negativo. Também, sendo de suma importância o papel dos ambientes escolares aderindo o projeto Enef. Com isso, a coletividade chegará ás ideias de More.

Compartilhar

4 Correções

  1. UaU, que perfeição
    Parabéns pelo texto, mas algo que eu mudaria seria o uso das vígulas e o tamanho dos parágrafos.
    Tente resumir um pouco mais suas ideias, que são por sinal ótimas, procure tentar escrever um pouco menos nos parágrafos.
    seus conectivos estão ótimos, e seus argumentos são excelentes.

    • 1
  2. muito bom o texto, deu pra perceber que se dedicou para escrever. sua introduçao esta bem elaborada. que voce venha continuar assim se dedicando ao estudo, pois se dedicar vai passar facil nas provas de redaçao, e vai tirar boas notas tambem, que voce continue estudando sempre. e se dedicando aos estudos, meus parabens e que nunca desista dos seus sonhos. sucesso

    • 1
  3. O seu texto começando com a citação do livro Utopia já nos da a ideia do que falara, você usou muito bem as citações e alusões em seu texto. O seu repertório está bom, mas ele poderia ser excelente né? Se você ir por esse caminho você vai longe e sua nota no enem nas alturas, continue assim. Parabéns força, Fé e dedicação. Bons estudos e boa sorte.

    • 1
  4. Olá, bom dia!
    Não sou nenhum especialista. Portando, peço para não considerar minhas considerações como verdades absolutas.
    Tente não adicionar uma nova ideia na conclusão da introdução (encaminhamento argumentativo).
    * No geral, você se atentar principalmente na C1, é o que a banca vem exigindo cada vez mais dos alunos.
    Notas por competência:
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 200
    C4- 200
    C5- 160
    Nota final: 920

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.