Conforme dita o senador italiano Renzo Piano, a sustentabilidade consiste em construir pensando no futuro. Sob tal ótica, nota-se que o turismo desenfreado causa diversos problemas, tais como a degradação da fauna e flora e a desordem econômica de uma região. Nesse viés, vê-se a urgência de investimento no turismo sustentável para amenizar tais problemáticas.
Inicialmente, é válido salientar a relevância da preservação do meio ambiente, visto que sua depravação afeta diretamente a vida humana. Em contrapartida, percebe-se que muitos turistas negligenciam essa causa, provocando danos ao ecossistema local. Assim, é imprescindível concordar com o escritor francês Victor Hugo, quando este diz que é necessário civilizar o homem em relação à natureza e aos animais.
Outrossim, a falta de infraestrutura é um fator contribuinte para o infortúnio na economia de determinadas regiões. Segundo a antropóloga americana Pegi Vail, sem planejamento e infraestrutura, a prática do turismo transforma-se em um desastre para o meio ambiente e moradores locais. Logo, a não aplicação de capital nos setores turísticos provoca prejuízos futuros, pois a destruição da paisagem acarreta a diminuição de visitas turísticas, inibindo o crescimento econômico local.
Diante dos fatos mencionados, é fundamental subsidiar o turismo sustentável. Nessa lógica, urge que o Ministério do Turismo deve elaborar medidas protetivas nos pontos turísticos do país, por meio da contratação de profissionais de segurança ambiental poliglotas, isto é, com capacidade de instruir diversos turistas acerca da responsabilidade ambiental destes, a fim de garantir o progresso econômico e preservar a fauna e a flora do lugar. Dessa maneira, de acordo com o pensamento de Piano, o futuro será assegurado.
JoiceAdriele
Ótima redação! Bom desenvolvimento e conclusão, contudo à possibilidade de grande aperfeiçoamento, aposte em referências que isso trará mais base para a redação. Tente também problematizar mais o tema proposto. Uma dica é esquematizar os pontos que pretende trabalhar ao longo da redação antes de inicia-la.
Mesmo com as alterações necessárias,
Atribuiria a média de 860 com base nas competências.
Princesa
Olá, sua redação segue, fortemente, alguns requisitos das competências do Enem, não vi muitos erros de gramática, há uma organização das ideias coerente ao tema, conclusão detalhada e bem feita, no entanto, trabalhe melhor as bases da sua tese. Bons estudos, boa redação, parabéns!
Daria de 800 a 880.