Estudante

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO VOLUNTÁRIO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

  • 0

A liga da justiça, animação originada nos quadrinhos, discorre sobre uma associação de super heróis que usam a variabilidade de seus poderes para ajudar pessoas voluntariamente. Nesse contexto, faz- se necessário ressaltar o trabalho voluntário como necessidade latente de ajuda humanitária, mas, se dá devido a sua impotência, devido à ineficiência estatal, além das relações de envolvimento dos indivíduos em tais ações voluntárias.

Em primeiro plano, cabe ressaltar que a ineficiência estatal é constatada, principalmente, pelos aspectos governamentais sem maior efetivação. Na Constituição de 1988, artg 3°- o dever social de construir uma sociedade livre, justa e solidária, encontra-se distante de ser concebida, visto que, o trabalho voluntário conta com- populações com baixa condições financeiras, sem moradia e ausência de direitos básicos de sobrevivência e de forma contraditória, os programas não merecem devida atenção e conhecimento acessível a mais indivíduos do corpo social.

Ademais, salienta-se que o baixo conhecimento de cada indivíduo sobre o trabalho voluntário, flexibiliza o ato interpessoal e dos relacionamentos sociais como fragilizados. Sob essa ótica e de acordo com Thomas Hobbes, “O Estado é responsável por garantir o bem social”. Com efeito, vê-se que é de necessidade extrema que a sociedade viabilize o voluntariado para demais indivíduos e faça com que o programa social, tenha investimentos maiores e seja efetivo com quem mais necessita dessa ação humanitária.

Portanto, medidas fazem-se necessárias para que esse quadro seja revertido. É dever do Estado e do Ministério de Desenvolvimento Social, elaborar as situações mais latentes que dependem das ações voluntárias e promover, com o auxílio de recursos financeiros, uma maior incentivação e abertura para que a solidariedade humanitária seja realizada de forma eficiente. Aliado a isso, empresas privadas podem promover a seus colaboradores, a incentivação e ascensão corporativa, como estímulo. Desse modo, os quadrinhos da liga da justiça se tornam realidade e justos na nação brasileira.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, segue algumas observações, humildemente:
    1° ponto: Introdução muito confusa. O primeiro parágrafo de uma redação dissertativa argumentativa é dividido em 3 aspectos, citação, tese e problema.

    Citação: “A liga da justiça, animação originada nos quadrinhos, discorre sobre uma associação de super heróis que usam a variabilidade de seus poderes para ajudar pessoas voluntariamente”
    Tese (?): “Nesse contexto, faz- se necessário ressaltar o trabalho voluntário como necessidade latente de ajuda humanitária”
    Problema: “se dá devido a sua impotência, devido à ineficiência estatal, além das relações de envolvimento dos indivíduos em tais ações voluntárias.”

    A confusão na introdução se dá na ligação entre a tese e a introdução dos argumentos; existe uma fusão desconexa entre as duas. Assim sendo, a tese começa dizendo que é fundamental observar a necessidade do trabalho voluntário como ajuda humanitária, mas logo após, é introduzido um conectivo adversativo, ou seja, de oposição (mas) que liga aos argumentos. Isso causa confusão. Além disso, a coesão é extremamente prejudicada aqui. Quando você introduz a(s) problemática(s) / argumento(s), a faz sem componente lógico, puxando a tese junto, vejamos:

    “[…] faz- se necessário ressaltar o trabalho […] mas, se dá devido a impotência, devido à ineficiência estatal, além das relações de envolvimento dos indivíduos em tais ações voluntárias.”
    – Quando você diz “faz-se necessário, subentende-se que você utilizará, como argumento, nos próximos parágrafos, afinal, você diz que é necessário ressaltar o trabalho específico.
    – Existe uma repetição de palavras, “se dá *devido* a impotência, *devido* à ineficiência […]
    – Não existe um desenvolvimento lógico para introduzir os argumentos. Você começa dizendo: “o trabalho voluntário é importante” e logo depois diz “mas, se dá devido a impotência, devido à ineficiência estatal, além das relações de envolvimento dos indivíduos em tais ações involuntárias”. É introduzido aos argumentos de uma maneira bem confusa.
    – Dá a entender que o trabalho voluntário ocorre em função da ineficácia estatal, impotência etc, o que contradiz o título da redação.
    – O título do texto confere a importância do trabalho voluntário, aqui você inclui problemas nas condutas voluntárias.
    – Todos esses problemas retiram da introdução a possibilidade de compreensão dela, inclusive do mais importante, do ponto de vista dos seus argumentos introdutórios; são críticos? favoráveis? contrários?
    Um exemplo para correção da introdução, presumindo que quer evidenciar a crítica ao trabalho na realidade brasileira:
    “A liga da justiça, animação originada nos quadrinhos, discorre sobre uma associação de super heróis que usam a variabilidade de seus poderes para ajudar pessoas voluntariamente. Nesse contexto, é fundamental a importância do trabalho voluntário como necessidade latente de ajuda humanitária (PONTO). Mas, de maneira análoga a realidade brasileira, tais atividades ocorrem com impotência, devido à ineficiência estatal (argumento 1), além das relações de envolvimento dos indivíduos em tais ações voluntárias (argumento 2).”

    2° ponto: Em razão da confusão iniciada na introdução, acaba, por consequência, influenciando nos próximos parágrafos. No que se refere, por exemplo, ao entendimento da progressão argumentativa em análise ao que você abordou na sua introdução. Passemos a analisar os parágrafos de desenvolvimento:
    1° parágrafo:
    – A partir da segunda frase, isto é, “Na Constituição de 1988 […]” não existe conectivo. Sempre lembre-se de, após ponto final, incluir um conectivo a frase. Nesse caso, seria interessante colocar, “Desse modo”, “Dessa maneira”, “Assim sendo” e etc.
    – Existem uns traços entre as palavras, desconexo.
    – Sem dados objetivos para afirmar que o trabalho voluntário é realizado por populações de baixa condição
    – 1° parágrafo contido só por duas frases, ou seja, uma que termina em “[…] sem maior efetivação[…]” e outra que termina lá no final “[…] acessível a mais indivíduos do corpo social[…]”. Isso indica dispersão. Tente dividir em mais frases, 3 ou 4. Exemplo:
    Em primeiro plano, cabe ressaltar que a ineficiência estatal é constatada, principalmente, pelos aspectos governamentais sem maior efetivação na sociedade brasileira (sempre busque ressaltar o Brasil, fale sempre do Brasil). Desse modo (veja, sempre use conectivos), na Constituição de 1988, em seu artigo 3, é previsto o dever social de construir uma sociedade livre, justa e solidária. Contraditoriamente, encontra-se o artigo distante de ser concebido, visto que, o trabalho voluntário conta com populações com baixa condições financeiras, sem moradia e ausência de direitos básicos de sobrevivência. Além disso(mais um conectivo, nunca esqueça), de forma controversa, os programas não merecem devida atenção e conhecimento acessível a mais indivíduos do corpo social (não entendi muito bem esse seu argumento, como disse, a confusão na introdução prejudicou o entendimento dos demais parágrafos).
    – artigo em abreviação correta é “art.”

    2° parágrafo: possui outros problemas também.

    Conclusão da redação:
    “[…] É dever do Estado e do Ministério de Desenvolvimento Social (agente), elaborar as situações mais latentes que dependem das ações voluntárias (modo) e promover, com o auxílio de recursos financeiros (meio), uma maior incentivação e abertura (modo) para que a solidariedade humanitária seja realizada de forma eficiente (finalidade). Aliado a isso, empresas privadas (agente) podem promover a seus colaboradores (meio), a incentivação e ascensão corporativa (modo), como estímulo. Desse modo, os quadrinhos da liga da justiça se tornam realidade e justos na nação brasileira.

    – O(s) modo(s) foram muito subjetivos. O que é “elaborar situações mais latentes”; promover aonde uma maior “incentivação e abertura”?; o que é “abertura”?

    • 0
  2. De acordo com o Cira, site de correção de redação automática, sua pontuação é 840. Porém vamos aprofundar um pouco mais. a priori, na competência 1, de acordo com o corretor, seu texto teve um total de 7 erros, sendo eles de tipografia, redundância e ortografia. Sua introdução ficou ótima, fez uma bela alusão, teve recorte temático e mostrou suas teses. Porém nos desenvolvimentos você não as aprofundou, ficou raso e pouco desenvolvido. Tirando isso sua conclusão trouxe o que você já tinha citado anteriormente ( a liga da justiça) tornando seu texto cíclico, ou seja, muito bom.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.