Iniciante

A importância do incentivo à cultura popular para a identidade de um povo

  • 1

No filme “O auto da compadecida” é mostrado como era a cultura no sertão nordestino, tal obra de arte foi feita no intuito de preservar as lembranças do passado. Saindo do mundo cinematográfico, nota-se que poucos são os esforços para a conservação dos costumes antigos. Nesse aspecto, a falta de incentivos por parte do governo, como também as grandes mudanças na vida cotidiana das pessoas causadas pelo avanço tecnológico, são fatores causadores de tal problemática.

Decerto, é notável o não comprometimento do governo em combater o esquecimento cultural. Dados divulgados pela Folha Uol demonstram que apenas 21% da população brasileira mantém relações com festas regionais. Logo, é de grande importância a mudança desse cenário, pois, é nesse meio onde ocorre uma maior ligação com o passado. Dessa forma, a não vinculação com o seu passado gera uma perda de identidade, porque não tem como se identificar com algo desconhecido. Dessa forma, o descaso governamental em relação a esse problema é imperdoável.

Similarmente, há um total desinteresse por parte da população tratando-se desse assunto. Ao descrever a sociedade, Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo polonês, falou sobre modernidade líquida, ou seja, a fluidez das relações sociais. Certamente, é visível a forma apática de como ocorre as conexões interpessoais em nossa realidade, e um dos grandes causadores dessas barreiras sociais é o avanço tecnológico, que por sua vez prende a atenção de seus usuários diariamente, assim não sobrando tempo até mesmo para a família. Igualmente, esse alienamento digital responsável por manter os indivíduos ocupados também os afastam de seus costumes passados. Assim sendo, essas complicações mostram a falta de maturidade da população, que nem sequer consegue controlar seus impulsos em relação à tecnologia.

Portanto, é de suma importância a resolução destas adversidades. Logo, o Ministério da cultura deve mudar o jeito como lidamos com nossa cultura através de leis e projetos que visam o enriquecimento cultural, como incentivos à criação de peças de teatro de acesso à toda população, afim de resgatar a identidade perdida de um povo. Não só isso, como também necessita promover grupos de apoio para a regulação da forma de como utilizamos aparelhos tecnológicos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Gostei da redação, principalmente das alusões aos três pensadores citados.
    Argumentação ótima. Uso de conectivos OK.

    Falando parte por parte:

    Introdução bacana, com boa tese e encaminhamento argumentativo. Perfeito.
    Enc. arg. para o d1 fluiu bem.

    D1 bacana, trazendo bem definida a causa do problema.
    D2 tem bons argumentos e traz as consequência do que foi problematizado, mas acho que a ideia não ficou 100% fechada.

    Creio que no lugar de um dos pensadores no d1/d2, caberia mais colocar um dado preciso do cotidiano, para assim fortalecer sua argumentação.

    Conclusão com proposta de intervenção bem definida:
    Agente OK, Meio/Modo OK, Ação OK, Detalhamento OK.
    Faltou a Finalidade.

    Encerramento perfeito, com a retomada do pensamento introduzido lá na introdução.

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 160

    Tá no caminho, a redação é muito boa.

    • 1
  2. Sua introdução está muito boa,bom repertório,marca a tese e os argumentos de forma clara,parabéns.
    No d1 você mais falou o que deve ser feito do que explicitou realmente o problema,marcando suas causas e consequências , elementos imprescindíveis a uma boa argumentação.
    No d2 tem uma ideia boa,mas você não relacionou muito bem como o uso indiscriminado as tecnologias leva o indivíduo a esquecer o passado,você podia dizer que ao passar muito tempo em frente a uma tela,o indivíduo deixa de ir a um museu,por exemplo.
    A intervenção tem todos os elementos necessários

    • 1
  3. Olá, boa noite

    No geral:
    – Cuidado com a repetição de palavras e conectivos em um mesmo parágrafo
    – Atenção ao excesso do uso de vírgulas
    – Usa-se “onde” somente para se referir a lugares físicos. Ex: casa, país, cidade
    – Tenta trazer informações mais pragmáticas para o teu texto. No seu D2, por exemplo, para complementar o uso de Bauman e comprovar o distanciamento cultural das pessoas poderia ter falado sobre a globalização. Dessa forma, você não ficaria tão preso ao senso comum
    – Faltou o detalhamento da sua conclusão

    C1) 160
    C2) 160
    C3) 120
    C4) 120
    C5) 160
    Total: 720

    Bons estudos <3

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.