Uma lição de vida – filme baseado em fatos reais – obra de Justin Chadwick, trata-se da história de Kimani Maruge, o aluno do ensino fundamental mais velho. Na obra, Maruge tinha 84 anos e era um de muitos analfabetos. Em uma das cenas, o governo Craniano promove uma educação gratuita para todos, despertando o interesse do personagem – Maruge – pelo conhecimento e leitura de qual necessitava.
Em primeiro plano, podemos analisar um frase da ativista paquistanesa Malala Yousafzai “Vamos travar uma gloriosa luta contra analfabetismo, a pobresa […]”. Porém, a falta de infraestrutura é abundantemente longa. Adquirindo o hábito de leitura, aumenta-se o conhecimento aprimorando escritas, vocabulários, etc. Nos dias de hoje, nota-se uma falta de incentivo por parte de órgãos responsáveis.
Além disso, destaca-se um ponto de vista do filosofo, sociólogo – Edgar Morin – que diz “É necessário educar um indivíduo para que ele tome as rédeas da própria vida”. As tantas explorações capitalistas governamentais, tem por objetivo obter tais lucros – como ajuda para os que não têm tantas condições – porém, grande parte da população que vive em situações desprezíveis, não garantem recursos necessários.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação (MEC) juntamente com a Secretária de Alfabetização (SEALF), promover recursos básicos de ensino, fazendo com que os tais indivíduos – analfabetos – retomem seus estudos e gerem consequentemente, interesse pela leitura. Isso deve ser feito com a finalidade de incrementação ao interesse pelo hábito de leitura. Dessa maneira, combatendo o analfabetismo longe da realidade que foi retratada pela obra, lição de vida. É inaceitável ver uma população abandonando seus estudos para trabalhar. A leitura é um importante elemento de cidadania, bons professores não fazem distinção.
ddoccaya
Eu gostei muito da sua redação e dos seus argumentos, mas acho que você poderia ter aprofundado um pouco mais suas ideias, na introdução faltou introduzir sua tese sobre o assunto, gostei bastante das citações que você utilizou, mas senti falta de um aprofundamento dos argumentos que vieram depois delas. Gostei muito da sua redação, continue praticando que com certeza vai chegar no seu objetivo.
nana4
Na minha visão sua redação foi muita boa, mas senti falta de contextualização, da retomada ao tema. Além de não apresentar as duas problemáticas que vão ser trabalhadas; acho que você poderia ter desenvolvido mais, para assim demonstrar que tens um conhecimento do assunto. O uso de conectivos é muito importante no enem, pois são responsáveis por dar sequência às ideias, e assim apresentar uma coerência no texto, percebi uma lacuna deles. Sua conclusão foi bem trabalhada, mas poderia ter desenvolvido mais.
C1: 160
C2: 120
C3: 120
C4: 120
C5: 160
N = 680
MarcioWMSJ
Boa Noite!
Realizei a correção no Word com a finalidade de destacar com mais clareza os desvios, caso queira o acesso ao documento pode entrar em contato comigo quando quiser! (67) 99824-1003
I-120
II-120
III-120
IV-120
V-160
Total-640
Introdução: (OBS: Difícil de enxergar a proposta + Argumentos 1 e 2; Repertório Pertinente)
Desenvolvimento 1: (OBS: Alguns desvios gramaticais + Ausência de conectivo e UMA marca de oralidade[etc])
Desenvolvimento 2: (OBS: Parágrafo com leitura complicada devido à ausência do conectivo + Alguns desvios gramaticais)
Conclusão: (OBS: Foi atendido somente: AGENTE;DETALHAMENTO;AÇÃO;EFEITO (Faltou: MODO/MEIO)
Alguns desvios gramaticais e Complicação na leitura devido aos períodos “soltos”)
SrAbner
Parabéns, gostei muito da redação!
Muito bem…
Sua conclusão poderia apresentar melhor sua intervenção, sendo um pouco mais clara e objetiva. Mas sua proposta de redação, no geral, foi muito boa.
Sua gramática é boa e não deixa a desejar.
C1: 180
C2: 160
C3: 120
C4: 130
C5: 120
N: 710
AdrianoNobre
Oi, tudo bem, Camilly?
De início, gostaria de parabenizá-la pela escrita!
Vamos lá, a introdução exigida pelo Enem deve conter, além da contextualização e apresentação do tema, uma tese com dois argumentos explicitando o porquê do problema existir ou persistir. Desta maneira, na sua introdução, vc não apresentou sua tese. Essa estrutura acaba prejudicando todo o texto, pois aquilo que vc apresenta na introdução deve estar nos demais parágrafos, sempre retomando à sua tese. É o que costumo chamar de “amarrar” o texto e não perder ponto em competências como 2, 3 e 4. Você também não utilizou conectivos de ligação dentro dos parágrafos. A minha dica é que vc use à vontade, pois vai demonstrar aos corretores que você possui domínio sobre a competência 4. Sua conclusão ficou boa, mas incompleta.
Você escreve muito bem, entretanto, sugiro que veja a respeito da estrutura dissertativa-argumentativa cobrada no enem, caso esse seja seu objetivo.
Assim, segue minhas notas para sua redação:
COMPETÊNCIA I: 160
COMPETÊNCIA II: 120
COMPETÊNCIA III: 120
COMPETÊNCIA IV: 120
COMPETÊNCIA V: 120
TOTAL: 640