A importância do esporte como instrumento de modificação social

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Na obra ”Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratado uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Conquanto, a escassez de pessoas praticando algum esporte e a abundância de indivíduos sedentários e na criminalidade, tornam-se uma barreira, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados, para que uma sociedade integrada seja alcançada.

Em primeira análise, cabe ressaltar que a educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema de ensino eficiente. Contudo, a realidade é o oposto, o resultado desse contraste é definido na exuberância de cidadãos sedentários. De acordo com o Portal da Educação 45,9% dos brasileiros não praticam atividades físicas, muito menos esportes. Indubitavelmente, se as escolas ensinassem a importância de tal prática, o cenário seria antagônico.

Faz-se mister, ainda salientar que se a educação fosse eficiente faria com que as pessoas se afastassem da criminalidade. Sendo assim na afirmação do filósofo Pitágoras: ”Educai as crianças e não será preciso punir os adultos”, conclui-se que a educação é um fator preponderante para que desde pequeno o povo saiba os riscos de se inserir no mundo do crime.

Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a construção de um mundo melhor. Urge o intuito de conscientizar a população à prática de esportes, cabe ao Tribunal de Contas da União direcionar capital que, por intermédio dos Ministérios da Saúde e Educação, promovam palestras e campanhas com o intuito de informar os riscos e benefícios da importância do esporte. Dessa forma, espera-se uma melhora da sociedade.

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1 Correção

  1. C1 – 120
    “Conquanto, a escassez de pessoas praticando algum esporte e a abundância de indivíduos sedentários e na criminalidade, (vírgula incorreta) tornam-se uma barreira, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados, (vírgula incorreta) para que uma sociedade integrada seja alcançada.”
    “Contudo, a realidade é o oposto, (e) o resultado desse contraste é definido na exuberância de cidadãos sedentários. De acordo com o Portal da Educação (vírgula) 45,9% dos brasileiros..”
    “conscientizar a população (acerca da) à prática de esportes, (e para tanto) cabe ao Tribunal de Contas da União direcionar capital que…”
    C2 – 120
    Os dados que você trouxe no primeiro parágrafos são bons, mas você não os desenvolveu corretamente.
    “Indubitavelmente, se as escolas ensinassem a importância de tal prática, o cenário seria antagônico.” Quem garante isso? Você não provou a importância da escola no primeiro parágrafo.
    C3 – 80
    Você não definiu sua tese na introdução. Se você vai falar da importância da educação por exemplo, diga na introdução: “nessa perspectiva, cabe analisar a importância da educação…” Assim o leitor já sabe o que está prestes a ler (e você deve cumprir com o prometido).
    Não entendi seu terceiro parágrafo. Você simplesmente fugiu do assunto, começou a falar da criminalidade sem fazer ligação nenhuma com os esportes. O seu tema não era “a importância da educação”, então não faça um parágrafo só falando disso (ele acaba sendo desconsiderado).
    Seu primeiro parágrafo ficou desorganizado. Seria melhor trazer primeiro os dados do Portal, (prova que o problema existe) depois diga que a educação poderia mudar isso. Depois você explica porque a educação mudaria isso (explicando a importância da educação pra formação do pensamento, com um filósofo por exemplo).
    C4 – 200
    Usou corretamente todos os conectivos ao meu ver.
    C5 – 180
    Sua proposta está completa, mas a parte gramatical dificultou um pouco o entendimento dela.
    “os riscos e benefícios da importância do esporte.” Deveria tirar a palavra importância ou tirar a parte “riscos e benefícios”, pois ficou sem sentido (os riscos da importância?)
    Você utiliza bem os conectivos e traz um bom repertório, mas está pecando na organização deles. Seu terceiro parágrafo fugiu completamente do tema e sua gramática dificulta o entendimento; além disso sugiro treinar a organização dos argumentos de maneira estratégica (como falei no C3). Valeu!

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