Regente

A importância do esporte como instrumento de modificação social.

  • 1

Desde a Grécia Antiga, o esporte era visto como um forte instrumento nas relações sociais, colaborando também,  para evolução e a modificação em meio à população. Desse modo, observa-se a importância das práticas esportivas na ampliação dos mecanismos sociais. Todavia, a realização efetiva de tal ação, apresentam desafios que passam tanto pela falta de recursos da população, quanto pela ausência de instituições esportivas públicas.

Em primeiro lugar, é preciso se atentar para a impunidade presente na questão. De acordo com Michel Montaigne: ” A mais honrosa das ocupações é servir e ser útil as pessoas”. Contudo, nota-se que a ação produtiva encontra-se reclusa do país, uma vez que a distribuição de renda a população atua de maneira oposta, a formação de problemas sociais persistem em grande escala. Dessa forma, salienta-se que as consequências se tornam visíveis, dentre elas, a expansão de mecanismos que impedem a presença de uma vida social e mental ativa. Logo, faz-se necessário a reversão do problema.

Ademais, ausência de instituições esportivas públicas é vista como regente do problema. Segundo a obra “Contrato Social”, do filósofo Rosseau, é dever do Estado desenvolver ações que visem o bem-estar coletivo. Entretanto, é visivelmente explícito que o Brasil onde encontra-se análogo à tal ato, uma vez que a falta de instituições esportivas atingem o meio social, a formação de estereótipos que corroboram para insuficiência da evolução dos indivíduos, persistem no país. Dessa maneira, para que haja uma modificação social, é necessário que o esporte de foto seja incluso na população.

Em síntese, é dever do Governo Federal juntamente com os órgãos públicos, desenvolverem programas que através de fiscalizações, visem averiguar a distribuição igualitária de renda a população, garantindo assim, uma maior participação dos indivíduos nos esportes. Na sequência, é necessário que o Governo Federal amplie projetos que mediante ações governamentais, visem expandir as instituições esportivas públicas em meio à sociedade, promovendo a formação de pensamentos que evoluam as relações sociais. Pois, como afirma Emile Durkheim: ” O ato de agir de pensar evoluem para o bem comum”.

 

✏️ Por favor, se possível apresentar a correção com Nota.

📍 Modelo Enem. Obrigada!!!

Compartilhar

4 Correções

  1. Muito boa a redação! Creio que seu repertório poderia ser mais focado no tema, o uso de repertório coringa é muito repetitivo em redações para o corretor, portanto torna-se uma argumentação previsível.

    Na D2 os argumentos de Émile Durkheim caíram muito bem na sua tese .

    No restante, ficou muito bom!

    • 0
  2. Projeto de texto bem elaborado, com repertórios pertinentes ao tema, destaco aqui o “Contrato Social”, de Jean Rousseau.
    Seu parágrafo interventivo é muito articulado, com um detalhamento esticado e bem feito. A contextualização das suas teses está bem aplicada ao tema. Parabéns, voce é muito experiente na redação.

    ◇Competência I – Demonstrar domínio da norma culta padrão da língua escrita: 200 Pontos
    Demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal, e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais.
    ◇ Competência II – Compreensão do tema proposto : 200 Pontos
    Argumentação muito consistente, repertório sociocultural produtivo e excelente domínio das estruturas do texto dissertativo argumentativo. Não tangenciamento.
    ◇ Competência III – Coerência Textual: 180 Pontos
    Informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, defendendo o ponto de vista.
    ◇ Competência IV – Demonstrar domínio dos Mecanismos Linguísticos necessários à construção do texto dissertativo dissertativo argumentativo: 180 Pontos
    Repertório diversificado de recursos coesivos e articulação, poucas inadequações entre as partes do texto.
    ◇ Competência V – Proposta de Intervenção: 200 Pontos
    Você elaborou muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Nota final da redação:960

    • 0
  3. Oii!gostei da sua introdução ela tem a apresentação do tema,a contextualização e as teses bem elaboradas
    No d1 você colocou repertório e soube embasar muito bem, não fugiu do tema soube argumentar muito bem
    No d2 a mesma situação,no texto todo você errou pouca gramática
    Na proposta de intervenção gostei pois tu colocou todos os elementos,nessa parte de governo federal não era melhor especificar mais(não tenho certeza)

    • 0
  4. Olá, Boa Noite!

    Redação ótima, meus parabéns!

    ◇Competência I – Demonstrar domínio da norma culta padrão da língua escrita: 160 Pontos
    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal, e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais.
    ◇ Competência II – Compreensão do tema proposto : 200 Pontos
    Argumentação muito consistente, repertório sociocultural produtivo e excelente domínio das estruturas do texto dissertativo argumentativo. Não tangenciamento.
    ◇ Competência III – Coerência Textual: 160 Pontos
    Informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, defendendo o ponto de vista.
    ◇ Competência IV – Demonstrar domínio dos Mecanismos Linguísticos necessários à construção do texto dissertativo dissertativo argumentativo: 160 Pontos
    Repertório diversificado de recursos coesivos e articulação, poucas inadequações entre as partes do texto.
    ◇ Competência V – Proposta de Intervenção: 200 Pontos
    Você elaborou muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    Elementos interventores:
    Agente – Quem realizará a ação?
    Ação – o que será feito?
    Modo – como será realizada a ação?
    Efeito – qual o efeito esperado?
    Detalhamento – detalhe ao menos um dos elementos.

    Nota Final: 880

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.