Desde a Grécia Antiga, o esporte era visto como um forte instrumento nas relações sociais, colaborando também, para evolução e a modificação em meio à população. Desse modo, observa-se a importância das práticas esportivas na ampliação dos mecanismos sociais. Todavia, a realização efetiva de tal ação, apresentam desafios que passam tanto pela falta de recursos da população, quanto pela ausência de instituições esportivas públicas.
Em primeiro lugar, é preciso se atentar para a impunidade presente na questão. De acordo com Michel Montaigne: ” A mais honrosa das ocupações é servir e ser útil as pessoas”. Contudo, nota-se que a ação produtiva encontra-se reclusa do país, uma vez que a distribuição de renda a população atua de maneira oposta, a formação de problemas sociais persistem em grande escala. Dessa forma, salienta-se que as consequências se tornam visíveis, dentre elas, a expansão de mecanismos que impedem a presença de uma vida social e mental ativa. Logo, faz-se necessário a reversão do problema.
Ademais, ausência de instituições esportivas públicas é vista como regente do problema. Segundo a obra “Contrato Social”, do filósofo Rosseau, é dever do Estado desenvolver ações que visem o bem-estar coletivo. Entretanto, é visivelmente explícito que o Brasil onde encontra-se análogo à tal ato, uma vez que a falta de instituições esportivas atingem o meio social, a formação de estereótipos que corroboram para insuficiência da evolução dos indivíduos, persistem no país. Dessa maneira, para que haja uma modificação social, é necessário que o esporte de foto seja incluso na população.
Em síntese, é dever do Governo Federal juntamente com os órgãos públicos, desenvolverem programas que através de fiscalizações, visem averiguar a distribuição igualitária de renda a população, garantindo assim, uma maior participação dos indivíduos nos esportes. Na sequência, é necessário que o Governo Federal amplie projetos que mediante ações governamentais, visem expandir as instituições esportivas públicas em meio à sociedade, promovendo a formação de pensamentos que evoluam as relações sociais. Pois, como afirma Emile Durkheim: ” O ato de agir de pensar evoluem para o bem comum”.
✏️ Por favor, se possível apresentar a correção com Nota.
📍 Modelo Enem. Obrigada!!!
AlmeidaDarlan
Muito boa a redação! Creio que seu repertório poderia ser mais focado no tema, o uso de repertório coringa é muito repetitivo em redações para o corretor, portanto torna-se uma argumentação previsível.
Na D2 os argumentos de Émile Durkheim caíram muito bem na sua tese .
No restante, ficou muito bom!
joacélio23
Projeto de texto bem elaborado, com repertórios pertinentes ao tema, destaco aqui o “Contrato Social”, de Jean Rousseau.
Seu parágrafo interventivo é muito articulado, com um detalhamento esticado e bem feito. A contextualização das suas teses está bem aplicada ao tema. Parabéns, voce é muito experiente na redação.
◇Competência I – Demonstrar domínio da norma culta padrão da língua escrita: 200 Pontos
Demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal, e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais.
◇ Competência II – Compreensão do tema proposto : 200 Pontos
Argumentação muito consistente, repertório sociocultural produtivo e excelente domínio das estruturas do texto dissertativo argumentativo. Não tangenciamento.
◇ Competência III – Coerência Textual: 180 Pontos
Informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, defendendo o ponto de vista.
◇ Competência IV – Demonstrar domínio dos Mecanismos Linguísticos necessários à construção do texto dissertativo dissertativo argumentativo: 180 Pontos
Repertório diversificado de recursos coesivos e articulação, poucas inadequações entre as partes do texto.
◇ Competência V – Proposta de Intervenção: 200 Pontos
Você elaborou muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final da redação:960
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Oii!gostei da sua introdução ela tem a apresentação do tema,a contextualização e as teses bem elaboradas
No d1 você colocou repertório e soube embasar muito bem, não fugiu do tema soube argumentar muito bem
No d2 a mesma situação,no texto todo você errou pouca gramática
Na proposta de intervenção gostei pois tu colocou todos os elementos,nessa parte de governo federal não era melhor especificar mais(não tenho certeza)
RodrigoLopesV
Olá, Boa Noite!
Redação ótima, meus parabéns!
◇Competência I – Demonstrar domínio da norma culta padrão da língua escrita: 160 Pontos
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal, e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais.
◇ Competência II – Compreensão do tema proposto : 200 Pontos
Argumentação muito consistente, repertório sociocultural produtivo e excelente domínio das estruturas do texto dissertativo argumentativo. Não tangenciamento.
◇ Competência III – Coerência Textual: 160 Pontos
Informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, defendendo o ponto de vista.
◇ Competência IV – Demonstrar domínio dos Mecanismos Linguísticos necessários à construção do texto dissertativo dissertativo argumentativo: 160 Pontos
Repertório diversificado de recursos coesivos e articulação, poucas inadequações entre as partes do texto.
◇ Competência V – Proposta de Intervenção: 200 Pontos
Você elaborou muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Elementos interventores:
Agente – Quem realizará a ação?
Ação – o que será feito?
Modo – como será realizada a ação?
Efeito – qual o efeito esperado?
Detalhamento – detalhe ao menos um dos elementos.
Nota Final: 880