Desde a Grécia Antiga, o esporte era visto como um forte instrumento nas relações sociais, colaborando também, para evolução e a modificação em meio à população. Desse modo, observa-se a importância das práticas esportivas na ampliação dos mecanismos sociais. Todavia, a realização efetiva de tal ação, apresentam desafios que passam tanto pela falta de recursos da população, quanto pela ausência de instituições esportivas públicas.
Em primeiro lugar, é preciso se atentar para a impunidade presente na questão. De acordo com Michel Montaigne: ” A mais honrosa das ocupações é servir e ser útil as pessoas”. Contudo, nota-se que a ação produtiva encontra-se reclusa do país, uma vez que a distribuição de renda a população atua de maneira oposta, a formação de problemas sociais persistem em grande escala. Dessa forma, salienta-se que as consequências se tornam visíveis, dentre elas, a expansão de mecanismos que impedem a presença de uma vida social e mental ativa. Logo, faz-se necessário a reversão do problema.
Ademais, ausência de instituições esportivas públicas é vista como regente do problema. Segundo a obra “Contrato Social”, do filósofo Rosseau, é dever do Estado desenvolver ações que visem o bem-estar coletivo. Entretanto, é visivelmente explícito que o Brasil onde encontra-se análogo à tal ato, uma vez que a falta de instituições esportivas atingem o meio social, a formação de estereótipos que corroboram para insuficiência da evolução dos indivíduos, persistem no país. Dessa maneira, para que haja uma modificação social, é necessário que o esporte de foto seja incluso na população.
Em síntese, é dever do Governo Federal juntamente com os órgãos públicos, desenvolverem programas que através de fiscalizações, visem averiguar a distribuição igualitária de renda a população, garantindo assim, uma maior participação dos indivíduos nos esportes. Na sequência, é necessário que o Governo Federal amplie projetos que mediante ações governamentais, visem expandir as instituições esportivas públicas em meio à sociedade, promovendo a formação de pensamentos que evoluam as relações sociais. Pois, como afirma Emile Durkheim: ” O ato de agir de pensar evoluem para o bem comum”.
✏️ Por favor, se possível apresentar a correção com Nota.
📍 Modelo Enem. Obrigada!!!
RodrigoLopesV
Olá, Boa Noite!
Redação ótima, meus parabéns!
◇Competência I – Demonstrar domínio da norma culta padrão da língua escrita: 160 Pontos
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal, e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais.
◇ Competência II – Compreensão do tema proposto : 200 Pontos
Argumentação muito consistente, repertório sociocultural produtivo e excelente domínio das estruturas do texto dissertativo argumentativo. Não tangenciamento.
◇ Competência III – Coerência Textual: 160 Pontos
Informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, defendendo o ponto de vista.
◇ Competência IV – Demonstrar domínio dos Mecanismos Linguísticos necessários à construção do texto dissertativo dissertativo argumentativo: 160 Pontos
Repertório diversificado de recursos coesivos e articulação, poucas inadequações entre as partes do texto.
◇ Competência V – Proposta de Intervenção: 200 Pontos
Você elaborou muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Elementos interventores:
Agente – Quem realizará a ação?
Ação – o que será feito?
Modo – como será realizada a ação?
Efeito – qual o efeito esperado?
Detalhamento – detalhe ao menos um dos elementos.
Nota Final: 880
AlmeidaDarlan
Muito boa a redação! Creio que seu repertório poderia ser mais focado no tema, o uso de repertório coringa é muito repetitivo em redações para o corretor, portanto torna-se uma argumentação previsível.
Na D2 os argumentos de Émile Durkheim caíram muito bem na sua tese .
No restante, ficou muito bom!
joacélio23
Projeto de texto bem elaborado, com repertórios pertinentes ao tema, destaco aqui o “Contrato Social”, de Jean Rousseau.
Seu parágrafo interventivo é muito articulado, com um detalhamento esticado e bem feito. A contextualização das suas teses está bem aplicada ao tema. Parabéns, voce é muito experiente na redação.
◇Competência I – Demonstrar domínio da norma culta padrão da língua escrita: 200 Pontos
Demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal, e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais.
◇ Competência II – Compreensão do tema proposto : 200 Pontos
Argumentação muito consistente, repertório sociocultural produtivo e excelente domínio das estruturas do texto dissertativo argumentativo. Não tangenciamento.
◇ Competência III – Coerência Textual: 180 Pontos
Informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, defendendo o ponto de vista.
◇ Competência IV – Demonstrar domínio dos Mecanismos Linguísticos necessários à construção do texto dissertativo dissertativo argumentativo: 180 Pontos
Repertório diversificado de recursos coesivos e articulação, poucas inadequações entre as partes do texto.
◇ Competência V – Proposta de Intervenção: 200 Pontos
Você elaborou muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final da redação:960
[email protected]
Oii!gostei da sua introdução ela tem a apresentação do tema,a contextualização e as teses bem elaboradas
No d1 você colocou repertório e soube embasar muito bem, não fugiu do tema soube argumentar muito bem
No d2 a mesma situação,no texto todo você errou pouca gramática
Na proposta de intervenção gostei pois tu colocou todos os elementos,nessa parte de governo federal não era melhor especificar mais(não tenho certeza)