A importância do desenvolvimento ético do cidadão para a diminuição da violência

  • 0

A época das cruzadas foi marcada por diversos conflitos, entre Turcos e religiosos, o que ocasionou várias mortes. No entanto, esse cenário nefasto compara-se com atualidade ,uma vez que, pela falta da ética entre os indivíduos colabora para atos inadequados. Nesse sentido, é necessário analisar as ações da sociedade e os deveres das instituições escolares.
É válido destacar, em primeiro plano, a ilegitimidade da mentalidade das pessoas que vivem em uma sociedade. A esse respeito, cabe a frase do poema de Carlos Drummound, “no meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Sob esse viés, percebe-se que as ações da sociedade– por meio da sua mentalidade, demonstra-se um grande empecilho para o desenvolvimento ético dos jovens, a qual contribui para um senso de justiça. Dessa forma, más ações da sociedade, como a violência, restringe para um mal desempenho social do indivíduo.
Outrossim, é válido ressaltar que, a influência das escolas corrobora para que se diminua a violência na atualidade. Nessa perspectiva, segundo o filósofo Bergson, “o maior conhecimento é a intuição, pois ela é a experiência do ser”. Analogamente, as escolas ao trazerem o conhecimento da intuição aos indivíduos, contribui, logicamente, para uma melhor formação social, a qual faz mitigar a violência.
Infere-se, portanto, que o desenvolvimento ético entre os jovens permite que medidas sejam estabelecidas. Nessa ótica, cabe ao Ministério da Educação levar às escolas campanhas pedagógicas por meio de palestras, a fim de que os jovens tenham mais liberdade à intuição. Assim, evidencia-se que a violência se diminua em todos os lugares.

Compartilhar

1 Correção

  1. * Ao ler a sua introdução, o tema me parece muito mais os conflitos existentes do que a falta de ética para diminuir a violência. E nesse caso você tangenciou um pouco “A importância do desenvolvimento ético…”, é preciso se atentar as palavras chaves ( Importância, ética e violência)- você utilizou apenas a palavra ética. No que se refere a “atos inadequados”, você teria que deixar claro que se trata da violência. o texto dissertativo- argumentativo não trabalha com pressupostos e subentendidos.
    1)Na introdução você utilizou um conectivo de forma errônea. “No entanto” serve para apresentar uma ideia oposta ao que foi supracitado. E nesse caso você apresentou a progressão da alusão feita na atualidade, logo deveria usar por exemplo “De maneira análoga”.
    2) Uso de vírgulas de forma inadequada.
    3) O argumento “é necessário analisar as ações da sociedade” fica muito genérico. O ideal é apresentar que ações são essas e como elas podem corroborar para progredir ou causar o problema.
    4) No 1º parágrafo de desenvolvimento, você defende a “ilegitimidade da mentalidade das pessoas que vivem em uma sociedade”. Porém, continua sendo um argumento genérico. – O que é essa ilegitimidade de pensamento? o que seria um pensamento legítimo para destoa-lo do contrário?
    5) Você escreveu o sobrenome do poeta de forma incorreta ( se escreve “Drummond”)
    6) Erros de conexão ( coesão e coerência textual)
    7)A conclusão está completamente fora do padrão de um texto dissertativo- argumentativo. o agente paliativo você colocou, mas cadê a proposta de intervenção? “campanhas pedagógicas” é completamente vago- que campanhas são essas? Como serão feitas? De que modo?
    “por meio de palestras” – Quem ira realizar?
    8) “evidencia-“se” que a violência “se” diminua” Erro de coesão/ colocação gramatical.
    Com base nos erros apontados a nota:
    C: 120
    C: 120
    C: 120
    C: 80
    C: 80
    Total: 520

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.