Aprendiz

A importância do amplo acesso à vacinação no Brasil

  • 1

Corrijo de volta!

De acordo com a Constituição Federal, a saúde é direito de todos e dever do Estado. Contrariando os dizeres constitucionais, a cobertura vacinal no país tem diminuído, por isso evidencia-se a necessidade de discutir acerca das causas que impossibilitam o amplo acesso à vacinação no Brasil, haja vista a sua importância para o bem estar da sociedade. Nesse contexto, ressaltam-se como influenciadoras da problemática a grande distância que as populações periféricas precisam percorrer até os postos, bem como a superlotação desses estabelecimentos. 

Em primeira análise, a concentração de locais de vacinação nos centros urbanos dificulta a democratização do acesso a esse serviço. Nesse sentido, o conceito de desigualdade espacial, desenvolvido pelo geógrafo Milton Santos, afirma que a distribuição desigual do espaço reflete a desigualdade social. Consoante a esse pensamento, os indivíduos que vivem em regiões afastadas das principais sofrem com a inacessibilidade a certos recursos, como a vacina, assim, a distância geográfica impossibilita o cenário de igualdade. Dessa forma, muitos brasileiros não se vacinam em virtude do longo percurso que necessitam atravessar para ir aos postos, uma vez que essas pessoas moram na periferia urbana ou em áreas rurais. Portanto, tal situação é um entrave à acessibilidade da vacina no país, que é de extrema importância para o corpo social. 

Ademais, a superlotação é um aspecto dificultante à democratização. Na música “Sem Saúde” do cantor Gabriel, o Pensador, critica-se as condições precárias da saúde pública brasileira, como as amplas filas e a falta de atendimento devido à lotação. Nessa perspectiva, a vacinação é desestimulada pelo excessivo tempo de espera que os cidadãos precisam enfrentar para se imunizar e, por isso muitos desistem da ida aos postos, o que contribui para que a massificação da vacinação não seja uma realidade no país. Sob essa ótica, é evidente a ineficácia estatal em fornecer um serviço de qualidade à população e isso, para o iluminista John Locke, é uma quebra do contrato social, pois, quando a coletividade se sujeita a ser governada pelo Estado, ela espera que este promova direitos igualitários, assim como atenda os anseios sociais, o que não ocorre no atual contexto brasileiro. Logo, tal quadro impede o amplo acesso à vacinação.

Portanto, medidas devem ser tomadas para mudar o panorama vigente. A fim de democratizar a imunização, o Ministério da Saúde, mediante verbas governamentais, deve promover a construção de mais postos de saúde, principalmente em regiões periféricas. Isso, consequentemente, amenizará a exagerada lotação e tornará a vacina mais acessível, diminuindo transmissões de doenças e mortes decorrentes da não vacinação. Sendo assim, a Constituição será efetivada no ambiente brasileiro. 

Compartilhar

4 Correções

  1. A introdução está muito boa, mas o segundo período está um pouco longo. Também gosto de explicitar os argumentos na tese :)

    O seu primeiro parágrafo de desenvolvimento está impecável.

    No segundo parágrafo de argumentação, acho que (perdão se eu estiver errada, não tenho certeza) deveria haver um conectivo no início do segundo período. É um desenvolvimento muuuito bom.

    A conclusão contém todos os elementos necessários e o texto é bem coeso.

    Acho que um corretor muito chato tiraria 20 pontos, mas é o máximo de pontos que ele poderia tirar.

    • 1
  2. Introdução muito bem iniciada, com tese bem colocada. Excelente argumentação, com ótimos repertórios. Bom uso de conectivos. Norma culta, ao meu ver bem utilizada. E proposta de intervenção muito bem estruturada, atendendo aos requisitos da c5. Texto muito coerente coesivo, parabéns, vc tiraria no mínimo uns 800.

    • 1
  3. C1-200, ótima utilização da norma culta.
    C2- 200, repertórios pertinentes e produtivos.
    C3-180, boa exposição do ponto de vista, mas tente utilizar mais adjetivos e advérbios
    C4-200, texto muito coerente coesivo.
    C5-200, possui os 5 elementos.
    NOTA= 960 até 1000

    OBS- Na sua referência de contrato social, tente citar o direito à vida defendido por John Locke.

    • 1
  4. PARABÉNS!
    *Competência 1: 180; Não achei nenhum erro, mas certamente um corretor profissional irá procurar até encontrar.
    *Competência 2: 200 ; Seu repertório é muito bom
    *Competência 3: 200 ; Uma boa escolha de argumentos e organização do texto
    *Competência 4: 200, Diversidade em conectivos intraparágrafo e interparágrafo *Competência 5: 200, Proposta contendo os 5 elementos
    NOTA: 980

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.