Segundo Napoleão Bonaparte, a criança deve estudar e não trabalhar para se tornar um bom cidadão. Dessa forma, percebe-se a importância de uma infância saudável na formação do cidadão brasileiro, como na construção da opinião e na formação de valores. Não obstante, ainda há uma série de empecilhos para que as crianças possam crescer de maneira adequada. Com isso, é necessário que medidas sejam tomadas.
Com efeito, a infância é um período repleto de aprendizados e de autoconhecimento e é nessa época que o senso crítico começa a forma-se, caso a criança se encontre em um ambiente adequado. Em relação a isso, de acordo com o linguista Fiorin, a opinião é formada por meio das experiências com o mundo ao redor. Ou seja, o indivíduo que possui acesso a vários estímulos e a diversos pontos de vista, isto é, em um ambiente saudável, irá desenvolver, adequadamente, o senso crítico. Apesar disso, a escola ainda não introduz, no cotidiano dos discentes, uma troca eficaz de vivências.
Além disso, é nos primeiros anos de vida que os valores e o carácter começam a ser formulados por influência dos estímulos do ambiente, com isso uma infância saudável gera pessoas mais éticas e que tendem a seguir as normas estabelecidas pela sociedade. Nesse contexto, segundo a ONG “Observatório das Favelas” aquelas pessoas que tiveram uma infância desapropriada tenderam a desenvolver alguma ligação com o mundo do crime. Dessa forma, entende-se a repercussão do desenvolvimento saudável da criança, não só para o próprio indivíduo em formação, bem como para a sociedade. No entanto, o Estado ainda não se empenha, de forma eficiente, em modificar a situação de vulnerabilidade que muitas crianças encontram-se.
Portanto, com o objetivo de promover uma infância saudável, formando cidadãos, o Ministério da Educação deve, por intermédio de debates provocar a troca de vivências entre os integrantes da escola. Ademais, é urgente que Governo Federal principal órgão responsável pelo bem-estar dos brasileiros – por meio de projetos voltados para as comunidades, atenue a situação de vulnerabilidade das crianças, de modo que se construa uma sociedade mais ética. Com adoção de tais medidas, as crianças poderam se tronar grandes cidadãs, ratificando a ideia de Napoleão.
Juliahh
Olá!!! tudo bem? espero que esteja!!!
Então, você escreve muito bem, a sua redação está top, está clara e bem organizada, é evidente que você organizou um projeto de texto e seguiu bem, parabéns!!!
Notei alguns exageros no uso da vírgula, o uso das aspas sem necessidade no caso do D2, errinhos pequenos em relação ao seu texto que tá muito bom, além deles eu só desenvolveria mais um pouco os agentes da conclusão, para deixa-la mais detalhada e completa. Fora isso, meus humildes parabéns, você chegará longe!!
brehluca
Vou analisar primeiramente a gramática e colocar (*** …***) nos locais que eu achar erros.
Segundo Napoleão Bonaparte, a criança deve estudar e não trabalhar para se tornar um bom cidadão. Dessa forma, percebe-se a importância de uma infância saudável na formação do cidadão brasileiro, como na construção da opinião e na formação de valores. Não obstante, ainda há uma série de empecilhos para que as crianças possam crescer de maneira adequada. Com isso, é necessário que medidas sejam tomadas. (*** Não consegui encontrar erros gramaticais na sua introdução, parabéns!***)
Com efeito, a infância é um período repleto de aprendizados e de autoconhecimento e é nessa época que o senso crítico começa a forma-se, caso a criança se encontre em um ambiente adequado. Em relação a isso, de acordo com o linguista Fiorin, a opinião é formada por meio das experiências com o mundo ao redor. Ou seja, o indivíduo que possui acesso a vários estímulos e a diversos pontos de vista, isto é, em um ambiente saudável, irá desenvolver, adequadamente, o senso crítico. Apesar disso, a escola ainda não introduz, no cotidiano dos discentes, uma troca eficaz de vivências. (***Novamente não consegui identificar erros gramaticais, até o paralelismo sintático você conseguiu manter, portanto, MEUS PARABÉNS!! kkk***)
Além disso, é nos primeiros anos de vida que os valores e o carácter começam a ser formulados por influência dos estímulos do ambiente, com isso uma infância saudável gera pessoas mais éticas e que tendem a seguir as normas estabelecidas pela sociedade. Nesse contexto, segundo a ONG (*** Essas aspas aqui não existe!, aspas é utilizado em termos de língua estrangeira (cuidado com o termo internet, pois já é reconhecido no vocábulo português) ou citações diretas***)“Observatório das Favelas” aquelas pessoas que tiveram uma infância desapropriada tenderam a desenvolver alguma ligação com o mundo do crime. Dessa forma, entende-se a repercussão do desenvolvimento saudável da criança, não só para o próprio indivíduo em formação, bem como para a sociedade. No entanto, o Estado ainda não se empenha, de forma eficiente, em modificar a situação de vulnerabilidade que muitas crianças encontram-se. (*** Fora o erro das aspas, você foi impecável, acertando até o caso de atração do pronome obliquo, essa estrutura que você está utilizando parece muito com a do curso do estratégia, acho que você é concurseiro ein kkkk***)
Portanto, com o objetivo de promover uma infância saudável, formando cidadãos, o Ministério da Educação deve, por intermédio de debates provocar a troca de vivências entre os integrantes da escola. Ademais, é urgente que Governo Federal(***Era necessário ter isolado aqui entre travessões essa oração explicativa, poderia ter sido feito também entre virgulas ou entre parênteses***) principal órgão responsável pelo bem-estar dos brasileiros – por meio de projetos voltados para as comunidades, (*** Aqui caberia melhor um gerúndio, até mesmo pela concordância verbal***)atenue a situação de vulnerabilidade das crianças, de modo que se construa uma sociedade mais ética. Com adoção de tais medidas, as crianças (*** acredito eu que você quis dizer “poderiam”***) poderam se tronar grandes cidadãs, ratificando a ideia de Napoleão.
Comentários sobre a estrutura formal do texto e o campo semântico:
Introdução: Ótima introdução, abordou o tema elencado, fez uma introdução básica + (por oposição) e, além disso, realçou a tese ao final da introdução, simplesmente, IMPECÁVEL!
Desenvolvimento 1: Deixou claro as ideias que queria abordar, elencando inicialmente um tópico frasal e argumentando sobre ele, inclusive, utilizando argumento de autoridade, novamente, impecável!
Desenvolvimento 2: A despeito de argumentar, inicialmente, de forma muito similar ao desenvolvimento anterior (quase o mesmo tópico frasal), destoou-se do outro ao abordar argumentos bastante diversificados e uma conclusão do parágrafo bem relevante para as fundamentações abordadas na tese da introdução, logo, desenvolvimento 2 ok, não está impecável, mas está mais pra 8 do que pra 6 kkkkk!
Conclusão: Apesar de não fazer uma retomada inicial da tese é claro e intuitivo que você está desde a introdução seguindo uma linha de raciocínio lógico, isso foi obtido devido a uma estrutura formal muito bem feita, propostas de solução viáveis coerentes e bastante interessantes e pra fechar com chave de ouro retomou o pensamento de napoleão ao final, sem palavras, parabéns mano, espero conseguir fazer uma redação assim tbm no dia da prova kkkkkk.
Pelos critérios que eu acho importante, acredito eu que você obteria nota máxima, ou bem próximo disso, pois muitas vezes pequenos erros passam despercebidos dos examinadores, parabéns!
sdsdsouza
1. A tese não está vaga e insuficiente, caindo no senso comum.
2. *formar-se.
3. Cuidado com a repetição de palavras, como “ambiente” e “saudável” e “esse” e suas variantes.
4. Cuidado com a construção dos períodos: antes de “com isso uma infância saudável gera…” seria mais adequado o uso de um ponto de segmento.
Boa Sorte!
victor06moreira
Salve TesYeux!
Introdução:
[1] Bacana você citar Napoleão.
[2] A sua tese ficou um pouco vaga em “… Dessa forma, percebe-se a importância de uma infância saudável…” Ta, mas para você, o que significa uma infância saudável? Faltou um link mais direto entre a citação de Napoleão e o seu posicionamento.
D1:
[3] Boa argumentação, sua referência ta bem colocada, agregou muito ao seu parágrafo.
[4] Só cuidado com tantas “pausas entre vírgulas” para não deixar o texto cansativo.
D2:
[5] Você é muito bom/boa de repertório. (queria ser assim)
[6] Muito massa a construção do seu parágrafo, mas cuidado na hora de desenvolver o tópico frasal, pois você acabou repetindo boa parte do tópico frasal anterior.
Conclusão
[7] Vamos dizer que a sua conclusão esteja dividida em duas, certo? A primeira, que tem o Ministério da Educação como agente, contém finalidade e ação.
A segunda, tem agente, detalhamento, meio, finalidade e ação (essa última ficou um pouco perdida).
[8] Se você quis falar sobre algo no futuro, o correto é “acontecerão”.
Você ta virando craque na argumentação, falta só alguns pontinhos para a vitória.