O filme ‘’A gripe’’ narra a chegada do primeiro caso de gripe aviária H5N6 na Coreia do Sul. Na obra, os habitantes deparam-se com uma situação atípica que trouxe grande desespero e mostrou a dificuldade dos governantes para lidar com a circunstância, fazendo uso de uma quarentena rígida, sem o devido apoio aos profissionais. Paralelo à ficção, a pandemia do coronavírus acarretou grande pânico na população vulnerável e evidenciou a importância de um sistema de saúde preparado. Dessa forma, é notável afirmar que o Brasil não está apto para lidar com tal cenário, dado que o Estado não oferece a devida relevância aos trabalhadores que estão na linha de frente, e negligencia as redes de saúde, principalmente públicas, com a falta de investimentos prévios, contribuindo para a contínua permanência desse contexto nocivo.
A priori, é lícito postular que a pandemia exige ainda mais dos trabalhadores de saúde, acentuando sua importância na linha de frente no combate ao vírus. De acordo com a história, o Covid-19 trata-se de um evento inédito, dado que as epidemias no passado se desenvolveram em uma escala muito menor de interação entre os países. Dessa forma, a atual situação demandou dos profissionais de saúde um posicionamento, mesmo sem preparação antecipada, o que de acordo com o Governo Federal acarretou modificações em larga escala no seu trabalho, como a alteração nas cargas horárias e horas extras. É válido ressaltar que esse cenário revelou a suma relevância desses trabalhadores para a manutenção da vida dos infectados.
Outrossim, o cenário pandêmico ressaltou o descaso governamental com a área de saúde, em virtude da falta de investimentos prévios, desqualificando uma resposta rápida. Segundo a Constituição, os funcionários que atuam na área de saúde devem ter apoio financeiro e técnico. Apesar dessa garantia, a rede televisiva Globo mostrou protestos de profissionais da saúde, principalmente do SUS, por melhores condições de trabalho e salário, no ano de 2020 em João Pessoa, relatando como essa desvalorização prejudicou a resposta rápida das equipes médicas. Tal situação é caracterizada pelo escritor Gilberto Dimenstein, em sua teoria sobre os cidadãos de papel, que são pessoas que têm seus direitos garantidos apenas na folha, mas não são postos em prática, sendo assim nota-se que os trabalhadores têm seus direitos negligenciados pelo governo.
Tendo em vista os aspectos observados, é perceptível a importância dos profissionais de saúde para o combate ao novo coronavírus. Portanto, é factual que o Estado em apoio com o Ministério de Saúde, coloquem em prática um projeto que garanta melhores condições de trabalho aos trabalhadores da linha de frente do novo coronavírus, através de uma proposta que será entregue à Câmara de Deputados. Tal projeto terá como função proporcionar uma valorização financeira aos profissionais e investimentos em materiais médicos essenciais para um ambiente de trabalho adequado. Espera-se com essa iniciativa, uma mudança no atual sistema de saúde brasileiro.
Kl43
Boa noite! Vou te ajudar com meus conhecimentos
Sua introdução esta muito grandes,mas vc usa muito bem os conectivos e segue um modelo: contexto , tema e tese. Que vc utiliza bem é possível ver isso na dua tese.
Argumentação: aqui encontrei alguns erros, falta de maior embasamento, e dados que comprovam seu ponto de vista. No entanto, vc escreve bem e organiza bem suas informações ao decorrer do texto. Além do maís, é recomendável a utilização de orações coordenadas e subordinadas ao todo o texto , uma característica que pode aumentar sua nota no enem.
Conclusão: eu recomendo vc utilizar os cinco agentes: ação, agente , efeito , modo e detalhamento. Pois, com eles vc tem maior praticidade para fazer uma ótima introdução
C1- 160
C2- 200
C3-200
C4-200
C5-160
920 pontos
CONTINUE PRATICANDO VC ESCREVEU BEM E TEM MUITO POTENCIAL!
jheniffer0407
Boa noite! vou te ajudar de acordo com meus conhecimentos.
1º sua intro está ENORME, tente usar no máximo 7 linhas, caso contrario sua redação fica muito cansativa. Tiirando isso está bem estruturada, com conectivos e repertório, além da tese. PARABÉNS ADOREI
2º notei uns erros de escrita mas ignorei pois foram apenas 5.
em síntese sua redação está muito boa, superficialmente te daria uma nota aproximada de 950
“A persistência é o caminho do êxito”