No filme “Mulan” a personagem personagem principal precisa entrar no exército disfarçada de homem para substituir seu pai, já que não era permitido mulheres em batalhas. Analogamente, na atual conjuntura brasileira, o âmbito dos esportes é predominantemente masculino, por isso, evidencia-se a importância da mulher no esporte. Por conseguinte, a falta de visibilidade da mulher no esporte , bem como, a carência de incentivos governamentais gera a desvalorização do mesmo.
A priori, a indústria midiática não cobre em horários nobres jogos femininos, tornando-se escasso o acesso ao conteúdo. A falta de telespectadores incide diretamente na diferença de investimentos na visibilidade entre a seleção masculina e feminina, que é refletido em várias áreas, como na salarial. Segundo o Correio, que compara salários, a média salarial masculina é 234 vezes mais que a feminina, portanto, nota-se a discrepância entre a visibilidade e/ou investimento.
Outrossim, é a ausência de incentivos governamentais para que meninas estejam cada vez mais inclusas no esporte. É comumente associado que garotos são mais ativos que garotas e por isso são mais incentivados a prática do mesmo. Similarmente, na teoria Falocêntrica de Freud, narra-se que o feminino deve ser passivo e o masculino o ativo, gerando assim, um estigma em relação a feminino se tornar ativo.
Diante dos fatos supracitados, é imprescindível que tal problemática seja resolvida. Nesse sentido, é mister que o Ministério do Esporte favoreça um ambiente de equidade, através de propostas para a maior difusão do esporte feminino e ajustes salariais, atingindo todas as faces da sociedade, a fim de acabar com a discrepância salarial e falta de visibilidade.
Thamirysbds
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;)
INTRODUÇÃO —
Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente. Entretanto, percebi 3 erros quanto à gramática:
-> Ausência de vírgula: “No filme “Mulan”[,] a personagem…” a preposição “no” pede a vírgula
-> Vírgula desnecessária: “…bem como[,] a carência…” a vírgula em “bem como” você só coloca antes do termo
-> Uso do ‘mesmo’: “gera a desvalorização do mesmo.” o termo ‘mesmo’ é adjetivo de igualdade, jamais o use para retomar palavras/termos anteriores, pois é gramaticalmente errado.
Tenho 2 observações:
-> Você repetiu “personagem”
-> Adjunto adnominal deslocado com 3/+ palavras você coloca entre vírgulas: “no exército[,] disfarçada de homem[,] para substituir…” deixa o texto e a leitura mais organizada.
D1 —
É fato que um parágrafo pequeno, principalmente os de argumentação, não dá pra você defender sua ideia com “unhas e dentes”. Por outro lado, um parágrafo enorme, cansa o leitor e dá a impressão que você está “enchendo linguiça”, em outras palavras, tá enrolando. Então, é sempre bom um parágrafo de tamanho mediano, cuja fundamentação seja a maior parte.
Não há muito o que falar sobre a estrtura, está correta, só está vazia. Você discorreu de forma enxuta sobre o assunto, tão enxuta que eu não consegui ligar a invisibilidade (dito na introdução) com o problema salarial (dito no presente parágrafo). Em uma argumentação mais elaborada, eu tenho certeza que você teria atingido seu objetivo, mas, infelizmente, não foi o caso.
Outro problema foi seu tópico frasal. Acredito que você saiba que o tópico é o “coração” do parágrafo, se você trouxer um tópico falando que 1+1 = 3, vai ter que discorrer e provar isso durante todo o seu parágrafo, trazendo fatos de outras áreas (C2) e, lógico, sua opinião (C3). Seguindo, você começou falando que a mídia não cobre os jogos femininos, porém, na hora de defender isso você acabou trazendo outro assunto, a falta de investimento salarial. Discrepância nítida. Ambos os assuntos têm a ver com a invisibilidade da mulher no esporte, mas faltou fundamentação, ou seja, conexões. Como fazer tais conexões? Simples, basta argumentar mais, defender seu ponto e sua opinião, mostrar ao corretor o que passa na sua cabeça, é isso que o Enem (ou a FGV) vai pedir de você.
Erros:
-> Adjunto adverbial deslocado: “midiática não cobre[,] em horários nobres[,] jogos femininos”
-> Concordância: “entre [a] seleção masculina e [a] feminina”
-> Concordância: “que é refletid[a] em várias áreas” o que é refletida? ‘a diferença de investimento’
D2 —
Aqui cabe tudo que eu falei sobre o D1
Seu tópico, o modo como você escreveu, está sem sentido. ‘Outrossim’ significa “igualmente”, esse “é” logo após não é necessário, ficou parecendo que você queria falar alguma coisa, mas desistiu no meio da frase e encerrou ela logo.
Cadê a tese? Foi ótima a citação de Freud, mas onde que eu leio a parte que você coloca seu ponto de vista? Seu maior problema é a quase ausência de opinião, procure trabalhar mais esse aspecto para poder subir a C3.
Erros:
-Vírgula: “e, por isso, são mais”, no meio da frase, você isola os termos conclusivos
-Uso do ‘mesmo’
CONCLUSÃO —
Completa.
Observação:
-> Coloca ‘atravessar’ no lugar de ‘através’ e veja se faz algum sentido, porque é isso que a palavra significa. O Enem releva tal erro, mas o correto seria “por meio/intermédio de”.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Bons estudos!
Enzo_Silva
INTRODUÇÃO:
*Falta de vírgula: “No filme “Mulan”,”
* “gera a desvalorização do mesmo”. Gramaticalmente o uso da palavra mesmo para retornar termos anteriores é equivocado.
D1:
*Paragrafo curto para a argumentação do texto.
*Estrutura está ótima, mas tem pouca argumentação.
* Não desenvolveu o tópico frasal.
*Concordância verbal “a seleção masculina e A feminina.
D2:
*Mesmos problemas do D1, estrutura ótima, mas pouca argumentação, e falta de desenvolvimento no tópico frasal.
CONCLUSÃO:
*Ficou excelente
C1: 180
C2: 200
C3: 170
C4: 150
C5:200
Nota final: 900
isabelavx
Introdução: ótima introdução, bom repertório, mas faltou uma ligação ideal com o tema. Tem alguns desvios gramaticais, como a falta de vírgula seguido da frase “No filme Mulan” e o uso de mesmo na frase “a carência de incentivos governamentais gera a desvalorização do mesmo”, o correto seria “gera a valorização dele”. Além disso, toma cuidado com a repetição, você usou mulheres no esporte duas vezes em menos de uma linha de diferença, isso tira ponto na C4.
Desenvolvimento 1: uma sugestão, vai de gosto mesmo, mas eu colocaria a sua legitimação logo após o tópico frasal, seguido sempre de um conectivo como “Nesse sentido”, “Nessa perspectiva”, “Sob esse viés”, etc. Também acho que ficou faltando uma ligação entre seu repertório e sua argumentação.
Desenvolvimento 2: Mesmos problemas do primeiro, não desenvolveu seu argumento muito bem e não associou o repertório ao seu argumento.
Proposta de Intervenção: faltou o detalhamento, também aconselharia a ligar o repertório da introdução ao fechamento; “Assim, a realidade retratada na animação estadunidense não poderá mais ser associada à realidade brasileira” ou algo do tipo (não relacionei direitinho com o seu tema).
C1: 160
C2: 160
C3: 140
C4: 160
C5: 160
Nota final: 780
Amandsilva
oiii achei muito boa sua redação porem acho que deveria aumentar os parágrafos de desenvolvimentos e conclusão para melhorar sua argumentação e opinião ao logo do texto e na conclusão você deveria fazer essas perguntas quem? Oque? Como? Por meio? qual a finalidade? e seu texto e dissertativo-argumentativo e aconselharia você a tirar a palavra personagem e deixar só uma para evitar repetição. 920