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A importância da valorização dos museus no Brasil ENEM

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De acordo com o artigo 1° da Declaração dos Direitos Humanos, relata que todos os seres nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Entretanto, é notória a elitização cultural e a omissão governamental presente no Brasil, negligenciando assim, a importância dos museus. Desse modo, o país torna-se propício para o aumento da desigualdade sócio- econômica, cutural, educacional,como também, do preconceito.

Em primeira análise, é perceptível a elitização cultural sobre a maioria da população. Destarte, é decorrente da bipartição da cultura erudita e popular, visto que os museus são befeficiados
aos cidadãos de maior poder aquisitivo, visitados por cultos e estudiosos, ou seja, os eruditos. Nesse contexto, os participantes da cultura popular – as mazelas sociais, que praticam do senso comum, são excluídos, pois não procedem da mesma classe social ,econômica, tão pouco da educação. Portanto, os museus são dedicados a minoria de classe A, tornando visível a contraposição social e econômica, concomitante, o preconceito.

Outrossim, a omissão governamental veemente na sociedade, solidifica a desigualdade. Dessarte, a constituição cidadã de 1988, garante os direitos básicos do cidadão. Nessa ótica, é percetível o descaso do regulamento no lazer cultural. Visto os baixos investimentos na construção de museus nas periferias , como também na disponibilização de verbas, a fim de realizar passeios escolares ao museu. Logo, tal inadimplência reflete tanto no passatempo da sociedade,como no sistema educacional.

Em suma, é notório que a ineficácia da carta Magna e a bipartição cultural, propagam a ausência da prática artística  nas escolas e os variados tipos de desigualdade e preconceito. Sob este ponto de vista, é necessário a implementação de novos centros de arte, maior assistência à população periférica e a disponibilização de verbas à passeios educacionais. Isso se tornará possível com o auxílio do Instituto Brasileiro de Museu, juntamente com Ministério do Turismo, a fim de de atingir o maior número de pessoas com as artes oferecidas pelos museus, garantindo igualdade social e apreço a cultura

 

Agradeço qualquer correção, se possível com nota. Por favor.

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4 Correções

  1. Oi, blz? A sua redação possui alguns erros que podem tirar pontos na correção. O primeiro deles é a repetição do conectivo ” dessarte” que conta como falta de repertório de termos para ligar as ideias. Também é perceptível utilização de apenas uma citação para dar credibilidade ao texto, e isso é muito cotado pelos corretores, tente citar mais delas. Faltou uma delimitação de argumentos, no primeiro parágrafo, mais objetiva e clara.

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  2. Olá, Rafildees,
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pela dissertação tão coerente e bem redigida! Pessoalmente, acredito que o ponto chave da sua escrita é a organização dos seu discurso, ou seja, a maneira que você apresentou as suas ideias e ponto a serem enfatizados, fora estruturada de uma forma bem planejada.
    Ainda, no primeiro parágrafo, nota-se que você já deu início ao texto por meio de uma contextualização, o que casou muito bem com o tema. A minha observação seria em como o discurso indireto fora dado, ou seja, na parte: De acordo com o artigo 1° da Declaração dos Direitos Humanos, *relata que todos os seres nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
    Você inicia o parágrafo como se fosse apresentar uma sentença de discurso direto, mas a segunda parte tem a estrutura de um indireto. Note as as diferenças apresentadas:
    1. De acordo com o artigo 1° da Declaração dos Direitos Humanos: todos os seres nascem livres e iguais em dignidade e direitos. <— nesse caso, a frase teria que estar igualzinha ao excerto da Declaração dos Diretos Humanos.
    2. O artigo 1° da Declaração dos Direitos Humanos relata que todos os seres nascem livres e iguais em dignidade e direitos. <— Já nessa modalidade, você tem que apenas "explicar" o sentido em que a frase fora escrita, então, poderia ser com as suas próprias palavras.
    Além disso, tenha cuidado com as generalizações, afinal, caso não se tenha algum texto de apoio com a fonte conferida, generalizações podem descreditar argumentos. Digo isso pela parte: "Portanto, os museus são dedicados a minoria de classe A". Apenas explicando o porquê essa frase seria arriscada, começaria pela intencionalidade e o propósito dos museus, no geral, afinal, eles não são restritamente direcionados apenas à elite. Contudo, o seu ponto seria justificado pelo fato de que as condições sistemáticas possibilitam que apenas pessoas de tal classe possam usufruir de tal forma cultural. Dito isso, eu aconselho que toda generalização tenha uma fonte, um precedente, claro e concreto no seu texto.
    Esta matéria é bem clara em tal ponto, acredito que irá gostar de conferir: https://blog.plataformaredigir.com.br/help-ouvi-dizer-que-nao-devo-generalizar-mas-o-que-e-generalizar/
    Algumas correções à parte (socioeconomica; é necessária a implementação), porque foram questões mínimas, mas que você pode ficar a par e poder evitar futuramente, a sua redação está realmente fantástica. Respeitando a construção da argumentação e utilizando dos elementos de coesão como aliados, você contruiu a tese, a deixou clara na intro, deixou o seu projeto de texto evidente desde o começo também, usou o recurso dos elementos de coesão para auxiliar com o entendimento geral e abordou contextualizações que serviram como uma boa fundamentação para os seus argumentos. Com a prática, você está inclinado a melhorar cada vez mais o seu estilo de texto e com certeza vai alcançar o que deseja. Continue com a dedicação :)
    Espero poder ter ajudado.
    Bons estudos!

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  3. Nota – 680
    C1 – 160
    C2 – 120 – exemplifique e desenvolva mais suas referências. Não deixe de usar essas referencias em todos os parágrafos de desenvolvimento, senti falta no 1 parágrafo do desenvolvimento, cite o nome dos museus. O corretor quer ver que você conhece o que estás falando.
    C3 – 120 – Faltou desenvolver melhor suas ideias. Sempre que você terminar um período se pergunte “Por que”.
    C4 – 160
    C5 – 120 – não esqueça das 5 partes da conclusão (quem, o que, aonde, finalidade e desenvolvimento).

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  4. Oii tudo bem? Primeiramente meus parabéns pela sua redação! Sua estruturação está muito boa e seus argumentos dão ênfase e destaque para seus conhecimentos, ou seja, você estudou e sabe do que está falando. Não sou corretora e também não sou expert em produção textual, mas vou pontuar algumas coisas que eu faria diferente:
    1. Na introdução destacaria mais o que é o museu e qual sua importância, bem sucintamente, e no desenvolvimento daria aquele destaque.
    2. Na conclusão colocaria mais um agente para solucionar o problema, e utilizaria por base três perguntas simples, “qual instituição vai agir?” “o que será feito?” e “como será resolvido?” (Uma dica: sempre que for concluir o texto utilize essas três perguntas para fazer o parágrafo)
    De forma geral o seu texto está ótimo, e você tem talento. Parabéns mais uma vez!

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