Na cidade-estado grega de Esparta, o esporte fazia parte da vida dos habitantes desde a infância, já que eram treinados desde muito cedo para guerrear. Contudo, no Brasil hodierno, o esporte, apesar de sua importância para a saúde e bem-estar, é extremamente desvalorizado e os cidadãos enfrentam inúmeros desafios para sua prática. Esses entraves são ocasionados tanto pela ineficácia do Estado em apoiar os esportistas , quanto pelo desinteresse da própria população; o que atravanca o desenvolvimento saudável da nação.
Segundo o filósofo Aristóteles, na cidade feliz, o governante deve tomar atitudes que beneficiem toda a população. Contudo, os atletas não são favorecidos pelas ações governamentais, já que recebem apenas míseros auxílios financeiros, insuficientes para uma alimentação adequada , ou para o transporte aos locais de treinos e competições, despesas altas para um esportista iniciante. Assim, o Estado desvaloriza o esporte e “enterra” o talento de inúmeros jovens com futuros promissores, mas que sem oportunidades, acabam, muitas vezes caindo no triste mundo do crime.
Ademais, segundo o filósofo Juvenal, em um corpo saudável, vive também uma mente sã. Porém, as atividades esportivas, que trazem tantos benefícios, como melhoria da capacidade cardiovascular e respiratória, são deixadas de lado diante do avanço de tecnologias, como TVs e celulares, que “prendem” o indivíduo por horas , e estimulam um estilo de vida sedentário e extremamente prejudicial. Assim, os esportes são desvalorizados, o que traz malefícios para a própria população, que desenvolve uma série de doenças que poderiam ser evitadas, como a hipertensão.
Destarte, é necessário que o Estado apoie os atletas, sobretudo os iniciantes, por meio do envio de verbas aos governos estaduais, que devem fornecer um auxílio financeiro para o suprimento da alimentação e do transporte, principalmente, a fim de valorizar essa importante ferramenta de inclusão social:o esporte, e ao mesmo tempo reconhecer o talento e esforço dos jovens esportistas. Cabe ainda a essa instituição, através da mídia, incentivar a prática de esportes pela população, a fim de formar uma sociedade atleta, e saudável , como a espartana .
RaianaMG
Olá, boa tarde, tudo bem?
1.O começo da sua redação ficou um pouco confusa, parece que está se referindo a cidade estado DE Esparta e não a cidade estado Esparta;
2.A sua tese ficou clara e os argumentos também;
3.Senti falta de um tópico frasal no início do seu D1, como “A principio, vale destacar o descaso governamental para com o acesso ao esporte à população.” e continuava com a citação do filósofo;
4.Você argumentou de forma muito forte, isso é bom, mas sinto que quando falou sobre o mundo do crime você não trouxe algum dado ou exemplo para comprovar isso, tente evitar o uso de senso comum no texto;
5.Novamente senti falta de um tópico frasal no seu D2;
6. A sua intervenção apresenta algumas falhas, isso porquê parece que você apresenta dois agentes, o ESTADO e os GOVERNOS ESTADUAIS, você usa palavras que ajudam a identificar os elementos, mas em algumas partes ela fica confusa, busque usar:
A,O,AS,OS para o AGENTE
POR MEIO,POR INTERMÉDIO,MEDIANTE para MODO/MEIO
DEVE para AÇÃO
AFIM DE, PARA QUE, DESSA FORMA, ASSIM SERÁ POSSÍVEL para FINALIDADE.
Parabéns, continue praticando .
Th4ymendezz
Vamos a sua correção
A sua introdução está boa, você deixa claro sua tese, e isso é bom.
No d1 não existe tópico frasal, eu recomendo que você bote..
Você citou Aristóteles e criou um repertório produtivo, mas, no final do desenvolvimento você acaba falando que por falta de ações governamentais, os atletas acabam caindo no mundo do crime, porque isso acontece? Você soltou uma ideia e deixou ela voando no final do seu D1 e, de certa forma tu deu uma rápida fuga do tema
No d2 você tem um repertório, más acontece a mesma coisa, você lança uma Idea no final do parágrafo e deixa ela voando, porque essas pessoas adquirem doenças? e quais são? Você dá exemplo da hipertensão, mais não contextualiza e deixa a explicação muito vaga.
Você tem uma proposta de intervenção que possui muito pouco detalhamento, porém contém agente, ação, modo, e finalidade
Notas
C1: contém mais de 2 desvios gramaticais: 120
C2: compreendeu bem a proposta do tema: 180
C3: possui pelo menos um repertório produtivo 200
C4: possui conectivos coesivos: 200
C5: proposta sem detalhamento suficiente 160
Nota final 860
Reh_ribeiro
Amei seu texto, ótimos argumentos.
Sua introdução foi satisfatória, já que houve a citação do problema e sua tese explícita.
Quanto ao desenvolvimento, ambos trouxeram as causas e consequências do problema citado, entretanto, recomendo usar mais conectivos e vocábulos que substituam alguns termos, evitando repetição desnecessária e possível prolixidade. Além de mostrar mais domínio em relação ao uso da língua portuguesa e linguagem formal.
A sua conclusão foi boa, trouxe duas sugestões como formas de intervenções, e estas são plausíveis, alcançáveis… Além de apontar muito bem quem deve agir, o que deve ser feito e como ser feito.
Parabéns!