A serie Aruanas, feita pela Globo, aborda os objetivos de uma ONG de preservar e proteger os recursos hídricos da Amazônia, contra as empresas de minério, que poluiam a água do rio com mercúrio envenenando e causando doenças para a população indígena e local. Fora do universo cinematográfico, esse cenário é uma realidade problemática no Brasil, já que a população se acomodou com a falta de sustentabilidade.Essa situação tem origem na negligência governamental, que não exerce as suas atividades ambientais corretamente, e, assim, outros dois fatores que contribuem para esse quadro são, a falha educacional e a habitualidade da população.
Dessa forma, torna-se claro como a falibilidade educacional gera a falta de importância da sustentabilidade. Isso ocorre porque, as instituições educacionais sofrem de uma carência estrutural, as quais muitas vezes não possuem materiais e profissionais suficientes, causando um “vácuo” na vida estudantil, formando indivíduos que não entendem a importancia da sustentabilidade, que é uma alternativa ecológica de preservar os recursos naturais e suprir as necessidades das populações atuais, diminuindo a poluição para o mundo. Esse pensamento é confirmado pelo filósofo Kant, na frase ” o homem é aquilo que a educação faz dele”, comprovando que para a reflexão do indivíduo é necessário uma boa base educacional.
Além disso, percebe – se como a habitualidade da população causa a falta de sustentabilidade. Isso acontece porque, as pessoas não se assustam mais com o declínio desse ato, o qual advém da cultura do comodismo, cuja população visualiza como algo comum. Esse pensamento pode ser confirmado pela obra do artista Edvard Much, “O Grito”, que apresenta completo desconforto e pânico diante do desconhecido. Essa apresentação vai de encontro com a falta de estranhamento social frente a falta de sustentabilidade, já que ao contrário do personagem a sociedade não mais se espanta.
Portando fica claro como a falta de sustentabilidade tem origem na negligência governamental. Para solucionar esse empasse é necessário que o Ministério da Educação juntamente com instituições privadas, ministrem palestras e aulas de conscientização nas instituições educacionais de todos os ensinos, a partir de um projeto estudantil com aulas extras, com a finalidade de desenvolver a reflexão da população desde a infância, a fim de ser entendida e priorizada a sustentabilidade no Brasil. Assim, a partir dessas medidas as pessoas, assim, como na serie Aruanas irão lutar por um Brasil mais sustentável.
letícia_
• INTRODUÇÃO
– repertório sociocultural: contextualizadissímo *provavelmente essa palavra não existe*, muito bem elaborado e claro, além de ser uma série super recente, né? E você conseguiu trazer esse repertório para sua redação, PARABÉNS!
– ‘feita pela globo’ soou estranho, você poderia colocar: produzida pela rede Globo…
– tese ficou muito longa, além de você ter citado três problemas: negligência governamental; falha educacional; e o aumento da população;
Bom, você precisa escolher apenas dois, tá bom?
DESENVOLVIMENTO 1
– suas ideias são ótimas, porém algumas frases estão desconexas e confusas. Além de apresentar muitos erros gramaticais e vírgulas inadequadas. Mas o balanço é bem positivo.
DESENVOLVIMENTO 2
– uso do travessão está inadequado
– repertório sociocultural não está contextualizo, está bem vago e distante do tema proposto.
– é legal você trabalhar com conectivos nos intraparagráfos, isso facilita a leitura e deixa suas ideias mais claras para o corretor.
• CONCLUSÃO
– concluiu com clareza, apresentou os 5 elementos e foi bem clara e objetiva. Porém apresenta muitos desvios de concordância verbal, na qual dificulta a leitura!
ABELBRAGA
C1 160 C2 200 C3 180 C4 160 C5 200 VOCÊ TEM UMA ARGUMENTAÇÃO IMPECAVEL , NO ENTANTO TEM ALGUNS ERROS DE NEXOS E FALTA DE CONECTIVOS , TAMBÉM PERCEBIR U MA FALHA DE COESÃO NO D1 , FORA ISSO ESTÁ OTIMO. ESPER EU ESQUECI DE DIZER EU ACHO QUE FALTOU ALGUNS REPERTORIOS E DADOS , TIPO EM PROBLEMAS AMBIENTAIS É SEMPRE BOM TRAZER DADOS GEOGRAFICOS , OUTRA COISA SERIA MELHOR VOCÊ COLOCAR CAUSA E CONSEQUENCIA EM VEZ DE SÓ CAUSA
Ana Esther Cunha Cadete
Olá, Boa tarde! Vou corrigir a sua redação e espero te ajudar.
Gostei bastante da sua introdução pois você trouxe uma série, contextualizando muito bem o assunto. Sua tese e argumentos também ficaram claros.
Os seus desenvolvimentos ficaram bons também e você conseguiu desenvolver a ideia apresentada na introdução, além de usar um bom repertório.
Gostei da proposta de intervenção, ficou simples de entender e apresentou todos os elementos.
Sua nota ficaria assim:
C1-160(encontrei algumas palavras erradas)
C2-200
C3-160
C4-160
C5-200
Nota final:880
Thaisz21
Olá, boa tarde. Vou corrigir sua redação por cada estrutura e apontar algumas observações, ok? Vamos lá.
INTRODUÇÃO:
citação de série + situação análoga a realidade + tese + fatores impulsionadores para a problemática.
DESENVOLVIMENTO 1:
esse parágrafo eu achei q vc iniciou ele de forma estranha, pq vc começa com “dessa forma, torna-se claro”, sendo q vc está começando o parágrafo agora, não teve uma ideia que foi apresentada antes no mesmo parágrafo. No mais, esse parágrafo ficou bom, você desenvolveu a argumentação do fator impulsionador 1 da problemática de forma clara + citação do filósofo Kant.
DESENVOLVIMENTO 2:
explicação do fator impulsionador da problemática 2 + relação com uma obra literária + analogia com a realidade
CONCLUSÃO:
agente + ação + meio + finalidade + respeito a diversidade e os direitos humanos
NOTA: 820
Bom, é isso, sua redação ficou muito boa, continue praticando que vc vai longe, abraço e boa sorte ;)
luiz123468864335
Não sou perito mas espero ajudar.
C1- Muito boa sua introdução citou uma série , e apresentou sua tese de maneira explícita.180
C2- Sinceramente seu desenvolvimento foi impecável, apresentou consequências, repertório aberto e bom uso de conectivos.200
C3- Acho que faltou um pouco da sua argumentação,vc focou muito em descrever o repertório e deixou um pouco de lado sua tese defendida.160
C4- Conclusão certa, os 5 elementos foram usados corretamente.180
Não sou um corretor profissional, então posso ter dado uma opinião um pouco errada mas se tiver variação é pouca.