A série “Sob Pressão” retrata como funciona um hospital público escasso. É representada, de início, a rotina exaustiva de médicos e a falta de infraestrutura do lugar. Análoga a realidade brasileira, o seriado expõe uma prática existente na sociedade: a saúde pública sendo deixada de lado e posta em segundo plano. Tal conduta ocorre devido a ausência de aplicação pelo governo e ao gerenciamento inadequado.
Em primeiro plano, é importante ressaltar que a falta de investimento na saúde pública simboliza um retrocesso. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o estado é responsável por assegurar o bem estar da população, entretanto, isso não acontece no Brasil. Devido à baixa renda aplicada, os hospitais ficam sobrecarregados, com corredores lotados, inúmeros pacientes sem assistência e com uma estrutura precária, por exemplo.
Em paralelo a isso, vale salientar que tal cenário pode trazer prejuízos irreparáveis para a população. O artigo 196 da Constituição Federal aponta que a saúde é um direito de todos e mesmo o SUS, Sistema Único de Saúde, sendo uma das maiores organizações de saúde pública, muitas pessoas não possuem essa regalia garantida. O descaso com pacientes, a falta de interesse no atendimento e o despreparo profissional são consequências de uma má administração, onde o que é assegurado teoricamente não é encontrado na prática.
Portanto, medidas são necessárias para resolver a situação. Deste modo, o Governo deve aumentar seus investimentos em saúde pública, distribuindo de forma igualitária as mesmas quantias para cada cidade do país, ademais, a mídia, principal veículo de informação, deve criar campanhas em larga escala sobre a importância da manutenção de hospitais públicos e os Conselhos de Saúde, em conjunto das Conferências de Saúde, deverão criar diretrizes que busquem capacitar e comprometer os profissionais com finalidade de obter maior conhecimento sobre seus objetivos e suas responsabilidades para que o sistema chegue à população com uma gestão adequada e qualificada.
pedro2530
Sua redação está muito bem estruturada e coesa. As citações e alusões muito bem colocadas e obedeceu as regras gramáticais.
Só acredito que na proposta seja necessário a separação dos períodos em “[…]do país, ademais , a mídia “, ficando “[…]do país. Ademais, a mídia…”.
Além disso, seria mais interessante você colocar Sistema Único de Saúde entre parênteses, em vez de ser entre vírgulas
DaniellyRegina
Eu gostei muito do seu texto e especialmente dos repertórios utilizados.
Na frase, “Ausência de aplicação pelo governo” eu achei vago,porque não especifica o que não está sendo aplicado pelo governo. ” Ausência de aplicação monetária pelo governo”, ficaria bem melhor.
Na frase ” É representada,de início” eu colocaria, “De início,a dramaturgia relata…..”.
Parabéns pelo seu texto!