No filme “História da saúde pública no Brasil”, fala desde o momento que não existia atendimento público de saúde no Brasil, como por exemplo no Brasil colônia, até os dias atuais. Além de mostrar também o descaso e falta de políticas públicas em relação a saúde brasileira. Embora o filme seja uma forma de crítica ao sistema de saúde brasileiro, não foi realizado ainda uma melhora significativa nele. Com isso, cabe analisar o porque a saúde brasileira ainda é tão precária e a importância da reivindicação pela saúde pública no Brasil.
Em primeiro lugar, cabe analisar o porque a saúde pública no Brasil é precária. Ainda que nos últimos anos as políticas públicas voltadas para a saúde tenham aumentado, a prática é diferente da teoria. No artigo 196 da Constituição Federal de 1988, diz que a saúde é direito de todos e dever do estado, bem como, prevenção, proteção e recuperação da mesma. Porém, a prática é totalmente diferente, o que vemos é hospitais lotados, falta de medicamentos na Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) sem médicos e enfermeiros para atender a população.
Em segundo lugar, é de extrema importância reivindicar pela saúde pública no Brasil. A música “sem saúde” do cantor e compositor Gabriel Pensador, fala sobre a deterioração da saúde brasileira, e isto é uma forma de reivindicar pela saúde. Tal atitude, deve servir de espelho para a sociedade reivindicar também por esse direito. Ademais, a reivindicação é importante para que haja melhoria na saúde pública e que a população passo usufruir do direito garantido pela Constituição Federal de 1988.
Portanto, é notável com o que foi dito anteriormente, que o sistema de saúde brasileiro é falho e a importância da reivindicação pela saúde pública. Dessa forma, O Ministério da Saúde deve colocar em prática o que é dito na teoria, melhorando os hospitais, de forma a ampliar os leitos, as Unidades de Saúde e aumentando a quantidade de medicamentos. Logo, o sistema de saúde irá melhorar e não será preciso fazer reivindicações como o cantor Gabriel Pensador, e o nosso direito pela saúde pública de qualidade será garantido na prática, como é por lei.
FelipeReZ
Olá, boa tarde!!
Segue a sua correção de acordo com as competências Enem.
C1: 160 ( Domínio da escrita formal da língua portuguesa)
C2: 200 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto)
C3: 200 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista)
C4: 160 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
C5: 200 (Respeito aos direitos humanos)
Total: 920.