Iniciante

A importância da prevenção dos acidentes de trabalho no Brasil

  • 2

Carlos Drummond de Andrade, poeta modernista brasileiro, cita em súmula que há uma pedra no meio do caminho. Essa analogia representa de forma insigne a importância que há em prevenir acidentes de trabalhos, obstáculo a ser superado no Brasil. Sob essa ótica, é possível analisar o óbice ante dois aspectos: o silenciamento do mártir e a falta de atuação governamental a respeito dos locais de trabalho.

Em primeiro plano, é fulcral ressaltar que, o silêncio das vítimas é imposto, na maioria das vezes, por uma relação de superioridade entre patrão e funcionário. Segundo o sociólogo alemão, Karl Marx, a relação entre a burguesia e o proletário era de desigualdade. Uma vez que, o primeiro dispõe dos meios de produção, enquanto o empregado vende sua força de trabalho desproporcionalmente ao que recebe. Nessa conjuntura, o patrão pouco se importa com as condições nas quais o trabalhador está sendo atribuído, mas que não reclama por medo de ser desempregado.

Além disso, o governo não atua de maneira eficiente acerca das localidades trabalhistas. No período histórico conhecido como: “Revolução Industrial”, os trabalhadores eram submetidos a condições precárias de trabalho, sendo recorrentes, cenas de acidentes e enfermidades decorrentes do péssimo estado local. Tal fato, parece não ter ficado no passado, sendo que, o poder míope do Brasil não toma providência para prevenir esse entrave.

Destarte, urge medidas exequíveis para mitigar os empecilhos. Mediante aos fatos, cabe a Sociedade Civil conscientizar-se e reconhecer o seu papel no meio. Por intermédio de campanhas, proporcionar ações para buscar seus direitos. Outrossim, o governo federal deve dar total apoio aos movimentos, divulgando anúncios e dados sobre as condições de trabalho com o intuito de alcançar a coletividade. Pois, somente assim, será removida a pedra mencionada por Drummond.

Compartilhar

1 Correção

  1. Competência 1: 160 pontos

    Competência 2: 120 pontos – Sua analogia sobre a relação de trabalho foi boa, contudo acho importante analisarmos dois pontos sobre sua argumentação:

    No seu desenvolvimento 1 por exemplo, você poderia ter contextualizado melhor a sua alusão, falando de modo mais aprofundado sobre as circunstâncias que dificultam a vida do empregados no âmbito de trabalho atualmente.

    E no desenvolvimento 2 A falta de atuação do Governo foi apenas citada, situação parecida com a do argumento anterior, você precisa expor os fatos na sua redação, tornar seu posicionamento sobre o assunto claro para o leitor na defesa dos seus argumentos.

    Competência 3: 160 – Procure organizar suas ideias melhor, use seu repertório, alusões históricas, etc, sem perder o foco da narrativa do seu texto, que é trazer informações e fatos na defesa de um ponto de vista.

    Competência 4: 200

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.