O atleta Ben Simmons quando chegou a NBA, liga de basquete americana, era considerado um dos armadores mais promissores já vistos na história da liga, depois de um ótimo início, Simmons começou a demonstrar uma gigantesca falta de confiança em momentos decisivos, até que ocorreu o fatídico episódio onde Simmons, devido sua baixa confiança toma uma atitude errada que custa a eliminação de seu time, o atleta é duramente criticado e tem sua saúde mental muito abalada e assim nunca mais foi aquele armador que encantou todos. Nesse sentido notamos a importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance, diante de tal cenário, é imperioso ressaltar que contribuem para a problemática, o descaso com o cuidado da saúde mental e a pressão sofrida por um atleta de alta performance.
De início é notório destacar o descaso com o cuidado da saúde mental, para exemplificar podemos observar como muitos da sociedade atual tratam a saúde mental como algo banal ou “frescura” no ambiente de trabalho e na sua carreira profissional, o que é uma visão totalmente ultrapassada, já pontuava Jayme Landmann, médico e professor brasileiro, “O estado preocupa-se com a saúde do indivíduo em função de sua utilização como instrumento de trabalho e não de suas esperanças, de seus anseios, de seus temores ou de seus sofrimentos”. Fica evidente diante desse cenário como o cuidado com a saúde mental é deixado de lado.
Ademais é fundamental apontar a pressão sofrida por um atleta de alta performance, pois segundo uma meta-análise desenvolvida a partir da revisão de cinco bancos de dados e mais de 20 artigos científicos, é mostrado que há uma prevalência de sintomas e transtornos de saúde mental, sendo 34% dos atletas podem apresentar sintomas de ansiedade e depressão, uma vez que atletas desde pequenos sofrem com uma rotina desgastante de pressão e de cobranças o que acarreta em grandes problemas no futuro, pois atletas são vistos como super heróis mas ele possuem limites.
Portanto, com objetivo de preservar a saúde mental em atividades de alta performance é dever das federações esportivas dos seus devidos países, tratar a saúde mental de seus atletas por meio de tornar obrigatório que todos os clubes e seleções esportivas, possuir um profissional da psicologia acompanhando de perto seus atletas, para só assim acabarmos com com essa barreira que assola nosso esporte.
Matheus1021
Boa tarde
Parabéns pela redação, no entanto, algumas observações:
– Na conclusão você tem que solucionar as duas teses, pois, caso não resolva ira perder pontos na competência 3
– Alguns erros de gramática
– Faltou aprofundamento nas argumentações (D1 E D2)
– Cuidado com as repetições de palavras
– Cuidado para ficar refém de estatísticas, não aconselharia usar
@felipedegeo
Falta organizar a introdução de maneira mais clara, os argumentos são bons, mas precisa atentar ao terceiro parágrafo com um argumento citado sem especificação devida. É necessário a fonte de qualquer argumento com dados, achei problemático apenas citar “20 artigos científicos”, de forma simplista. Sem erros graves de ortografia, muito boa redação.
ceciln
Se atente à pontuação. Fora isso, achei um texto fluido. Pode trabalhar melhor sua introdução.
Seguindo a mesma linha de livros com comentários explicativos, os comentários feitos por corretores às redações recebidas de alunos são essenciais para a aprendizagem dos futuros universitários.
Isso porque o comentário serve mais do que como um aviso de que naquela etapa do texto é possível melhorar, ou se encontra um erro que descontaria pontos, mas porque o apontamento dos erros e a explicação de como podem ser corrigidos se torna uma ferramenta na hora de ensinar.
LuanFernandes20
No P1 faltou crase na frase “O atleta Ben Simmons quando chegou >à.< Diante de tal cenário…".
No D1 vc juntou tudo numa grande frase q n dá pra entender se a fonte citada falou q a saúde mental é frescura ou oq tá em aspas. No D2 n foi mt diferente; e em ambos os desenvolvimentos, as citações n se ligam à uma argumentação, basicamente vc só falou umas fontes e disse "é isso, pronto acabou", entendeu?
Faltou detalhamento na Conclusão.
No geral vc tem q se ligar em pontuação, repetições de palavras e conectar os dados q vc usa num ponto de vista.
Nota: 100+120+120+100+160=600
Não desiste vey e bons estudos.
ZURCj
Falando da introdução, houve uso de um repertório sociocultural legitimado , usou conectivos para deixar o texto mais fluido e apresentou 2 causas(tese) para o problema.
Em relação aos parágrafos de desenvolvimento, consegui identificar tese, embasamento , uso de conectivos e afins.
Quanto a conclusão foram apresentados : agente , ação , meio, finalidade…só senti falta de um detalhamento e da inclusão/retomada dos dois argumentos da introdução para deixar o texto todo conectado.
No geral , sua redação está bem escrita. Parabéns pelo texto, continue estudando para ampliar seus conhecimentos!