No cenário atual, no qual o Brasil está inserido, a parceria entre pais e escola não é só importante para o desenvolvimento intelectual e moral, mas também para a formação na fase escolar. Ainda assim, em pleno século XXI, o estabelecimento de ensino reclama da pouca participação dos responsáveis.
Embora uma parte da população ache insignificante seu envolvimento, é indubitável que é cada vez mais necessária a presença dos pais no que diz respeito ao desenvolvimento e educação dos filhos. Afinal, é de conhecimento geral que o incentivo dos responsáveis estimula o ser humano. Consoante Pitágoras, “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”, é reforçada a ideia de que a participação dos genitores no cotidiano escolar dos filhos traz benefícios ao seu processo de aprendizagem, pois tornam-se pessoas mais reforçadas e dedicadas.
No entanto, é notório que a família tem deixado para a escola a responsabilidade da educação das crianças e jovens do país. O índice de desrespeito com a autoridade máxima na sala de aula tem aumentado drasticamente nos últimos anos. Sem embargo, em uma pesquisa global da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta o Brasil como o número 1 na lista de violência nas escolas. Na mesma enquete, cerca de 12,5% do professores disseram ser vítimas de agressões verbais ou intimidações de alunos pelo menos uma vez por semana.
Dessa forma, somos levados a acreditar que de fato a parceira família-escola é de suma importância, visto que os professores sozinho não conseguem lidar com a necessidade educativa dos alunos. E ainda assim, uma outra parceria entre Ministério da Educação e os três poderes de estado, é de suma necessidade para haver projetos de interação e formação acadêmica.
Danielpierre
Boa noite, na minha visão a sua redação tem coerência e as palavras se ligam, mas na introdução a tese não está explicita, apenas vc abordou o assunto, mas sem sem defender a tese, já q eu não achei. Os desenvolvimentos não fugiram do tema, mas já a conclusão deixou a desejar, já que ficou um pouco vago como essa intervenção ocorreria. Vc se dá muito bem com as palavras só precisa se atenuar a alguns preceitos do texto argumentativo, deixa a tese mais explícita e trabalha um pouco mais na conclusão. Espero ter ajudado, sou novo no Site :)
lanaP
Boa noite roliveeirx! 1. Introdução: Tese não está explícita, apenas um argumento ” pouca participação dos responsáveis” – a tese deve conter dois argumentos que serão desenvolvidos nos 2 desenvolvimentos.
2. Desenvolvimento 1: Boa argumentação e boa escrita, no entanto, o que você citou não foi apresentado na tese. Além disso, não há nenhuma problematização no desenvolvimento, lembre-se que o ENEM tem um modelo específico e só aborda problemas, ou seja, seus dois parágrafos deveria, estar problematizando.
3. Desenvolvimento 2: É nesse parágrafo que você cita o 1° argumento “pouca participação dos responsáveis”, porém, você cita a violência, e esta não é citado na tese. Logo, sua tese deveria conter “pouca participação dos responsáveis e a violência aos professores”.
4. Conclusão: “somos levados” – Em uma redação ENEM é errado que você utilize o pronome “nós”, mesmo que indiretamente. Sua conclusão só apresenta agente, não apresenta modo, meio, detalhamento ou finalidade, logo, me leva a acreditar que não é estilo ENEM, ao postar uma redação que não seja desse modelo, especifique de qual seja, ademais, levando em consideração o estilo ENEM você pontua super pouco na competência 5.
Logo, Competência 1 – 160 (se atente ao “somos”, e na conclusão apresenta erro gramatical “professores sozinho”).
Competência 2 – 120 (tese sem o 2° argumento e acréscimo de argumento que não está explícito na mesma).
Competência 3 – 160 (não há problematização no 2° parágrafo).
Competência 4 – 200 (boa utilização de conectivos, no entanto, sugiro que utilize conectivos em todo início de parágrafo).
Competência 5 – 40 pontos (sem modo, meio, detalhamento e finalidade).
Total: 680 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
Cristina Perroni
Oii boa noite..Você tem um repertório ótimo sua redação trás uma citação que cabe ao tema proposto..só achei que na conclusão os três poderes deveria ficar na segunda linha…e eu particularmente colocaria 2 causas do poblema na introdução pois me parece ter apenas uma…mas você escreve muito bem ..vai mandar muito bem …continue vai melhorar cada vez mais..Parabéns …Boa noite .
_vanessavitoria
muito boa a proposta, porém eu faria melhoras na apresentação da tese, para uma elaboração completa e congruente da introdução, tornando-se presa a atenção dos corretores… ótimo seu posicionamento, bom linguajar gramatical, porém acho que poderia ser abordado mais meios de intervenção eficazes
Dauany
Na minha opinião sua redação ficou ótima só venho ressaltar alguns pontos para a melhora: A introdução acredito que abordou nos desenvolvimento tópicos que poderia ter enunciado na introdução como o aumento da violência na escola pela falta de respeito;
A conclusão acredito que esteja faltando algumas partes da elaboração da proposta de intervenção
A demais não sou competente a avaliar em questões relacionadas a gramática e convenções de escrita por isso me abstenho.
Continue melhorando e boa sorte