Na obra “Vidas Secas”, do romancista Graciliano Ramos, os filhos do personagem Fabiano, o qual é analfabeto e sem formação escolar, são retratados como um reflexo do pai. De maneira análoga, nota-se que esse panorama repercute em muitos lares, tendo em vista a precariedade da literacia familiar na construção de valores no país. Isso porque a desigualdade social e a desestruturação da família englobam esse cenário desafiador.
Nesse viés, destaca-se a desigualdade social como um fator determinante para a inexistência da relação parental com a leitura. Com base nisso, cita-se a obra “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, em que foi retratada a sua dificuldade de ter tempo de qualidade com seus filhos em razão da alta jornada de trabalho. Sob essa ótica, depreende-se que a realidade dos mais pobres condiz com o que foi noticiado pela autora, uma vez que precisam compensar a má remuneração com a sobrecarga trabalhista. Sendo assim, é indiscutível que esse quadro perturbador apenas reafirma a impossibilidade de uma nação amparada em discrepâncias sociais de promover a literacia familiar.
Ademais, é imperioso salientar que a desestruturação presente nas famílias colabora para a continuação desse impasse. Tal fato pode ser comprovado quando se observa que na Era Tecnológica, a distração de muitos pais em aparelhos telefônicos propicia o distanciamento de seus filhos e faz com que momentos importantes, como a alfabetização infantil, sejam colocados em segundo plano. Posto isso, alude-se ao sociólogo Zygmunt Bauman, o qual postula que as relações são pautadas na liquidez marcada pela superficialidade. Diante do exposto, a ideia proposta pelo estudioso legitima, lamentavelmente, o panorama de descaso e de desinteresse na conexão real dentro dos lares no processo da leitura.
Portanto, faz-se necessário que a literacia familiar na construção de valores seja viabilizada no território nacional. Para que isso ocorra, o Ministério da Educação, deve criar um projeto, com o apoio das escolas, por meio da inserção de campanhas nas comunidades, que convoquem os pais dos alunos para rodas de conversas para discutir sobre o envolvimento dos responsáveis com as crianças, com o fito de desenvolver a alfabetização de forma eficaz e apoiada em assistência à família. Outrossim, as mídias devem noticiar os prejuízos da superficialidade afetiva na vida infantil, com a finalidade de conscientizar de modo a reverter o atual conjuntura. Feito isso, o horizonte de “Vidas Secas” ficará restrito à ficção.
dudaalopesb3
Competência 1 (Domínio da norma culta da língua escrita):
O texto apresenta boa construção gramatical, mas há pequenos erros, como a expressão “o atual conjuntura”, que deveria ser “a atual conjuntura”. O uso de vírgulas e conectores está adequado, mas algumas construções poderiam ser simplificadas para melhorar a fluidez. Nota: 180/200
Competência 2 (Compreensão do tema e desenvolvimento da argumentação):
O tema foi abordado de maneira adequada e relevante, com uma boa compreensão da importância da literacia familiar. As referências literárias e sociológicas são pertinentes e bem utilizadas. Contudo, a argumentação poderia ser um pouco mais detalhada em alguns pontos. Nota: 200/200
Competência 3 (Seleção e organização das informações):
A redação está bem organizada, com progressão lógica dos argumentos. Os exemplos de Graciliano Ramos e Carolina Maria de Jesus estão bem alinhados ao tema. No entanto, há uma repetição desnecessária de termos e uma transição entre ideias que poderia ser mais fluida. Nota: 180/200
Competência 4 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos):
A coesão textual é mantida ao longo do texto, com o uso adequado de conectores e boa relação entre as partes. Entretanto, há momentos em que a construção das frases é excessivamente complexa, o que pode dificultar a leitura. Nota: 180/200
Competência 5 (Proposta de intervenção):
A proposta de intervenção é pertinente e completa, abordando os agentes, as ações, o meio de execução e o objetivo. A sugestão de rodas de conversa e campanhas midiáticas é exequível, mas poderia ser mais detalhada em relação ao público-alvo e à maneira como as ações seriam implementadas. Nota: 160/200
Nota final estimada: 900/1000
Essa redação tem uma estrutura sólida e aborda bem o tema proposto. Pequenos ajustes gramaticais e um maior detalhamento na intervenção poderiam elevar a nota.
mylle3008
moça, acho que a competência que trata dessa parte de fluidez textual, facilidade de leitura e de repetição não seria somente a C4? talvez esse momento em que vc fala que as frases estão excessivamente complexas, são os momentos da argumentação em que eu preciso colocar palavras de juízo de valor, necessárias para uma boa pontuação na C3. não consigo identificá-los.