A importância da literacia familiar em debate no Brasil

  • 0

     Para o sociólogo Émile Durkheim, a família é a instituição social mais importante no desenvolvimento da socialização primária das crianças, principalmente por ser responsável pela interiorização de hábitos que os pequenos levarão por toda a vida, como uma boa alimentação ou mesmo a prática da leitura. Levando-se em conta a contribuição de um amplo repertório literário para a construção do senso crítico do cidadão, torna-se necessário, em vista disso, discutir sobre a importância da literacia familiar no Brasil. Nesse sentido, alguns assuntos, como a contribuição da literatura na alfabetização infantil e a falta de participação dos pais nesse processo, são importantes para o entendimento do tema.

     Primordialmente, torna-se importante entender que desde 1990, com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente, os indivíduos com menos de 18 anos passaram a ter seus direitos assegurados por esse compilado de ordenamentos jurídicos, inclusive o da alfabetização, que deve ser garantido pela família ou pelo Estado. Dessa forma, a leitura contribui para esse processo por estimular a imaginação do leitor e aumentar seu repertório linguístico e comunicativo, sendo a porta de entrada da criança para a compreensão do sistema de escrita e conhecimento do princípio alfabético.

     Igualmente, é válido salientar que cada vez mais a literacia familiar é prejudicada pela rotina rápida e exaustiva da sociedade moderna. Com o advento da Revolução Industrial e com a entrada da mulher no mercado de trabalho, a participação dos pais no processo de leitura dos filhos diminuiu gradativamente, em que a própria quantidade de livros lidos pelos menos também está em queda: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa, por exemplo, os brasileiros leem em média 2,43 livros anualmente. Sendo assim, dá-se a entender que os responsáveis que não leem, dificilmente incentivarão a leitura pelos seus filhos.

     Isto posto, cabe ao Ministério da Educação desenvolver projetos que visem a compreensão da sociedade acerca da importância da literacia familiar, por meio, por exemplo, da divulgação em mídias sociais e campanhas em locais periféricos, com a ajuda de educadores e pedagogos capacitados que informem sobre a contribuição da literatura para a alfabetização infantil. Além disso, cabe à família incentivar a leitura fora do âmbito escolar, por meio, por exemplo, de livros aprovados pelo MEC e que contem com conteúdos educativos e de fácil assimilação. Com essa medida, o Brasil se tornará exemplo mundial na leitura familiar.

Compartilhar

1 Correção

  1. Sua redação vem bem contextualizada e, de fato, tive uma leitura agradável. Você mostra que sabe o que está dizendo, o que está expondo e desenvolvendo, mas é preciso organizar as ideias, parabéns!
    Não sei se posso dar uma nota, mas darei de acorda com os meus conhecimentos e estudos sobre redação modelo Enem…
    Notas por competência:
    Competência 1: 160
    Competência 2: 180
    Competência 3: 180
    Competência 4: 160
    Competência 5: 180
    Nota: 860
    Parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.